Pelo segundo ano consecutivo, o barbeiro Matheus Martins Suzuki, 29 anos, deixou seu local de trabalho, no bairro Buritis, região Oeste da capital mineira, para oferecer, de forma voluntária, serviços de corte de cabelo para pacientes em tratamento de câncer de próstata na unidade de Oncologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) em Betim, na RMBH. A sessão de cuidados que incluiu sobrancelhas e hidratante capilar aconteceu nessa quarta-feira, 27 de novembro, para fechar a programação do Novembro Azul e melhorar a autoestima dos homens que passaram pelo local.
Para ele que há 11 anos cuida da beleza dos clientes, o cuidado com a aparência é uma espécie de incentivo para que os pacientes com câncer sigam em frente com o tratamento. “Essa foi a forma que encontrei para agradecer ao Hospital Evangélico pelo tratamento dispensado à minha mãe, que faz acompanhamento nesta mesma unidade”, conta.
A unidade de Oncologia do HE atende a demanda pela especialidade médica via Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de Betim e de outros 12 municípios da microrregião de saúde de Betim, com média de 2 mil atendimentos realizados por mês.
Morador de Betim, Custódio Costa, 71 anos, já entrou na fase final do tratamento. Após o diagnóstico em 2023 ele fez a cirurgia e atualmente faz acompanhamento com a fisioterapia. “Já estou ótimo, esperando a alta médica. Hoje eu estou me sentindo bem tratado. Estou saindo daqui novo”, disse ao se levantar da cadeira do barbeiro.
Vicente de Paula Rosa, 76 anos, sai de Mateus Leme para fazer o tratamento de câncer de próstata em Betim. Ele iniciou o acompanhamento há seis meses, após a alteração no exame do PSA. “Eu faço o acompanhamento médico há quatro anos, mas depois que tive dengue, a situação saiu do controle. Hoje eu medi a pressão e a glicose e está tudo bem. Sair daqui bonito é um complemento para o tratamento”, destaca.
O cuidado continua
O médico oncologista e coordenador da Oncologia do HE, Ellias Lima, observa que, historicamente, os homens são mais relapsos com a saúde. “O câncer de próstata é uma realidade e é a segunda causa de morte por câncer na população masculina. Com o fim da campanha de conscientização Novembro Azul, os homens podem procurar as unidades básicas de saúde (UBS) durante todo o ano para uma consulta com o clínico, para que possam fazer o exame do PSA. É preciso que os homens comecem a cuidar da saúde”, recomenda.
A indicação é que homens que têm histórico familiar da doença ou negros devem iniciar esse acompanhamento a partir de 45 anos. O grupo restante pode procurar atendimento médico com urologista, mesmo sem sintoma aparente, a partir dos 50 anos. “Com a prevenção em dia é possível evitar muitas mortes”, conclui.
HE – Instituição fundada há 78 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte engloba, além da Unidade Serra, mais 9 unidades de atendimento médico e de saúde em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Em 2023, realizou mais de 1,3 milhão de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares, é referência em atendimentos de Nefrologia e para o SUS no Estado e é o maior prestador de serviço de Oftalmologia do SUS, no país. Atualmente, a rede tem mais de 2,6 mil colaboradores.