Gastronomia, música e histórias inspiradoras no 2º Festival Queijo e Cultura

Evento Especial CasaCor acontece até 15 de setembro no Espaço 356

A programação do Festival Queijo e Cultura – Especial CasaCor continua a todo vapor no Espaço 356. De quarta a sábado, o Centro de Referência do Queijo Artesanal promove diversas atrações gratuitas que unem música, gastronomia e conhecimento. Quem visitar os espaços da CasaCor poderá conhecer a história sobre o modo de fazer do queijo artesanal mineiro no Museu do Queijo. A Exposição Permanente está aberta à visitação gratuita, de quarta a sábado, das 14h às 21h.

O público pode conferir ainda, delícias mineiras preparadas e servidas pelos alunos no Café-escola do INHAC. Sob o comando do professor e chef Jaime Solares, eles colocam em prática o aprendizado da sala de aula. “No Café-escola, nossos alunos têm a chance de trabalhar como se estivessem no mercado belo-horizontino de gastronomia. Fizemos juntos toda a documentação para o controle de estoque e de compras, fichas técnicas da cozinha, controles de higienização e como guardar os produtos. Eu atuo como o gerente do café, mas quem põe a mão na massa mesmo são eles, desde de pesar a farinha para fazer o bolo, até servir as mesas”, explica o professor Jaime Solares. O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias é uma escola social de gastronomia assinada pelo chef Leo Paixão, que forma anualmente 80 cozinheiros e embaixadores da gastronomia mineira. O Café-escola está aberto ao público, de quarta a sábado, a partir das 16h.

Confira a programação completa

Biblioteca Humana

Realizada pela primeira vez em Belo Horizonte, a Biblioteca Humana convida os participantes para uma experiência inédita de troca de conhecimentos. Nesse espaço, os “livros” são pessoas que compartilham suas histórias. Na primeira edição, o chef Henrique Gilberto (Cozinha Tupis) e a produtora Estela Mares, do Queijo Dona Iaiá, falaram sobre suas trajetórias de vida pessoal e profissional e emocionaram o público presente. “Ficamos muito felizes em trazer essa proposta inédita de evento para BH. São pessoas inspiradoras que falam sobre família, profissão, erros, acertos e toda uma trajetória de vida que as fizeram chegar onde estão hoje. É um evento tão singular e envolvente que queremos incluir em nossa agenda mensal”, destacou Sarah Rocha, fundadora e diretora executiva do Centro de Referência do Queijo Artesanal e do INHAC. Criada na Dinamarca, a atividade propõe “emprestar” histórias inspiradoras de vida em um espaço de partilha, de empatia e compaixão.

No dia 28 de agosto, os convidados são a chef Márcia Clementino e o produtor do Queijo Inconfidentes, Eduardo Pulier. No dia 4 de setembro, os chefs Guilherme Furtado, Gabi Magalhães; os produtores do Queijo Casal Gastrô, Cláudio Ruas e Amana; e o presidente do IEPHA, João Paulo Martins, estarão presentes. No dia 11 de setembro, estão confirmados o chef Leo Paixão e os produtores do Queijo do Ivair. A Biblioteca Humana acontece sempre às quartas-feiras, às 19h. Ingressos gratuitos disponíveis no Sympla.

Queijo e Jazz

As noites de quinta-feira são dedicadas ao jazz no Festival Queijo e Cultura. No setlist, a mistura do jazz com blues, pop, rock e bossa nova. No dia 29 de agosto, a atração da noite é o Blues Night com Felipe Continentino Trio. No dia 5 de setembro, com o show All You Need Is Love, Neto Fernandes Trio fazem uma homenagem ao Quarteto de Liverpool. Outro destaque da programação é o tributo ao Clube da Esquina, no dia 12 de setembro. A programação do Queijo e Jazz é gratuita, com retirada de ingressos no Sympla.

Oficinas Queijo e Cultura

O Cooking Show e a Oficina de Maturação de Queijos e acontecem sempre às sextas-feiras, às 19h. Sob o comando do chef Paulo Turziani, os Cooking Shows estão com ingressos esgotados. No dia 6 de setembro, acontece a Oficina de Maturação de Queijos com o prof. Elmer de Almeida. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Referência em queijo e gastronomia mineira

O Centro de Referência do Queijo Artesanal – CRQA e o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC formam um centro cultural inédito no Brasil, que atua na promoção da gastronomia mineira e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. Situado no bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte (MG), o espaço multiuso é dedicado à valorização do binômio cultura e educação em Minas Gerais.

O Centro de Referência reúne a Exposição Permanente sobre o Queijo Artesanal, uma loja colaborativa, a primeira biblioteca do estado dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. Seu projeto arquitetônico, assinado pelo arquiteto português radicado no Brasil, José Lourenço, foi selecionado entre os 30 melhores projetos dos países de língua portuguesa, na categoria Arquitetura e Cultura, pela Revista Arch Daily. Recebe escolas agendadas e visitantes que queiram aprender um pouco mais sobre a importância do queijo artesanal.

Escola de gastronomia de padrão internacional em Belo Horizonte, o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC é resultado da soma de esforços em prol da qualificação dos jovens de Minas Gerais. O chef Léo Paixão assina a diretoria acadêmica do instituto, que deu início em 2024 à primeira turma do Curso Técnico em Gastronomia. Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso é gratuito, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social com carga horária de 960 horas e 80 vagas anuais.

O Centro de Referência do Queijo Artesanal e o INHAC contam com patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Angloamerican, Ventana Serra, EPO, Espaço 356, Geosol, LOG e Terrayama. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço: 2º Festival Queijo e Cultura
De 15 de agosto a 15 de setembro de 2024

Biblioteca Humana, quartas-feiras, às 19h:
28/08 – Chef Márcia Clementino; produtores de queijo Cláudio Ruas e Amana (Casal Gastrô).
04/09 – Chef Guilherme Furtado (Okinaki) e Gabi Magalhães; produtor de queijo Eduardo Pullier (Queijo Inconfidentes), e o presidente do IEPHA, João Paulo Martins.
11/09 – Chef Léo Paixão; produtores de queijo Ivair e Lúcia (Queijo do Ivair).

Queijo e Jazz, quintas-feiras, às 19h
29/08 –     Blues Night com Felipe Continentino Trio
05/09 – All You Need Is Love com Neto Fernandes Trio
12/09 – Clube da Esquina com Adriano Campagnani Jazz Trio

Oficinas Queijo e Cultura, sextas-feiras, às 19h
06/09 – Oficina de maturação de queijos, com o prof. Elmer de Almeida
Cooking Show com o chef Paulo Turziani – INGRESSOS ESGOTADOS

Local: Centro de Referência do Queijo Artesanal – Espaço 356
Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos d’Água.
Ingressos disponíveis no Sympla. (Todas as atividades são gratuitas, exceto as Oficinas Queijo e Cultura).
Mais informações no Instagram: @queijoecultura

Foto: Carol Cota

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados