Benefício é garantido pelo Estatuto do Idoso, mediante comprovações
Belo Horizonte, novembro de 2024 – Você sabia que idosos têm direito a viagens gratuitas ou com desconto em ônibus interestaduais e intermunicipais? A Rodoviária de Belo Horizonte, administrada pela concessionária Terminais BH, reforça este direito garantido por lei e realiza campanha para divulgar o benefício.
Duas vagas por ônibus são reservadas em viagens interestaduais para idosos a partir de 60 anos. Para as intermunicipais, a gratuidade é válida a partir dos 65 anos. Caso essas vagas estejam ocupadas, o idoso pode contar com um desconto de 50% na passagem em qualquer assento disponível para os ônibus convencionais.
De acordo com a diretora executiva da Terminais-BH, Vanessa Costa, a gratuidade é uma medida que visa assegurar o direito de ir e vir dos idosos, promovendo maior inclusão, e incentivando momentos de lazer para que todos tenham o direito de aproveitar ao máximo essa fase da vida. “Nem todos conhecem o benefício. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao transporte e proporcionar mais autonomia, acessibilidade, e qualidade de vida para esses passageiros,” destaca. Para ter acesso à gratuidade ou ao desconto, o idoso precisa apresentar comprovante de renda de até dois salários mínimos e um documento com foto no guichê da empresa, realizando o agendamento antecipado da viagem.
O idoso também poderá adquirir a Carteira da Pessoa Idosa por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/, ou nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
O professor do curso de Direito e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Una Sete Lagoas, Julian Faria, ressalta que a população brasileira está envelhecendo. Ele cita os dados do censo de 2022, que mostra que o número de pessoas com 65 anos de idade ou mais no Brasil chegou a 10% da população. Um crescimento de 57,4% em 12 anos.
“É imprescindível que o Estado crie políticas públicas que visem o bem-estar dessa população, especialmente os de baixa renda. Não podemos esquecer que tal obrigação encontra-se prevista em lei”, afirma.
Além disso, a Constituição da República determina em seu artigo 230 que A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. “O direito à vida do idoso, conforme previsto na Constituição, significa também o direito de ter uma vida digna”, ressalta Faria.
Relacionados
Underground promove final de semana especial com muito rock 30 a 1 de junho
O Underground Black Pub prepara um final de semana especial, reunindo música, gastronomia e celebrações. A programação, que…
Maior grupo de stand-up do Brasil, “4 Amigos” celebram 10 anos com retorno do sucesso “Fila de Piadas” em grande turnê, e se apresentam nesta sexta, dia 18, no BeFly Minascentro
Sucesso absoluto nas redes sociais, os maiores comediantes do país, sucesso garantido por onde passam, os “4 Amigos” se…
Bar Laicos lança nova carta de drinks inspirada nos personagens do filme “Divertidamente”
O Bar Laicos, renomado por suas criações inovadoras e atmosfera acolhedora, tem o prazer de anunciar o lançamento…
4 Amigos celebra 10 anos com espetáculo histórico no RJ
Thiago Ventura, Afonso Padilha, Dihh Lopes e Márcio Donato protagonizaram o maior show da história do projeto e…