Recentemente o mundo passou por uma pandemia na qual as pessoas ficaram fragilizadas e mais sensíveis. Como consequência, isso impactou diretamente no setor empresarial. A liderança humanizada veio ganhando força desde então, pois com a adoção do trabalho remoto o panorama mudou completamente, trouxe um cenário distinto do que era vivido antes.
A liderança humanizada basicamente é saber reconhecer, valorizar e perceber a importância das pessoas como força de trabalho dentro da organização, esquecendo aquela ideia tradicional de que elas apenas fazem parte da mecânica de funcionamento da empresa. ”A produtividade segue sendo importante, mas a qualidade de vida e bem estar dos profissionais tornam-se prioridade”, destaca Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental e Master Coach.
Cilene acrescenta que quando um líder desenvolve uma liderança humanizada com os colaboradores, os efeitos são bem positivos. “O aumento da produtividade, melhoria do clima organizacional, retenção de talentos, lucratividade, cultura sólida, e atração de investidores, são alguns dos frutos que a gente pode ressaltar”, diz Cilene.
Características dos líderes humanizados
- Enxergam os colaboradores como pessoas com sentimentos e particularidades;
- Comunicam-se bem com os integrantes da equipe;
- Alinham os processos aos perfis profissionais;
- Dão autonomia para a execução das tarefas;
- Ficam atentos às necessidades dos colaboradores;
- Buscam integrar equipes e promover a cooperação;
- São disponíveis e flexíveis em momentos difíceis;
- Impulsionam o desenvolvimento dos colaboradores;
- Buscam resultados sustentáveis em que todos são protagonistas;
- Praticam o autoconhecimento e a autoavaliação.
Fonte: Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental e Master Coach. @nomandho – www.nomandho.com.br