Exposições, brunch, oficina de bolha de sabão, piquenique… são muitas as opções de lazer no Parque do Palácio durante o feriado de Corpus Christi (30/05), para muitos, prolongado e que se estende até domingo (02/06).
– Exposição “Reflexos Urbanos”, Daniel Mansur
Na exposição “Reflexos Urbanos” do fotógrafo Daniel Mansur, o público tem a oportunidade de enxergar Belo Horizonte por um novo ângulo.
Esta exposição lança um olhar sensível, criativo e lúdico para elementos que cercam nossa vida cotidiana. Daniel Mansur busca a beleza nas formas e contrastes, através de imagens autorais e pulsantes em cores e detalhes. As imagens, amparadas por elevada qualidade técnica, representam o amor do artista por sua cidade natal. Com isso, espaços e detalhes arquitetônicos, já íntimos da população, ganham contornos surpreendentes. Em cartaz no segundo andar do palácio até 07/07.
– Exposição “A Beleza do Acaso”, de Julio Alves,
A exposição, inspirada na imponente Serra do Espinhaço, localizada na região central de Minas, apresenta obras inéditas de 2021 a 2024, em que o artista se aventura por diferentes técnicas e estilos, retomando o movimento primordial de subjetivação, o abstracionismo.
Nascido no Rio de Janeiro, Julio descobriu a vocação para a arte em Belo Horizonte, cidade que o acolheu ainda na infância. Formado em design pela UEMG e com especialização pela Università Internazionale dell’Arte em Florença, na Itália, ele combina pintura e abstração em uma narrativa sensível e poética.
Com curadoria do Brizola Escritório de Arte, “A Beleza do Acaso” estará aberta ao público até o dia 19 de junho, com entrada livre para todas as idades.
– Café Magrí
De quarta a sexta-feira, das 10h às 18h, sábado e domingo, das 09h às 18h, o Parque do Palácio oferece um maravilhoso brunch aos pés da Serra do Curral promovido pelo Café Magrí.
Com uma curadoria de produtos sustentáveis, sem conservantes e de pequenos produtores da região, o menu é sazonal e oferece os melhores cafés da temporada.
– TimTim no Palácio
O que começou como um projeto de carnaval, agora ganha residência fixa no Parque do Palácio. TimTim no Palácio (@timtimnopalacio) é o novo local de convivência do parque.
A gastronomia descomplicada para toda a família – com opções de piquenique, tradicionais pratos de almoço e parrilla – é um dos destaques. Por lá, também é possível experimentar drinks que levam assinatura do Jângalito, bar de BH que dispensa apresentações.
– Movido a Fantasia
Pintura Artística, tererê e recreação infantil com oficinas de slime, pintura com guache e muito mais.
Sábado e domingo de 10h às 13h30.
– Oficina de Bolhas:
As manhãs de domingo são para Oficina de Bolhas de sabão! O encontro acontece sempre das 10h às 12h. (*Exceto dias de chuva)
A oficina contempla crianças e adultos de todas as idades!
Sobre o Parque do Palácio
O Parque do Palácio é destino de contemplação e descanso, mas também conta com intensa programação gastronômica e cultural. Uma casa de campo em plena cidade, distribuída em 42 mil m² de área e pensada para todos.
Localizado no Palácio das Mangabeiras, antiga residência do governador do estado, projeto atribuído a Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx ainda não implementado (um dos projetos em andamento), o Parque permite diversas possibilidades. “Além do atrativo histórico, a natureza abundante é propícia ao lazer, à contemplação e às interações, tudo isso de forma segura” explica João Grillo, gestor do espaço.”O Parque do Palácio também foi pensado para receber e promover eventos culturais e de negócios“, completa.
Alí é possível encontrar café e espaços ao ar livre para piquenique, loja com produtos gastronômicos das comunidades vizinhas e arte popular. Vale destacar o brunch oferecido pelo Café Magrí, considerado um dos melhores da cidade.
Uma programação cultural que contempla todas as idades – com atividades infantis e música ao ar livre, o Parque do Palácio se firma como destino para belo-horizontinos e turistas que visitam a cidade.
Vale ainda ressaltar que o projeto não é financiado pelo Estado e está sob a gestão da empresa Grifa e Malab Produções, por meio de acordo de parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Sobre o Parque do Palácio
O Palácio das Mangabeiras foi construído entre os anos 1951 e 1955 para ser a residência oficial dos governadores de Minas Gerais. Em 2022, foi transformado em um espaço aberto à população, e deu origem a um Centro Cultural, integrado à natureza, voltado para a promoção do lazer e da cultura, em local com grande relevância histórica e cultural para Minas Gerais.
Serviço:
Horários:
Parque:
Quarta a sexta: 10h00 às 18h00.
Sábado e domingo: 09h00 às 18h00
Endereço: Praça Efigênio de Sales, 1111 Portaria 1 – Mangabeiras, Belo Horizonte
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada). Entrada franca às quartas-feiras mediante retirada de ingresso sympla.