Iniciativa enfatiza a Importância da detecção precoce de comorbidades associadas e fatores de risco
São Paulo, 18 de setembro de 2024 – Em celebração ao Dia Mundial do Coração, que ocorre em 29 de setembro, a Novo Nordisk, líder global em saúde, em parceria com a ADJ Diabetes Brasil e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizará ações especiais em São Paulo e Belo Horizonte para conscientizar a população sobre a relação entre doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, por meio das campanhas Quem Vê Diabetes, Vê Coração e Meu Peso, Minha Jornada.
No dia 23 de setembro, em São Paulo, as atividades ocorrerão na Avenida Paulista, no Shopping Cidade São Paulo. Em Belo Horizonte, no dia 25 de setembro, as ações serão realizadas na Drogaria Araújo, na unidade localizada na Rua André Cavalcanti, 244, no bairro Gutierrez. As ativações acontecerão das 9h às 18h e oferecerão testes de glicemia gratuitos, orientações especializadas em diabetes e exame adicional para avaliar o risco cardiovascular – Cálculo ITB (Índice Tornozelo-Braquial), somente para quem já tem o diagnóstico prévio de diabetes.
Segundo o Ministério da Saúde, pacientes com diabetes têm de 2 a 4 vezes mais chances de sofrer infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e outras doenças cardiovasculares. No Brasil, 61% da população tem sobrepeso e 24% obesidade, condições que aumentam significativamente o risco de doenças do coração – que são responsáveis por mais de 30% das mortes no país, o que torna a situação alarmante. No entanto, uma redução de peso entre 5% e 15% pode trazer benefícios significativos para a saúde do coração.
Simone Tcherniakovsky, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk, explica que realizar ações em grandes cidades é essencial para alcançar mais pessoas e aumentar a conscientização sobre a relação entre saúde do coração, diabetes e obesidade. “Essa conexão é preocupante, especialmente porque um terço das mortes no Brasil é devido a doenças cardiovasculares. Portanto, alertar o maior número possível de pessoas sobre essas condições combinadas é crucial para prevenir eventos cardiovasculares e reduzir os riscos relacionados”, afirma.
O cardiologista Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, alerta que cerca de 46% dos indivíduos com diabetes não têm conhecimento de sua condição, e enfatiza que essa falta de diagnóstico pode levar a um tratamento inadequado e ao agravamento de complicações cardiovasculares. “Essa falta de conscientização contribui significativamente para a alta incidência de eventos cardíacos graves. O controle dos fatores de risco, que inclui um estilo de vida saudável, monitoramento do peso, controle glicêmico e da pressão arterial, aliado ao acompanhamento médico regular, pode ser extremamente eficaz na prevenção de doenças do coração.”
O médico endocrinologista e presidente da ADJ Diabetes Brasil, Ronaldo José Pineda Wieselberg, destaca que as doenças cardiovasculares não apenas representam um risco significativo para os pacientes com diabetes, mas também têm o potencial de agravar a própria condição. “Quando uma pessoa com diabetes desenvolve problemas cardiovasculares, a gestão do diabetes torna-se mais desafiadora, e os riscos de complicações graves aumentam. Portanto, é crucial abordar essas condições de forma integrada, promovendo a conscientização e o tratamento adequado para prevenir a piora da saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”
Sobre a Novo Nordisk
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 64 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2 mil funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais informações, visite o site e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Sobre a campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração
A campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração é uma iniciativa da Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, que visa impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. O movimento conta com o apoio de sociedades médicas e de associações de pacientes com diabetes de todo o Brasil. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os riscos associados entre o diabetes e doenças cardiovasculares. Para mais informações, acesse o site, o Facebook e o Instagram.
Sobre a campanha Meu Peso, Minha Jornada
A campanha Meu Peso, Minha Jornada, visa sensibilizar, conscientizar e instruir a sociedade sobre a obesidade, uma doença crônica que requer tratamento e apoio de uma equipe multidisciplinar. Oferece informações baseadas na ciência para pessoas acima do peso ideal, que desejam iniciar sua jornada para tomar o controle de sua saúde, com o suporte e orientação de profissionais. Para conhecer mais sobre a campanha e calcular o seu IMC, acesse www.meupesominhajornada.com.br. Siga a campanha nas redes sociais: Instagram e Facebook.
Sobre a ADJ Diabetes Brasil
Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade. Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar. Siga nas redes @adjdiabetesbrasil