No dia 16, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável entregou à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brumadinho cerca de 200 garrafas pets cheias de lacres de latinhas de alumínio.
A ação faz parte da Campanha Lacre do Bem que tem como objetivo a troca de lacres por cadeira de rodas.
Para o presidente da Instituição, Geovani Murta, a campanha traz vários benefícios. “O meio ambiente agradece imensamente pela coleta do material e a APAE também. Acolhemos alunos com necessidades e as cadeiras de rodas nos auxiliam no deslocamento dos usuários que têm dificuldade de locomoção”, explicou.
Atualmente, a APAE de Brumadinho atende 125 alunos.
De acordo com o Secretário Adjunto de Meio Ambiente em Brumadinho, Wagner Donato, o projeto é realizado há alguns anos, mas recentemente foi reestruturado com a ampliação da Coleta Seletiva na cidade. “Aumentamos a quantidade de lacres recolhidos com a ampliação da coleta seletiva na cidade. Além disso, os lacres também são entregues nas escolas e por meio da doação voluntária de moradores.”
Os lacres arrecadados pelo meio ambiente foram entregues pelos educadores ambientais Lenon Martins, Ivone Ferreira, Adriano Soares e Ítalo Rodrigues a alunos da APAE.
Coleta Seletiva
A coleta seletiva de lixo é um processo que separa e recolhe de todos os resíduos recicláveis (plásticos, vidros, papéis e metais) descartados pelas empresas, comércios e residências. Em Brumadinho, o material é recolhido pela Prefeitura e destinado para a Ascabrum, que faz a seleção dos resíduos.
Além do atendimento a bairros da sede e ao distrito de Casa Branca, a coleta seletiva passará a atender, a partir de julho, todo o interior de Brumadinho.
Se você faz a separação do material reciclável e a coleta seletiva ainda não passa onde você mora, agende a entrega dos resíduos. Basta entrar em contato com a área de Educação Ambiental (31) 99603-2301 ou comparecer à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Rua Itaguá, nº 2111, Grajaú.