Novo mamógrafo da Santa Casa BH amplia cuidado e prevenção do câncer de mama

Equipamento aumenta em até 25% as mamografias realizadas, com diagnósticos mais ágeis e precisos.
A luta da Santa Casa BH em prevenir e combater o número de casos de câncer de mama em Minas Gerais ganhou um novo, importante e moderno aliado. Trata-se de um novo mamógrafo, que será inaugurado neste dia 7 de agosto, às 14h30, no Hospital de Alta Complexidade 100% SUS.
Substituindo o antigo modelo, analógico, o novo aparelho permitirá diagnósticos mais precisos e exames mais confortáveis para as pacientes. Entre as inúmeros vantagens da nova aquisição, a captura de imagens será feita de forma quase instantânea, diminuindo o tempo do exame. Além disso, ele possui um compressor com ajuste automático de força, diminuindo consideravelmente o desconforto durante o exame e com regulagem de altura, que permite a realização do exame em pacientes cadeirantes
Outra vantagem considerável está na qualidade de imagem, amplamente superior mesmo quando comparado a outros aparelhos digitais. Com a tecnologia de tomossíntese mamária, o aparelho gera imagens em 3D com mais nitidez e profundidade ao analisar o tecido mamário, o que permite à equipe do Centro de Diagnóstico e Tratamento da Santa Casa BH encontrar nódulos muito menores e realizar diagnósticos mais precisos e precoces, aumentando e muito as chances de cura em casos de câncer detectados.
Com toda essa otimização, a previsão é que a Santa Casa BH, inicialmente, aumente em cerca de 25% a oferta de exames, além do aumento do número de biópsias. Atualmente, são realizadas 500 mamografias todos os meses.
Essa projeção tão positiva na prevenção do câncer de mama faz a gerente do Centro de Diagnóstico e Tratamento da Santa Casa BH, Vitória Bispo, celebrar e estender essa conquista para toda a comunidade.
“Sabemos que hoje a fila para mamografia é uma grande dor aqui em Minas Gerais e que o tempo é precioso para pacientes oncológicos. Com essa aquisição, passamos a ter um parque tecnológico mais avançado, que nos permitirá reduzir o tempo de espera não só para o exame, mas para o resultado dele. É um grande ganho para a saúde da mulher e para a nossa instituição”, afirma.
O novo mamógrafo foi obtido com recurso do Valora Minas, programa criado pelo governo estadual focado na melhoria da qualidade da assistência à saúde por meio da otimização dos recursos repassados às unidades de saúde.
Mais de um século de excelência no combate ao câncer
Pioneira no atendimento a pacientes oncológicos em Minas Gerais, a Santa Casa BH acumula mais de 100 anos de experiência no tratamento da doença. O Instituto de Oncologia oferece toda a linha de cuidado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo consultas clínicas, atendimento ambulatorial, quimioterapia, radioterapia, internações e cirurgias oncológicas, entre outros serviços.
A Santa Casa BH investe continuamente em inovação, sendo um dos poucos hospitais do estado a contar com dois aceleradores lineares, equipamentos de última geração utilizados no tratamento por radioterapia. Essa estrutura avançada permite dobrar a capacidade de atendimento e reduzir significativamente a fila de espera, garantindo acesso mais rápido e eficiente à terapia oncológica.
Em 2024, a unidade registrou 82.293 atendimentos adultos e pediátricos, consolidando-se como o único serviço do estado com uma estrutura integrada para todas as necessidades do tratamento oncológico em um único local. O instituto conta com 13 especialidades, entre elas oncologia clínica e pediátrica, onco-hematologia, radioncologia, mastologia, urologia, coloproctologia, cirurgia oncológica geral e torácica.
Para dimensionar a grandiosidade do instituto, apenas em 2024 foram realizados:
  • 22.225 tratamentos oncológicos, incluindo sessões de quimioterapia (pediátrica e adulta) e hormonioterapia;
  • 23.680 consultas em especialidades cirúrgicas;
  • 20.685 sessões de radioterapia.
Estes números só foram possíveis graças ao apoio de uma ampla rede de parceiros, incluindo os guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH e os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinam emendas parlamentares para custear projetos como a Carreta da Família, que permitiu que o Instituto de Oncologia Santa Casa BH alcançasse comunidades remotas, promovendo a saúde e o bem-estar de milhares de pessoas.
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados