Ronaldo Leal, docente do Senac, compartilha orientações para garantir conforto, segurança e diversão para todos
Com a chegada das férias, muitas famílias começam a organizar suas viagens em busca de descanso e momentos para ficar na memória. É hora de sonhar com novos cenários, experiências e a rara oportunidade de compartilhar experiências sem pressa, longe das obrigações diárias. Mas, enquanto os planos avançam, também chegam as dúvidas e os desafios: como escolher um destino que agrade a todos? E se os custos ultrapassarem o esperado? Será que a infraestrutura do local é adequada para crianças ou idosos? É nesse cenário de expectativas e preocupações que entra a importância de uma preparação cuidadosa, com atenção a cada detalhe. Afinal, o planejamento é a chave para transformar uma simples viagem ou fuga da rotina em experiências inesquecíveis.
Para ajudar nessa missão, Ronaldo Leal, turismólogo e docente do Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, compartilha orientações práticas para que as férias sejam um sucesso. Segundo o especialista, o segredo está em equilibrar a diversão com a segurança, criando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.
Planejar férias que atendam aos interesses de todos os membros da família requer atenção a diversos aspectos. Para Ronaldo, a escolha do destino, transporte e hospedagem são passos iniciais que podem fazer toda a diferença. “Um destino que agrade a todos e um planejamento de transporte adequado para o grupo podem evitar desconfortos, especialmente em viagens longas com crianças”, destaca. Além disso, ouvir as opiniões dos pequenos ajuda a criar um roteiro mais inclusivo e divertido.
Leal também alerta sobre a importância de definir um orçamento realista, considerando possíveis imprevistos. “Planejar financeiramente a viagem é importante para evitar interrupções ou comprometer o passeio. Reservar uma margem extra para emergências pode evitar muita dor de cabeça”, orienta. Outro ponto relevante é pesquisar sobre o destino. Conhecer a cultura local, opções de atrações e condições de infraestrutura permite uma experiência muito mais imersiva da viagem e, também, ajuda a evitar contratempos.
Para famílias com crianças pequenas, a organização deve incluir cuidados especiais, como levar lanches, itens de conforto, e planejar paradas regulares para descanso em viagens longas. Além disso, atividades como visitas a parques temáticos ou passeios ao ar livre são ideais para crianças, enquanto esportes de aventura e eventos culturais engajam mais os adolescentes.
A segurança também deve estar no centro do planejamento. Leal recomenda atenção à documentação, seguro-viagem, e detalhes das reservas de hospedagem. “Contratar um seguro-viagem é indispensável, especialmente em viagens internacionais, onde os custos médicos são elevados. É um investimento em tranquilidade e proteção”, ressalta.
Com a ajuda de ferramentas como aplicativos de geolocalização, tradução e plataformas de reservas; planejar as férias pode se tornar mais prático e eficiente. E o mais importante: um bom roteiro deve equilibrar momentos de lazer, descanso e flexibilidade, garantindo que todos aproveitem ao máximo e voltem para casa com memórias inesquecíveis.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição – é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Sobre o Sistema Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.