Hospital Evangélico de BH representa hospitais mineiros em cerimônia do Ministério da Saúde

Signatária do Programa Aqui tem Especialistas, a instituição filantrópica zerou a fila de espera para a especialidade de Oftalmologia na capital

O Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) anunciou sua adesão ao programa “Aqui tem Especialistas” e representou Minas Gerais na conferência online com o ministro da pasta, Alexandre Padilha, para o lançamento desse novo capítulo do “Mais Especialistas”. A iniciativa do governo federal que teve início em 2024 visa agilizar e otimizar o acesso e a qualidade do atendimento via SUS, em todo o país.

Na oportunidade, representantes do Ministério da Saúde e políticos, acompanhados por gestores e membros do corpo clínico da instituição filantrópica, visitaram as instalações da unidade hospitalar localizada no bairro Serra, na capital mineira, onde 75% da capacidade de atendimento é direcionada para o SUS. A estrutura inclui 166 leitos dos quais 20 de UTI, dois blocos cirúrgicos com total de nove salas, para procedimentos de média e alta complexidade.

O superintendente executivo do grupo Hospital Evangélico, Perseu Perruci, destacou a importância da visita da comitiva do Ministério da Saúde na unidade hospitalar do bairro Serra e a possibilidade de apresentar resultados positivos e que deixam a população mais próxima do atendimento médico e hospitalar.

“Fazemos parte do programa Mais Especialistas desde 2024 e, desde então, já contabilizamos mais de 12 mil cirurgias no hospital da Serra. Na nossa clínica de Oftalmologia, foram 35 mil cirurgias e quase 500 mil exames oftalmológicos, o que contribuiu para zerar a fila de espera na capital mineira. Em quase 80 anos de cuidados com a saúde da população mineira, estamos convictos de que essa iniciativa do governo federal pode reduzir o tempo de espera nas filas”, comenta.  Atualmente, o HE está inscrito nas especialidades de Oftalmologia, Ortopedia e Cardiologia e estuda a possibilidade da ampliar a oferta.

Referência

O diretor da Clínica de Oftalmologia do HE, João Neves, ressalta que os resultados obtidos são um reflexo da gestão da unidade, que funciona em três turnos no sistema fast-track, que permite a realização de todos os exames do paciente no mesmo dia da consulta, o que contribuiu para zerar a fila de espera por consultas, exames e cirurgias de Oftalmologia em Belo Horizonte e apresentar resolução dos casos em até três dias. Atualmente, são cerca de 1,5 mil atendimentos diários. “O paciente sai da atenção primária (Posto de Saúde) e, em até uma semana, já é atendido na especialidade, com diagnóstico e tratamento completos. É um ganho enorme para o SUS e para o cuidado centrado no cidadão”, afirmou.

Além da Oftalmologia, o HE é o maior prestador de serviços SUS na especialidade de Nefrologia no Brasil, com mais de 2 mil pacientes atendidos em três clínicas localizadas em Belo Horizonte e Contagem, na RMBH. Em sessões de hemodiálise são mais de 310 mil ao ano.  A unidade hospitalar do grupo também faz a retaguarda do atendimento com leitos para internação e uma sala de hemodiálise interna, para casos de emergência.

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta, participou da visita técnica e mediou a cerimônia de lançamento do “Aqui tem Especialistas”, em Minas Gerais. “O HE é um hospital tradicional de Belo Horizonte que tem uma longa jornada de serviços prestados para o SUS. Os resultados obtidos até agora são positivos e vão beneficiar, além do Hospital, a comunidade e os pacientes que recebem um cuidado integral e com maior agilidade”, concluiu.

HE – Instituição fundada há 79 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) engloba, além da unidade hospitalar localizada no bairro Serra, mais 5 unidades de atendimento médico e de saúde em Belo Horizonte e Contagem. Em 2024, realizou mais de 1,5 milhão de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares; é referência em atendimentos de Nefrologia para o SUS no Estado e é o maior prestador de serviço de Oftalmologia do SUS, no país. Atualmente, a rede conta com cerca de 1,7 mil colaboradores.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados