Gestores da Hapvida NotreDame Intermédica são indicados para prêmio de liderança empresarial

Evento, que teve como tema ‘Experiência, cuidados domiciliares e comunidade compassiva’, foi realizado nesta terça, 27, na Versania na capital mineira

Profissionais da área da saúde marcaram presença no 3º Encontro de Confraria Paliativa que foi realizado nesta terça-feira, 27, na unidade da Versania, em Belo Horizonte. O tema desta edição foi ‘Experiência em cuidados domiciliares e comunidade compassiva’ que foi abordado pelo enfermeiro Alexandre Silva, mestre e doutor em cuidados paliativos.

No encontro, Silva, que também é professor dos cursos de Enfermagem e Medicina na UFSJ e líder do projeto ‘Favela Compassiva’ nas comunidades da Rocinha e do Vidigal, no Rio de Janeiro, falou sobre a importância dos cuidados paliativos e sua experiência na área.

“Somos um país em envelhecimento, com famílias diminuindo a quantidade de pessoas consanguíneas. E é momento urgente de a gente pensar nos cuidados paliativos e a forma como a comunidade pode ser organizar para cuidar da própria comunidade. Precisamos entender que essa responsabilidade não é só do poder público e dos profissionais de saúde, mas é uma corresponsabilidade de cidadania. Que a gente tenha cidades, estados e um país compassivo aos pacientes de cuidados paliativos”, disse.

Para o médico paliativista, Munir Murad, também coordenador dessa área na unidade da Versania em BH, o evento é uma forma de disseminar a cultura de cuidados médicos mais humanizados, dignos e compassivos aos pacientes e ampliar a troca de conhecimentos e networking entre profissionais da saúde e de outras áreas.

“Percebemos que houve uma evolução no que diz respeito à abordagem sobre cuidados paliativos, mas há espaço para expandir as discussões ainda mais.  Dados mundiais revelam que o conhecimento sobre o assunto é pequeno e que a divulgação é insuficiente. Para a maioria das pessoas que trabalham na área da saúde os conceitos não são claros”, ressaltou.

Cuidados paliativos são um conjunto de práticas que visam aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves ou em estágio terminal, oferecendo suporte físico, emocional, espiritual e social tanto para os pacientes quanto para seus familiares.

De acordo com Murad, na Versania Reabilitação e Cuidados Paliativos – unidade Belo Horizonte, cuja unidade foi inaugurada em 2024, a Linha de Cuidado Paliativo traz uma abordagem multidisciplinar e integrada de cuidados médicos, psicossociais e espirituais com foco na qualidade de vida do paciente mesmo diante de doenças graves, avançadas ou incuráveis. No caso de pacientes com doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, doença renal ou demência, os cuidados paliativos podem ajudar no gerenciamento de sintomas e melhorar o bem-estar geral.

“Os pacientes que estejam passando por hospitalizações frequentes também podem ser beneficiados por meio da assistência paliativa que ajuda na coordenação dos planos de cuidados e auxilia a lidar com os impactos físicos e emocionais durante o processo”, ressalta.

Exposição

Os participantes da confraria também conferiram a exposição de fotografias ‘Composições com afeto’ de autoria de Sônia Lúcia Braga, artista, fotógrafa e uma das pacientes em cuidados paliativos na Versania. Para a composição das fotos, Sônia utilizou a colheita de folhas, galhos, flores caídas nas ruas, nos caminhos por onde percorreu durante o período de outono.  A utilização do fundo preto foi uma escolha para facilitar a visão e imaginação das pessoas.

Diagnosticada com câncer de mama metastático com comprometimento de vários órgãos, Sônia ressalta que é acolhida com afeto por meio do cuidado paliativo.

Sobre a Versania

Com mais de 40 anos na área da saúde, a Versania é o braço sócio-sanitário da multinacional Keralty, que tem sede na Espanha e é composto por empresas de grande porte na prestação de serviços em saúde, com infraestrutura clínico-hospitalar e forte atuação nas áreas assistencial e educacional. O Grupo está presente em dez países, como Estados Unidos, México, Brasil, Peru, Colômbia, Espanha, Filipinas e Venezuela. Ao todo são mais de 9 milhões de beneficiários pelo mundo.

No Brasil, a Versania é o único hóspice do país com metodologia de qualidade NEWPALEX®, de acordo com as melhores práticas internacionais em cuidados paliativos ambulatoriais, domiciliares e de internação, com Informe Favorável da New Health Foundation, Certificadora Europeia de Qualidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados