Professora ensina dicas simples para encarar o aumento das temperaturas em casa nos próximos dias

Arquivo pessoal: Professora Helena

Sua casa é abafada? Pois prepare-se com estas dicas simples a seguir, para que ela não fique ainda mais quente nos próximos dias. Isso porque a previsão do tempo informa que Minas Gerais segue com o impacto de uma onda de calor, com temperaturas até cinco graus acima da média para essa época. A professora de Conforto Ambiental, do curso de Arquitetura da Faculdade Una Sete Lagoas, Helena Lana, é quem passa as orientações para driblar o calorão doméstico.

A primeira dica é o telhado. Se você mora em casa com telhado que junta limo e mofo, a dica é limpá-lo – especialmente a parte externa. Esfregue-o com sabão, um pouco de água sanitária e enxague com água corrente. “Se a superfície do telhado estiver escura, ela vai absorver mais calor. O ideal é limpar, ou mesmo, a longo prazo, tentar trocar por telhas mais claras. Mas, só a limpeza, já faz diferença de alguns graus para menos”, ensina a professora da Una Sete Lagoas, faculdade que integra o Ecossistema Ânima.

Outra dica é pintar as paredes externas da casa com cores mais claras. E aqui funciona o mesmo princípio de absorção e consequentemente do calor. O mesmo vale para a escolha de cortinas para as janelas em tons claros. E a parte interna? Parede interna e escura em que bate muito sol vai absorver o calor e esquentar o ambiente também. No mais, acrescenta a professora, que também é arquiteta, “a opção por pintar as paredes internas, onde não bate sol, com cores claras, pode apenas dar a sensação de menos calor”.

Microclima fresquinho

Sabe aquele frescor que sentimos debaixo de uma árvore? Pois esta capacidade das plantas pode ser aproveitada em casa na organização do que a professora Helena chama de microclima. “Usar plantas dentro de casa ajuda a melhorar a umidade do ar por causa da evapotranspiração”, lembra. O fenômeno se refere à transferência de água, em estado gasoso, das plantas e solos, para a atmosfera.

“Escolha plantas como jiboia, costela-de-adão, samambaias entre outros”, sugere, para a parte interna. São plantas que suportam pouca luz. Mas, atenção! Um vaso de planta apenas não faz o serviço do ar condicionado natural sozinho. Nestes casos, escolha um ponto da casa para criar o microclima de frescor, com vários exemplares no chão e suspensos.

Além disso, como as plantas não absorvem calor, aquelas mais resistentes, como algumas trepadeiras, podem ser colocadas em torno das janelas e varandas, para dar um sombreamento interno. Assim, planta faz uma espécie de aparato para amenizar aquele calor que chegaria inteiro dentro do imóvel.

Abra as janelas

E portas internas que dão para corredores também. “Precisamos da ventilação cruzada. E o que é isso? É a entrada e saída de ar de um imóvel. Assim, o ar circula e vai resfriando o ambiente. Os vidros fechados deixam a radiação solar entrar, mas não a deixam sair. Isso forma um efeito estufa”, avisa a arquiteta.

A previsão de aumento nas temperaturas segue até o próximo domingo (24/09), conforme alerta do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados