Prefeitura de Itabirito realiza projetos de incentivo à alfabetização

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve projetos de alfabetização e recomposição da aprendizagem, visando incentivar o reconhecimento e sentimento de pertencimento dos estudantes. Atualmente, as ações acontecem em todas as escolas do Ensino Fundamental I (anos iniciais) da cidade, com o objetivo de desenvolver o crescimento intelectual e a confiança dos alunos.

Além de elevarem o nível educacional, os projetos também são um instrumento de inclusão e cidadania. “A alfabetização não é apenas o alicerce da educação formal, mas também uma ferramenta poderosa de transformação social. Ela é a base para todas as aprendizagens futuras”, afirmou a secretária de Educação, Iracema Mapa.

Os projetos envolvem todos os alunos das séries em que são desenvolvidos e são fruto de um trabalho conjunto entre professores, especialistas da educação, gestores e demais colaboradores da escola.

Conheça os projetos

Os projetos de alfabetização são desenvolvidos ao longo do ano letivo, um em cada uma das escolas participantes. São beneficiados alunos do 1º ao 5º ano. Nos dois primeiros anos, o objetivo é auxiliar no processo de alfabetização; nos demais, o foco é auxiliar na recomposição da aprendizagem.

Cada um dos projetos tem uma ênfase diferente. Na Escola Municipal Guilherme Hallais França é realizado o projeto “Da Literatura ao teatro Ler, Criar e Dramatizar”. Nele, as crianças são incentivadas a explorar o acervo da biblioteca da escola, desenvolvendo atividades por meio de um planejamento intencional para direcionar as práticas de leitura. No final, os estudantes apresentam a obra que leram em forma de teatro.

Já na Escola Municipal Olímpia Mourão Malheiros, no Córrego do Bação, os alunos aliam alfabetização e sustentabilidade com o projeto “Meio Ambiente e Alfabetização”. Lá acontece uma Feira Literária em que há exposição de trabalhos dos estudantes com propostas para um mundo melhor.

Já a Escola Municipal de Ribeirão do Eixo desenvolve o projeto “Tecnologia a Favor da Alfabetização e da Inclusão”. Os professores utilizam a tela interativa para incentivar a participação dos alunos, permitindo identificar as dificuldades individuais de cada estudante e, assim, melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Há ainda o projeto “Práticas de Alfabetização”, da Escola Municipal Ana Amélia Queiroz. Por lá, jogos e outros materiais lúdicos são usados como aliados da alfabetização, tornando o processo de aprendizado mais divertido.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados