Havayanas Usadas desfila com o tema “Eles Não Ligam Pra Gente”, dia 3 de março

Crédito: Alexandre Rezende

Bloco conta com participação especial da cantora e compositora carioca Sandra Sá

No dia 3 de março, o Havayanas Usadas convida os foliões a celebrarem o axé e a cultura afro-brasileira em mais um cortejo eletrizante. Desta vez, o bloco parte do tema “Eles Não Ligam Pra Gente”, inspirado nos 30 anos do clássico encontro entre Michael Jackson e Olodum no Pelourinho. O encontro conta com a participação especial de Sandra Sá, que interpretou canções que se tornaram verdadeiros hits da música brasileira.

O tema deste ano propõe uma reflexão sobre a invisibilidade e a luta da população negra no Brasil. Neste contexto, reforça a cultura e a arte como pilares de força e como ferramenta de protesto e de transformação social. O cortejo assim torna-se um encontro para juntar forças e celebrar a arte afro-brasileira.

Rodrigo Magalhães comenta: “A composição ‘They Don’t Care About Us’ diz sobre resistir e funciona como um canto de força para encarar as opressões diárias. No nosso cortejo, essa mensagem se traduz em batuques, cores e vozes que ecoam a beleza das tradições negras, que fazem parte da cultura brasileira e a tornam tão única”.

A partir do guia, nas sonoridades, o bloco vai mergulhar no Afro Pop. Grande expoente do gênero, a cantora e Ministra da Cultura Margareth Menezes será a grande homenageada do encontro. Além disso, os clássicos do axé music dos anos 80 e 90, que marcam a identidade sonora do bloco, seguem presentes. Vozes em alto astral vão de Edson Gomes a Daniela Mercury, de Bamda Mel a Timbalada, de É O Tchan a Jorge Ben Jor.

O som da Bahia, dos carnavais e da rua ecoa no cortejo. Surdos, repiques, caixas e percussões afro-brasileiras se misturam a congas, xequerê, agogô, teclado, guitarra e baixo, criando uma fusão sonora vibrante. O legado de blocos afro como Olodum e Ilê Aiyê também se faz presente nas levadas e nas construções rítmicas, que celebram a força, a alegria e a diversidade.

 

ENSAIOS ABERTOS

O Havayanas promove ensaios abertos gratuitos para aquecer os instrumentos e envolver a cidade no clima carnavalesco. Os encontros acontecem nas últimas segundas-feiras de fevereiro, às 19h, no espaço A Autêntica (17 e 24/2). Não é necessário retirar ingressos.

SOBRE O HAVAYANAS USADAS

O bloco de carnaval de Belo Horizonte Havayanas Usadas estreou em 2017 e, desde então, tem arrastado multidões para celebrar o axé e a cultura afro-brasileira. Criado por Peu Cardoso, Débora Mendes, Heleno Augusto, Rodrigo Boi, Daniel Melão, Cris Gil e Maurílio Badá, o bloco faz parte do movimento que, desde 2009, fortalece o carnaval de rua da cidade. Com desfiles memoráveis e temáticas que exaltam a música e a história afro-brasileira, o Havayanas Usadas se consolidou como um dos blocos mais importantes do carnaval mineiro.

SERVIÇO

Cortejo Havayanas Usadas 2025

Dia 3 de março de 2025

Concentração: 9h

Saída do cortejo: 10h

Local: Av. Andradas, 3700

 

Ensaios Abertos

Dia 17 e 24 de fevereiro

Local: A Autêntica

*Todos os eventos com entrada gratuita

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Leia mais

Últimos ingressos para O Último Fantasma – In Concert no Teatro Gazeta em São Paulo

Após 35 anos em cartaz na Broadway, o grande clássico fechou suas cortinas. Mas o Fantasma nunca será esquecido! A Dos Clássicos Produções reunirá grandes artistas das montagens oficiais do Fantasma da Ópera Brasil em um In Concert muito especial, que acontecerá no dia 31 de maio, em única apresentação, ao vivo, no Teatro Gazeta, na Avenida Paulista.