Exposição de Myrthes Figueiredo chega à Galeria de Arte
Nascida e criada entre Nova Lima e Belo Horizonte, a artista minastenista Myrthes Figueiredo conviveu, desde sempre, com a natureza. Pomares, quintais e jardins das casas mineiras fundamentaram a profunda conexão da artista com a natureza. Suas observações são tema da exposição “Miragem Botânica”, que estreia na Galeria de Arte do Minas II em 4 de novembro e tem curadoria de Celina Lage.
As obras de Myrthes Figueiredo oferecem um convite para que os visitantes da exposição transcendam o olhar cotidiano e percebam a natureza como uma fonte inesgotável de inspiração e encantamento. Nesta exposição, Myrthes Figueiredo apresenta duas séries de obras produzidas entre 2020 e 2024 que dialogam com a natureza em suas diversas facetas. A primeira série, intitulada Pindorama, emerge como uma celebração do quintal como espaço de memória e imaginação. Aqui, ela explora elementos naturais cotidianos, como coqueiros e bananeiras, transfigurando-os em formas verossímeis que compõem um oásis particular, único e pessoal. Essa série convida o espectador a refletir sobre a natureza ao seu redor, percebendo-a como um refúgio repleto de significados e sensações.
Por outro lado, a série Exotismo Floral nos transporta para as profundezas de uma floresta tropical, um espaço onde a realidade se entrelaça com a fantasia. Neste jardim paradisíaco secreto, ela explora uma explosão de cores, perfumes e texturas, criando um universo onde as fronteiras entre o real e o imaginário se tornam difusas. As flores e plantas representadas nesta série são uma mistura de espécies reais com outras oriundas da imaginação da artista, evidenciando que a exposição não busca ser um estudo botânico, mas sim uma exploração artística e sensorial.
Sobre a artista
Myrthes Figueiredo nasceu em Belo Horizonte. Estudou na Escola Guignard, então situada no Palácio das Artes, dentro Parque Municipal Américo René Giannetti, onde manteve seu interesse pelo ambiente natural. E sua arte reflete, até hoje, esta proximidade. Myrthes é uma representante da segunda geração de alunos do renomado mestre Alberto da Veiga Guignard, tendo sido discípula direta de seus alunos, o que enriqueceu sua técnica e visão artística.
Durante sua formação, foi aluna de renomados artistas como Herculano Campos, Yara Tupinambá, Maria Helena Andrés, Sara Ávila, Nello Nuno, Wilde Lacerda, Lizete Meimberg, Solange Botelho, Ildeu Moreira, entre outros. Aprofundou seus estudos frequentando a Escola de Artes do Brasil de Augusto Rodrigues no Rio de Janeiro e o ateliê de Selma Weissmann, sua contemporânea e colega de graduação. Além de sua carreira artística, Myrthes Figueiredo destaca-se também por sua atuação no âmbito social e recreativo. Ela é sócia do Minas Tênis Clube e participante do programa “Cabeça de Prata” da instituição.
Miragem Botânica Artista: Myrthes Figueiredo Curadoria: Celina Lage Montagem: Geraldo Peixoto Período expositivo: 4/11 a 29/12 Horário: De segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; sábados, das 6h às 20h; e domingos e feriados, das 6h às 19h. Local: Galeria de Arte do Minas II, av. dos Bandeirantes, 2.323 – Mangabeiras, Belo Horizonte -MG, 30210-420 Entrada franca.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas: