Minas Gerais apresenta recuperação sólida no Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) em maio

Minas Gerais, junho de 2025 – Minas Gerais demonstra uma trajetória sólida de recuperação no Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros. Após registrar queda nos primeiros meses de 2025, o estado iniciou uma curva de crescimento contínuo. Em maio, o ISM mineiro alcançou 103,97 pontos — uma alta de 4,9% em relação ao mesmo mês de 2024 (99,14 pontos) e um avanço de 2,1% na comparação com abril deste ano (101,86 pontos), superando inclusive a média nacional.

 

“O resultado positivo do ISM em Minas Gerais demonstra a força dos pequenos negócios do estado e sua capacidade de se reinventar mesmo em um cenário econômico desafiador”, destaca Lilian Parola, economista da SumUp para América Latina. “Essa recuperação gradual reforça o papel essencial do microempreendedorismo como vetor de geração de emprego e renda na região”, completa.

 

Sobre o ISM

O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.

 

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da fintech para o país, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.

 

Sobre a SumUp  

SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.

Há 12 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.

7

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados