Bares e restaurantes participam do 1º Circuito Gastronômico – Cozinha típica de Jequitibá com iguarias feitas com ingredientes regionais, como o Queijo Minas, cansanção, feijão andu, entre outros
A cidade de Jequitibá, conhecida pela riqueza cultural, está pronta para encantar os paladares de seus visitantes com sua famosa gastronomia, que é um dos destaques do tradicional Festival de Folclores de Jequitibá que será realizado, neste ano, de 05 a 08 de setembro.
Para os apreciadores da comida mineira, a sensação será o 6º Festival da Culinária Típica de Jequitibá, que acontecerá diariamente na área de eventos situada na Orla da Lagoa Pedro Saturnino. Nessa edição, os proprietários das barracas de comidas farão iguarias cujo o ingrediente protagonista será o Queijo Minas Artesanal (QMA). Reconhecido por sua versatilidade, esse tipo de queijo é um ingrediente chave na cozinha mineira, utilizado tanto em pratos doces quanto salgados. A importância cultural e gastronômica dessa iguaria é tamanha que está prestes a ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Antecedendo o festival, oito dias antes do início do evento, bares e restaurantes de Jequitibá também se envolveram na celebração gastronômica oferecendo pratos especiais preparados também com ingredientes regionais. Este circuito permite que moradores e turistas degustem os sabores autênticos da região, herdados das tradições culinárias passadas de geração em geração.
A criatividade foi um dos fatores principais para o desenvolvimento de receitas exclusivas, como sanduíches temáticos e molhos especiais. Entre os pratos está o ‘Batuque Romeu e Julieta’ do restaurante Bodocão da Ilha, que é feito com torresmo de panceta com creme de goiabada e queijo minas maçaricado e finalizado com geléia de pimenta.
Há também a ‘Lenda mineira’ do restaurante Point dos Amigos, que é um bolinho de mandioca recheado com costela bovina desfiada e queijo minas, que é servido com geleia de pimenta. Já o ‘Saci burguer’ do Uai Mii hamburgueria e Botequim leva pão Brioche, barbecue, hambúrguer bovino, abacaxi, bacon crispy, alface, molho especial e queijo minas. E o ‘Cansanção da Cuca’ do restaurante Jequitibá é um prato feito com costelinha com cansanção.
Outro prato será o ‘Boitatá’ do Bar do Marcim. Trata-se de bolinho de carne empanado com queijo minas, cujo acompanhamento é geleia de abacaxi apimentada.
Jequitibá, com suas celebrações culturais e agora gastronômicas, convida todos a participarem dessa experiência sensorial, onde a história e o sabor se encontram em perfeita harmonia. Venha saborear o melhor da culinária mineira e comemorar a cultura que faz de Jequitibá um verdadeiro tesouro gastronômico.