Holding também busca expandir as marcas Gendai, Spoleto, China in Box e Koni no evento de franquia
Com mais de 27 milhões de refeições servidas em 2023, mais de 8 mil funcionários na rede, mais de 4,5 toneladas de suprimentos produzidos em 2023 e mais de 630 restaurantes em todo o Brasil, o Grupo Trigo – dono das franquias Spoleto, Gendai, China in Box, Koni, LeBonton, e ASA Açaí, além das marcas próprias Gurumê, 2V Deli & Conveniência e Pizzaria Spoleto – é um dos expositores confirmados na ABF Expo Franchising 2024, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Nesta edição da maior feira de franquia do mundo, a holding 100% brasileira tem como principal objetivo apresentar a sua mais nova marca de franquia do portfólio: a Ação Sustentável da Amazônia (ASA) Açaí. Outro foco da participação na feira é a expansão das marcas Gendai, Spoleto, China in Box e Koni para importantes metrópoles do Brasil.
Recém associada ao Grupo Trigo, a ASA Açaí – que nasceu com a missão de levar o açaí puro e os superalimentos da floresta amazônica para as famílias brasileiras –é a grande novidade da holding na edição deste ano do evento. Pela primeira vez na feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a marca está disponível nos modelos de quiosque, store in store e padrão para atrair novos públicos e, assim, democratizar ainda mais a alimentação saudável e de qualidade.
“Temos um orgulho enorme de contar ao mercado de franquias a nossa associação à essa marca que trabalha de forma sustentável há quase uma década no Rio de Janeiro. Por estar alinhada aos valores que prezamos dentro da holding, os times de novos negócios e expansão do Grupo Trigo não mediram esforços para trazer a marca ainda esse ano para a feira da ABF. Hoje, já temos o melhor modelo escalável de franquia para a ASA Açaí”, explica Michel Jager, diretor de Clientes, Novos Negócios e Branding do Grupo Trigo.
Ainda dentro da área de expansão, outro foco do Grupo Trigo é continuar ampliando nacionalmente a presença das suas quatro principais marcas de franquias: Spoleto, Gendai, China in Box e Koni. No geral, o Grupo conquistou 76 novos restaurantes assinados e mais de 50 inaugurados em 2023. O Gendai foi a marca do Grupo que mais cresceu no último ano, seguido por Spoleto e China in Box. Já a região que mais se destacou na expansão dos negócios foi a Sudeste, seguido pelo Nordeste e Centro-oeste. Para 2024, a meta é conquistar mais 92 restaurantes, atingindo ao todo mais de 700 restaurantes de todas as marcas até o final de dezembro.
“Nossas metas de expansão esse ano estão bem desafiadoras. Além de todo o trabalho realizado pelo time ao longo do ano, contamos muito com os leads que conheceremos durante a ABF para atingir o que planejamos para o ano. Nossas expectativas estão altas para a busca de candidatos qualificados à abertura de novos restaurantes das marcas do Grupo Trigo. É a ocasião perfeita para o público explorar as diversas oportunidades que temos a oferecer e se inspirar com nossa paixão pelo que fazemos”, afirma Isabel Medeiros, diretora de Expansão e Gente e Cultura do Grupo Trigo.
Segundo Tom Moreira Leite, Presidente do Grupo Trigo e da ABF, “2023 foi um ano de retomada, com faturamento de R$ 546 milhões considerando franqueadoras de todas as marcas físicas e digitais, assinatura de novos contratos, lojas próprias, fábrica e distribuidora. Quando consideramos o resultado de todas as franquias, o faturamento total do ecossistema Trigo chega perto de R$ 2 bilhões. Para esse ano de 2024, esperamos um crescimento próximo a 19%”, afirma o executivo.
Ativações na feira
Os candidatos a abertura de restaurantes do Grupo Trigo e passantes da feira terão acesso a três mesas interativas que contam a história da holding e das marcas, suportes oferecidos aos franqueados antes, durante e após a abertura dos restaurantes, modelos de negócios das redes de franquias, depoimentos de franqueados, benefícios de abrir uma franquia do Grupo Trigo, plataformas e programas de incentivos disponibilizados para os franqueados, além de um minijogo interativo e a experiência 360º – através de fotos e vídeos – de visitação digital da fábrica própria em Volta Redonda (RJ) e das cozinhas do Spoleto, Gendai e China in Box.
Quem passar pelo estande do Grupo Trigo na feira também poderá encontrar exposto em prateleiras os superalimentos de mercearia da ASA Açaí oriundos de cooperativas Amazônicas e que fomentam a bioeconomia do Norte do Brasil. Além disso, a marca estará presente na praça de alimentação da feira com o seu carro-chefe, o Açaí de alta qualidade.
Investimento em tecnologia
Para os próximos cinco anos, o Grupo Trigo pretende investir R$40 milhões na área de tecnologia. O investimento inclui tanto projetos de inovação para melhorar a operação dos restaurantes, quanto para uma melhor experiência de consumo dos clientes, incluindo a digitalização com totens de autoatendimento com algumas facilidades de favoritar ou repetir o último pedido, por exemplo.
Atualmente, a holding já conta com um programa de relacionamento eficiente que identifica 52% dos 2,5 milhões de pedidos realizados por mês em todas as marcas e possui mais de 7 milhões de clientes. Muito em breve, o Mio Spoleto, o programa de relacionamento da marca Spoleto, lançará um aplicativo próprio para uma melhor experiência dos consumidores, com novos benefícios e funcionalidades.
“Escutamos os nossos clientes através de profundas pesquisas, vimos o que funciona e o que não funciona. Estamos trabalhando desde o ano passado em novos desenvolvimentos e avanços em nosso programa de relacionamento, como ganho de pontos para trocas de brindes e experiências relacionadas à marca e participação em jantares de lançamentos de novos produtos e campanhas”, diz Gustavo Lacerda, Gerente de CRM, Fidelidade e Pesquisas do Grupo Trigo.
Outra frente de investimento da área de tecnologia é a inteligência artificial. Atualmente, o Grupo Trigo está pilotando diversos projetos com a tecnologia para entender o que realmente agrega valor ao negócio e poderá ser implementado de forma efetiva após os testes iniciais.
“Já estamos utilizando a ferramenta para aprimorarmos os serviços e a experiência dos clientes. Também estamos aproveitando a tecnologia dentro das operações para saber de forma mais exata a quantidade de compra dos insumos de acordo com o tempo, se a padronização dos produtos está sendo mantida, entre outros benefícios. O uso da IA também está presente na nossa fábrica para um melhor desempenho da escala de produção. Há, ainda, o uso da inovação dentro dos escritórios através de um robô, que permite agilidade, automação e produtividade de dados a nível gerencial”, conta Luiz Marcelo da Costa Correia, diretor de Digital do Grupo Trigo.
Ainda de acordo com o Tom Moreira Leite, o Grupo Trigo conquistou em 2023 uma evolução em número de pedidos e faturamento acima do registrado no mercado. “Esses resultados só foram possíveis devido a aceleração da digitalização dos restaurantes que iniciamos em 2020. Hoje, já temos um ecossistema digital robusto para melhoria da experiência dentro e fora dos restaurantes”, conclui o presidente.
Sobre o Grupo Trigo
O Grupo Trigo, holding 100% brasileira fundada em 1999 e dona do Spoleto, Koni, LeBonTon, Gendai, China in Box e Gurumê, além de Pizzaria Spoleto e ASA Açaí, marcas recentes – é o maior grupo de franquias que oferece comida de verdade no país e um dos maiores operadores de comida asiática do Brasil, através dos seus restaurantes e delivery. Hoje, são cerca de 630 restaurantes espalhados de norte ao sul do país, além de suas marcas 100% digitais com vendas majoritariamente online para delivery. Com o objetivo de democratizar a boa culinária, as marcas Trigo oferecem uma comida saborosa, bem elaborada e com ótimos insumos por um preço justo e acessível.
Serviço
ABF Expo Franchising 2024
Endereço: Expo Center Norte/Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme (SP)
Estande Grupo Trigo: Pavilhões Branco e Azul – Rua I 071
Data e Horário: De 26 a 28/06, de 13h às 21h e 29/06, de 11h30 às 18h30