De 8 a 13 de dezembro, Plataforma Fartura ocupa o Mercado da Lagoinha
com programação gastronômica e artística gratuita
Entre os dias 8 e 13 de dezembro, o Mercado da Lagoinha se transforma em um espaço de celebração gastronômica e cultural com a segunda etapa do Festival Fartura Belo Horizonte. A iniciativa é parte das comemorações dos dez anos da Plataforma Fartura Gastronomia do Brasil, estendendo a programação na semana do aniversário da capital mineira, onde sua história começou.
O evento é gratuito, realizado mediante a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sistema Fecomércio MG, Sebrae em Minas Gerais, Gasmig e Instituto BAT.
PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA
A programação gastronômica conta com palestras e debates sobre o tema, além das cozinhas ao vivo para que o público possa experimentar as receitas. Ao longo dos seis dias de evento, chefs e especialistas participam, entre os já confirmados estão:
Yves Saliba, à frente dos restaurantes Per Lui, Odoyá e Pastaio. Mineiro, cozinha profissionalmente há 12 anos tendo passado por diversas casas e leva sua experiência para o Festival Fartura, que já o recebeu em diferentes edições;
Maria Clara Magalhães, boleira e chef do Matula Cozinha, que tem a gastronomia afetiva como pilar. No evento, leva suas receitas com sabor de comida de verdade, de casa de mãe, resgatando a memória das melhores reuniões em torno da mesa.
O afeto também é o ingrediente principal do Dona Torta, de Dudu Pônzio, que leva ao evento a confeitaria em receitas simples, de família, com generosas porções de sabor e histórias.
A cozinha mineira legítima de Valdelícia Coimbra, da Delícias da Val, com mais de 40 anos de experiência com as panelas, estará presente no evento com seu clássico tacho, pronto para servir muitos pratos.
Toda a expertise de Edson Puiati, que foi o responsável pela criação e implantação do curso superior de Gastronomia no Centro Universitário UNA e hoje atua como diretor de hospitalidade e gastronomia do sistema Fecomércio-MG, será compartilhada no Festival Fartura.
Cristiane Serpa, diretora de educação profissional do sistema Fecomércio-MG compartilha sua trajetória em administração pública e privada, tendo passado por diversos países e funções.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
A programação artística ganha destaque nesta edição. No domingo, 8 de dezembro, DJ Thiagão abre o dia com sua habilidade em transitar por diferentes ritmos da música brasileira e black music, preparando o público para o envolvente Samba da Januário. Liderado por Fran Januário, o grupo traz a força e a ancestralidade do samba mineiro, conectando o público à sua rica musicalidade.
Na quarta-feira, 11 de dezembro, o dia começa com a DJ Aída, conhecida por explorar uma ampla diversidade de estilos que vão do rock ao soul e jazz. Em seguida, o público será presenteado com a apresentação de Thamiris Cunha Trio. A clarinetista mineira, uma das grandes referências da música instrumental em Belo Horizonte, leva ao palco um repertório que passeia por composições autorais e homenagens a nomes consagrados da música brasileira, como Moacir Santos e Milton Nascimento.
A quinta-feira, 12 de dezembro, promete ser igualmente vibrante com o retorno de DJ Aída como abertura. E a noite é embalada pelo som do grupo carioca Tocaia, que mistura forró e outros estilos musicais em arranjos criativos e dinâmicos. Formada por artistas talentosas, a banda já conquistou o público em grandes palcos como o Circo Voador.
Encerrando a programação musical da semana, na sexta-feira, 13 de dezembro, DJ Thiagão volta com seu set aquecendo o público para a apresentação do quarteto instrumental Bagatelas. Com mais de uma década de trajetória, o grupo se destaca por criar “mashups” e medleys que atravessam gêneros musicais, proporcionando um espetáculo para todas as idades e gostos.