Apresentação conta com patrocínio da Vallourec e Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
A singularidade da canção popular unida à sofisticação da música erudita em um espetáculo gratuito, no coração de Belo Horizonte. É essa a proposta do projeto “Clássicos do Samba”, que vai promover o encontro da cantora Aline Calixto com a Orquestra Opus, no quarteirão fechado da Rua Carijós, na Praça Sete.
A apresentação acontece no próximo dia 20 de setembro, das 18h30 às 20h, e promete transformar o hipercentro da capital mineira em um caldeirão cultural que transbordará alegria e boa música. A intervenção artística e urbana não apenas enriquece o entorno da região central, como também reafirma o compromisso do Cine Theatro Brasil com a democratização da cultura e a revitalização de uma área tão importante para Belo Horizonte.
“Dividir o palco com uma orquestra já é motivo de muita alegria. Fazer isso no centro de Belo Horizonte, de uma forma tão democrática, torna tudo ainda mais especial. Vai ser um momento mágico, tenho certeza”, comemora a cantora Aline Calixto, um dos principais nomes do samba em Minas. A artista, que nasceu no Rio de Janeiro mas cresceu em Belo Horizonte, se tornou referência no gênero e é, hoje, figura central na divulgação da música mineira no cenário nacional.
Da mesma forma, a Orquestra Opus também tem se tornado um nome cada vez mais aclamado no cenário cultural brasileiro. Não apenas pelas performances primorosas nas principais salas do país, mas também pela versatilidade do repertório que integra música clássica com a música popular brasileira. Desde 2006, o grupo vem expandindo as fronteiras do gênero sinfônico tradicional e realizando espetáculos que já contaram com as presenças de Milton Nascimento, Guilherme Arantes, Daniela Mercury, Nando Reis, dentre vários outros.
“É sempre uma alegria poder explorar na orquestra toda riqueza da música popular brasileira. Com as pérolas do nosso samba, tenho certeza que será ainda mais especial”, afirma o maestro e fundador da Orquestra Opus, Leonardo Cunha.
“Clássicos no Samba” é realizado pelo Cine Theatro Brasil e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Vallourec e do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo em promover o bem-estar social e qualificar o centro da capital mineira por meio de ocupações culturais.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.