Comissão de Transportes, Comunicação e Obras receberá Secretaria de Estado de Infraestrutura e famílias atingidas pelo projeto.
Atendendo a convite da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) apresentará o plano de início das obras e desocupações para a expansão do Sistema de Transporte Público Metroviário de Belo Horizonte (Metrô BH), nesta terça-feira (17/9/24).
A reunião será às 15 horas, no auditório do andar SE da sede do Legislativo, por requerimento do deputado João Magalhães (MDB) e da deputada Bella Gonçalves (Psol).
O plano de expansão prevê a ampliação da única linha já existente e a construção da Linha 2 do Metrô BH. As obras estão previstas para serem concluídas em 2027.
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos estima que cerca de 250 famílias da Região Oeste da Capital Mineira serão removidas de suas casas. A maior parte dos imóveis fica nos bairros Gameleira, Nova Gameleira, Nova Cintra, Betânia, Vista Alegre e no Barreiro.
Além do secretário de Infraestrutura Pedro Bruno Barros de Souza, foram convidados para a audiência representações dos moradores atingidos pelo empreendimento, da Federação Nacional dos Metroviários e da secretaria executiva da empresa Metrô BH, responsável pelo projeto.
Também estarão presentes a Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública de Minas Gerais, o Ministério Público Estadual e representantes do Executivo e do Legislativo da Capital Mineira.
Projeto prevê oito novas estações na Capital
O metrô de Belo Horizonte tem, atualmente, apenas uma linha. O sistema conta com 19 estações, cerca de 28 quilômetros de extensão e foi expandido pela última vez em 2002.
O edital de concessão da obra prevê a ampliação da linha atual em aproximadamente 2,45 km com a construção de uma nova estação, a Novo Eldorado. Além disso, a concessionária também deverá fazer reformas nas estações já existentes.
O contrato ainda estabelece a construção da Linha 2, com cerca de 10,5 km e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmann Vallourec e Barreiro.