Maíra Baldaia apresenta seu afro pop mineiro com show OBÍ no Quilombo Barro Preto, em Santa Maria de Itabira

Em campanha de lançamento do seu quarto álbum OBÍ 2.0, artista reafirma sua identidade e a profundidade de suas experiências no universo musical

Uma das vozes mais potentes da nova MPB e do afro pop mineiro, Maíra Baldaia leva toda sua força e suas origens musicais para o seu show OBÍ no dia 27 de julho (domingo), às 19h, no Quilombo Barro Preto, em Santa Maria de Itabira, distante 130 km da capital mineira. O show integra a programação do 7o Festival de Inverno de Santa Maria de Itabira.  Além de sua apresentação, Baldaia realizará uma oficina, às 14h, para mulheres artistas iniciantes, com todas as atividades gratuitas.

A cantora, compositora, atriz, tamborzeira, candomblecista e diretora de comunicação, em seus trabalhos une a força da enunciação feminina, a ancestralidade e o olhar de uma artista contemporânea que ama mulheres e transforma o mundo pela arte.

O show no Quilombo Barro Preto tem um significado especial para a artista. “É o encontro das ancestralidades”, diz. De acordo com relatos dos próprios moradores, a área de Barro Preto foi ocupada na segunda metade do século XIX. Acredita-se que os primeiros habitantes vieram do Rio de Janeiro e da Fazenda das Pedras de Minas Gerais. Eram escravizados fugitivos e libertos, com algum recurso financeiro. Atualmente a população é de aproximadamente 600 habitantes que fazem questão de preservar suas tradições e sua cultura, principalmente através da dança e da música.

Baldaia utiliza sua voz como um direito à liberdade. Seu trabalho convida ao mergulho crítico tanto quanto ao dançante, ao direito ao amor, à liberdade, à ludicidade. O show faz parte da turnê de circulação de seu terceiro álbum, OBÍ (Natural Musical e Alá), a artista se apresenta acompanhada das musicistas Débora Costa e Táskia Ferraz. Atualmente, a artista está em campanha de lançamento de seu quarto álbum “OBÍ 2.0” com colaborações com nomes como Juliana Linhares, com a qual já lançou o single “Amor Mulher Chico Correa Remix”, além de Sérgio Pererê e Jéssica Gaspar; algumas faixas contam com produção musical de Kastrup e musicistas como Gustavo Ruiz, Débora Costa e  Martché; e também remix de nomes como Rádio Exodus e Tata Ogan.

O projeto “Show Obí no Quilombo Barro Preto” é viabilizado através do Edital FEC 08/2024 – Minas em Cena – Governo do Estado de Minas Gerais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Oficina com a artista

Além do show, Maíra Baldaia realiza a “Oficina -Voz-Palavra” no mesmo dia da sua apresentação, dia 27 de julho, às 14h. A oficina “Corpo-Voz-Palavra” – A dramaturgia feminina e a ancestralidade como instrumento para a mulher dentro e fora dos palcos proporcionará uma performance cênico-vocal para mulheres artistas iniciantes ministrada pela artista Maíra Baldaia, no Quilombo do Barro Preto.

As inscrições serão realizadas por meio de chamamento público de forma gratuita e democrática, com vagas prioritárias para mulheres LGBTQIAP+ e pessoas pretas. Serão distribuídos certificados para todos os participantes.

O público-alvo é mulheres artistas iniciantes que tenham interesse por profissionalização na área artística e disponibilidade para participar. Todas as atividades são gratuitas.

Versatilidade e autenticidade

O terceiro lançamento da artista, “OBÍ”, possui colaborações com nomes que se destacam na cena brasileira como Djonga e Marissol Mwaba. Baldaia também possui feats com artistas como Luedji Luna, Ellen Oléria, Maurício Tizumba, Titane, além de ser uma das cantautoras que vêm chamando a atenção do público e da crítica.

Vencedora do 5º Prêmio Arcanjo de Cultura (2023), Maíra Baldaia já se apresentou em festivais e espaços como Mimo, Sarará, Sesc Belenzinho, Sensacional, FAN, Chacoalha, Virada Cultural, Sonora, Hacktown, Acert (Portugal), Agitágueda (Portugal), Romaria Cultural (Portugal), Samba Fest (USA), Samba Syndrom (Alemanha), Encontro de Culturas (Portugal), entre outros.

Baldaia apresenta versatilidade e identidade no palco, trazendo para a interpretação das músicas a profusão e a profundidade de sua multifacetada experiência. É formada em Teatro (Belas Artes – UFMG), Canto Popular (Bituca – Universidade de Música Popular), Cinema (Escola Livre de Cinema) e pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Seus trabalhos estão disponíveis nas plataformas digitais, com arranjos, letras e clipes que refletem sua identidade e representatividade.

 

Discografia Maíra Baldaia:

2016 – Poente e outras paisagens | CD (Ybmusic)

2018 – Mais | CD E DVD (Ybmusic)

2018 – Maíra Baldaia ao Vivo no Estúdio Showlivre | EP (Showlivre)

2020 – Remix-se | EP (Independente)

2020 – Tempoiô | SINGLE (Independente)

2022/ 2023 – OBÍ | Álbum Visual Duplo (Natura Musical e Alá)

2025 – Amor Mulher Chico Correa Remix – Collab com Juliana Linhares| SINGLE (Alá)

 

Conheça OBÍ:

O álbum visual duplo “OBÍ”, terceiro disco de Maíra Baldaia, traz o olhar de artista contemporânea que carrega ancestralidade em sua essência, unindo referências afro-mineiras, nova MPB e pop. Verticalizando no dualismo presente nessa mulher contemporânea que bebe de reminiscências ancestrais, que ama, que dança, que luta, que reflete e transforma, as composições contemplam dois eixos que podem ser lidos como dois lados desse álbum duplo: Lado A – Amor e Pele; Lado B – Revolução e Destino.

A produção musical do “OBÍ” de Maíra Baldaia conta com Guilherme Kastrup em 13 faixas e Rapaz do Dread (Thiago Braga) em 1 faixa, com direção musical de Maíra Baldaia e arranjos-base de Verônica Zanella e Débora Costa, com direção audiovisual de Túlio Cipó, Tainá Evaristo e da própria Baldaia.

“OBÍ” traz as participações especiais de Djonga na faixa “Ogum e as Ayabás” e de Marissol Mwaba em “Preta Amar” e é composto por 14 faixas, sendo 12 autorais e 2 releituras: “Dê um rolê” dos Novos Baianos, canção eternizada na voz de Gal Costa, e “Dança”, composição de Chico César que se tornou referência na voz de Titane.

Sinopse do Show OBÍ:

Maíra Baldaia apresenta em versão acústica o repertório de seu terceiro disco – o álbum visual duplo “OBÍ” – lançado pela Natura Musical e o selo Alá. “OBÍ” leva para o palco a interpretação potente de Maíra Baldaia, que também é atriz.

Baldaia mostra a que veio no show “OBÍ”, unindo referências de brasilidades, afro-mineiridades, nova MPB, afro pop em um show carregado de nuances que levam o público do clima dançante às reflexões e emoções. “OBÍ” verticaliza no dualismo presente nessa mulher contemporânea que bebe de reminiscências ancestrais, que ama, que dança, que luta, que reflete e que transforma o seu entorno através da canção.

 

Acompanhe a artista pelas Redes Sociais:

Redes Sociais:
instagram
facebook

Plataformas:

spotify
youtube
deezer

OBÍ | assista YOUTUBE
www.mairabaldaia.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados