Entre 03 e 04/10, evento nacional deve reunir 150 especialistas, com destaque para histórias inspiradoras de pacientes na programação
Nos dias 03 e 04 de outubro de 2025, Belo Horizonte será palco do IV Simpósio Brasileiro de Transplante Cardíaco, um dos mais relevantes encontros científicos da área no país. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater os avanços no tratamento da insuficiência cardíaca e no transplante cardíaco, com atividades como workshops multiprofissionais, master classes, imersões em cardiointensivismo e sessões hands-on.
Além da programação científica de alto nível, o simpósio dará voz e visibilidade a pacientes que são verdadeiros exemplos de superação e sucesso dos transplantes cardíacos no Brasil. Entre os convidados, está a Dra. Claudia, que soma 23 anos vivendo com dois corações transplantados – foram dez anos com o primeiro e já são 13 com o segundo. Ao longo desse período, ela construiu uma sólida carreira acadêmica, concluindo mestrado e doutorado e ingressando como servidora no Hospital das Clínicas da UFMG. Sua trajetória simboliza o impacto transformador da doação de órgãos.
Outro destaque é um paciente que vive há 37 anos com um coração transplantado, um dos casos de maior longevidade no país. O evento também homenageará a primeira mulher brasileira submetida a um transplante de coração, que viveu 17 anos após a cirurgia, além de relembrar nomes históricos como o do Dr. Figueroa, pioneiro em cirurgias de alta complexidade no Brasil.
De acordo com o presidente do simpósio, Dr. Renato Bráulio, cirurgião cardiovascular, o encontro busca integrar os centros transplantadores de todo o Brasil, promovendo discussões científicas e emocionais sobre um tema que une tecnologia, ciência e solidariedade humana. “O transplante cardíaco só é possível porque famílias, em um momento de dor profunda, autorizam o maior gesto de generosidade: a doação de órgãos. Esse simpósio é também uma celebração à vida e ao legado desses pacientes e profissionais”, destaca o Dr. Renato.
O evento espera reunir mais de 150 participantes, entre médicos cardiologistas, cirurgiões cardiovasculares, intensivistas, equipe multiprofissional e estudantes.
Hospital Felício Rocho é referência na história de transplantes no Brasil
Pioneiro e também uma das referências nacionais na área, o Felício Rocho está entre as instituições que participam do encontro, cujo estande trará uma linha do tempo com os principais cases de sucesso de pacientes transplantados no hospital. Sua unidade especializada foi responsável pelo primeiro transplante de coração em mulher brasileira, em 1986. Desde 2001, passou o Felício Rocho passou a ser reconhecido como a instituição que mais realiza transplantes em Minas Gerais, com operações de coração, fígado, rim, pâncreas e medula óssea. A unidade possui uma equipe altamente especializada e uma abordagem multidisciplinar para garantir o sucesso dos procedimentos e a qualidade de vida dos pacientes.
Serviço
📍 Local: Mercure Lourdes – Belo Horizonte/MG
📅 Data: 3 e 4 de outubro de 2025 – das 07h45 às 18h15.
🔗 Informações: cejemeventos@cejem.com.br
| (81) 98743-6081