Festival Fartura Belo Horizonte recebeu cerca de 4 mil pessoas em evento especial de 10 anos, dias 19 e 20 de outubro.

Foto: Gustavo Andrade

Plataforma Fartura ainda passa por Lisboa, Uberlândia e Fortaleza em 2024

O Festival Fartura Belo Horizonte comemorou seus 10 anos no último fim de semana. Em um local novo, no Mirante Belvedere, o evento recebeu cerca de 4 mil pessoas nos dias 19 e 20 de outubro, celebrando a gastronomia e a cultura com o tema Minas – França, em antecipação ao Ano do Brasil na França (2025). Ainda este ano, a Plataforma Fartura passa por: Lisboa, de 9 a 15 de novembro; Uberlândia, de 15 a 17 de novembro, na Praça Clarimundo Carneiro; e Fortaleza, de 22 a 24 de novembro, na Praça das Flores.

Com presença de chefs nacionais e internacionais, o Fartura BH teve aulas práticas e teóricas, uma mercearia para que o público pudesse levar produtores de origem para casa, além de shows musicais e DJs ao longo de todo o evento. Nas cozinhas ao vivo, os preparos foram os mais variados. O francês David Mansaud e o mineiro Henrique Gilberto, por exemplo, mostraram o porco nas versões mineira e francesa, enquanto Damien Montecer apresentou a cozinha provençal.

Nos estandes dos restaurantes, houve opções diversas, de influência oriental, francesa, mineira, italiana. O chef carioca Elia Schramm, do Babbo Osteria,  propôs uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa. Do Cannoli ai Gamberi, passando pelo gnocchi Funghi & Tartufo até a Panna cotta sbagliata, todo o menu foi aprovado. O Tropeirinho da chef Márcia Nunes, do tradicional Dona Lucinha, ficou entre os queridos do público, que também buscou a influência francesa no estande do Mia, de Tiradentes, onde Rafael Pires serviu o clássico Boeuf bourguignon.

“Foi um evento leve, divertido e muito rico culturalmente. Os chefs franceses mostraram o quanto os nossos ingredientes são valiosos e como ganham novos contornos se preparados de um jeito diferente. O que mais ouvi foi que era um dos eventos mais bonitos que já fizemos”, comemora a curadora Carolina Daher.

A comemoração do 10° aniversário marca um amadurecimento da Plataforma, que já explorou a gastronomia do Brasil a fundo e agora intensifica suas ações internacionais. Em 2024, além de passagens por Portugal, o Fartura marcou presença na Embaixada do Brasil na França, com um jantar para membros da Unesco, e foi o responsável pelo Minas Bar, enorme sucesso nas Olimpíadas de Paris.

O Festival Fartura Belo Horizonte foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Apresentado pela Gasmig, com patrocínio do Bradesco, Claro, Cemig e Sistema Fecomércio MG. Conta, ainda, com apoio do Bem Brasil, Supermercados Verdemar e Construtora Rawal.

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura acontecem desde 2012 e já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014. Belo Horizonte, São Paulo, Tiradentes, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Serro, Conceição do Mato Dentro, Brasília, Lisboa e Porto estão entre elas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados