Projeto de Varginha conquista o primeiro lugar na categoria I do Prêmio Nacional Liga STEAM com projeto de reciclagem de resíduos de bananeira

Iniciativa liderada pela professora Sabrina Aparecida Pereira, promoveu conscientização ambiental dos alunos para reduzir impactos climáticos
O projeto “Bananeira sustentável: criando soluções para valorizar os resíduos agrícolas e amenizar os efeitos da mudança climática”, liderado pela professora Sabrina Aparecida Pereira, do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professora Ariadna Balbino Gambogi, de Varginha (MG), é o grande vencedor do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024, na categoria Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “Ao estudar os resíduos de bananeira, os alunos descobriram inúmeras possibilidades de utilização do material, como embalagens feitas com folhas da planta, minicomposteira, minidigestor e papel artesanal, todos construídos pelas próprias crianças”, conta a professora Sabrina.
O projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 25 mil reais, sendo R$ 10 mil para a professora responsável, R$ 10 mil para a compra de equipamentos ou benfeitorias para a escola e R$ 5 mil para a premiação da turma que realizou o projeto. A premiação dos estudantes poderá ser utilizada para compra de equipamentos, realização de benfeitorias na unidade escolar, organização de visitas técnicas ou recreativas, entre outras possibilidades, em consonância com a escola.
O trabalho dos estudantes de Varginha partiu do tema norteador do Prêmio Liga STEAM 2024: “Pensar agora nos limites do planeta é BOM PRO MUNDO”. A professora Sabrina tinha confiança na capacidade de sua turma da Educação Infantil em realizar um bom projeto, mas ela foi surpreendida com a motivação e a criatividade dos alunos diante do desafio proposto. “Apesar de pequenas, as crianças mostraram grande curiosidade e responsabilidade no aprendizado, na realização das etapas e dos protótipos, absorvendo e transmitindo muito conhecimento”, relata ela. “O projeto culminou na apresentação dos resultados e conversas informativas com familiares e a comunidade escolar.”
Participando pela segunda vez do Prêmio Liga STEAM, Sabrina ficou feliz com a conquista, principalmente diante da grande quantidade de trabalhos inscritos na edição 2024. No total, a edição do prêmio este ano atraiu cerca de 2.000 inscrições em todas as categorias. “Em 2023 participamos pela primeira vez e ficamos entre os 10 melhores em nossa categoria. Este ano vencemos. Pretendemos nos inscrever novamente em 2025 e continuar participando do prêmio sempre que for possível.”
A Liga STEAM

Realizado pela Aliança Social entre a Fundação ArcelorMittal e AVSI Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, e parceria técnica da Tríade Educacional, o prêmio é uma das iniciativas da estratégia Liga STEAM, que visa promover a adoção da abordagem educacional STEAM nas escolas brasileiras. Bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, essa abordagem integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, por meio de metodologias ativas, como o desenvolvimento de projetos para a resolução de problemas reais do dia a dia dos alunos.
Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla a formação em STEAM para educadores de redes públicas de ensino, em parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, e a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM, para torná-los referência e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.
O Prêmio Nacional Liga STEAM é dividido em três categorias: (I) Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, (II) Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e (III) Ensino Médio. Neste ano, a premiação trouxe como tema “Pensar agora nos limites do planeta é BOM PRO MUNDO”, com o foco nas mudanças climáticas. Confira a classificação final:
Categoria I:

  1. Professora Sabrina Aparecida Pereira – CEMEI Professora Ariadna Balbino Gambogi, de Varginha (MG) – Bananeira sustentável: criando soluções para valorizar os resíduos agrícolas e amenizar os efeitos da mudança climática – Educação Infantil.
  2. Professora Fernanda Maria de Araújo Pessoa – Escola Municipal Allan Kardec, de Olinda (PE) – Mais verde e menos cinza para viver bem – 2º ano do Ensino Fundamental.
  3. Professor Bruno Henrique Passos de Jesus – Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger Zabel, de Brusque (SC) – Guardiões das abelhas: monitorando o clima para proteger nossas colmeias – Educação Infantil.

Categoria II:

  1. Professora Mary Sonia Dutra de Alencar – Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Parintins (AM) – Feiras verdes e mudanças climáticas: preparando-se para o futuro – 3º ano do Ensino Fundamental.
  2. Professor Fábio Henrique Cogo – Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres, de Piracicaba (SP) – Monitoramento climático com IoT* para otimização da produção alimentar em espaços urbanos subaproveitados – 6º ano do Ensino Fundamental. (IoT – Internet of Things)
  3. Professor Marcos Wallace Lima Sousa – Escola Municipal Santos Dumont, de Imperatriz (MA) – Revitalização do Viveiro Bacuri Verde: arborização e sustentabilidade ecológica – 8º ano do Ensino Fundamental.

Categoria III:

  1. Professor Fernando Costa Fernandes Gomes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, de Picuí (PB) – Desenvolvimento de dispositivos analógicos e/ou digitais para auxiliar no combate à escassez hídrica – 3ª série do Ensino Médio.
  2. Professora Karla Pedroza Oliveira – Colégio Estadual Paulo Freire, de Jequié (BA) – A Cidade Sol não pode ter MEDO da chuva! – 1ª série do Ensino Médio.
  3. Professor Lute Rafael de Souza – Centro de Ensino Casemiro de Abreu, de Tutóia (MA) – Green Tutys Ecobloco: produção de tijolos com vidro e entulho – 2ª série do Ensino Médio.

Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$ 73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.
Fundação Banco do Brasil

Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas.
Tríade Educacional

É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.
Associação Voluntários para o Serviço Internacional – AVSI Brasil

Organização brasileira, sem fins lucrativos, tem a missão de tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de suas famílias e de suas comunidades, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É vinculada à Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países. Está presente no Brasil desde a década de 1980, com atividades crescentes que estimularam a criação da AVSI Brasil, constituída em 2007.
SERVIÇO:

Projeto de Varginha conquista o Prêmio Nacional Liga STEAM com projeto de reciclagem de resíduos de bananeira

Mais informações: Liga STEAM

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