Feira da Franquia movimenta BH neste final de semana com 120 oportunidades de negócios

Em sua segunda edição em Belo Horizonte, Feira da Franquia espera receber mais de 4,5 mil visitantes em busca de boas oportunidades de negócios. Evento terá cerca de 50 expositores e mais de 120 opções de negócios

Deseja empreender ou diversificar seus negócios? Este final de semana, a capital mineira vai receber a segunda edição da Feira da Franquia BH, que promete movimentar o setor. O evento será realizado de 15 a 17 de agosto, de sexta a domingo, no BH Shopping e espera atrair mais de 4,5 mil visitantes em busca de oportunidades.

O objetivo da Feira é aproximar potenciais investidores e empreendedores a grandes marcas, oferecer diferentes modelos de negócios e promover networking e conhecimento. Com cerca de 50 expositores e mais 120 opções de negócios, quem visitar a Feira vai poder conversar diretamente com representantes de marcas renomadas. Entre os expositores, destacam-se alguns nomes do mercado nacional de diversos setores como Cacau Show, China In Box, Chiquinho Sorvetes, Consórcio Embracon, Trans Obra, Não mais Pelo, Azul Empréstimos e Loc Express.

Com 940 unidades ativas no país, a Chiquinho Sorvetes é uma das maiores redes de sorveterias do país. Em Minas Gerais, a rede conta com 94 unidades, sendo 17 delas em Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Nossa expansão está aberta em todo o estado, com grande foco na capital, onde identificamos potencial para implantação de mais 30 unidades de rua. Considerando shoppings, grandes redes de supermercados, lojas de departamentos e malls, esse número pode ser ainda maior”, comenta Arnaldo Munhoz, gerente de expansão da Chiquinho Sorvetes.

Força do franchising em Minas

A edição mineira aposta na força do franchising que não para de crescer e tem no Estado um dos seus maiores destaques. O estado tem se consolidado como um dos destaques no segmento. Os números comprovam a força do setor em Minas. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no primeiro trimestre deste ano, o Estado movimentou R$ 5,6 bilhões em franquias, um aumento de 7,1 % em relação ao mesmo período do ano passado. No país, o setor de franquias registrou um faturamento de R$ 65,967 bilhões no trimestre.

Arvid Auras, idealizador da Feira da Franquia, ressalta a segurança do modelo. “O potencial do franchising brasileiro é enorme e só se fortalece nos últimos anos. É um dos mais seguros para se empreender no Brasil, com um risco de quebra sete vezes menor do que um empreendimento iniciado do zero. É por isso que cada vez mais o empreendedor tem buscado a franquia”.

Oportunidades de 15,9 mil a R$ 4 milhões

A Feira oferece opções de investimento para todos os perfis e orçamentos, com valores que variam de R$ 15,9 mil a R$ 4 milhões. A Azul Empréstimo, por exemplo, considerada a 13ª maior microfranquia do país pela ABF, é uma das opções mais acessíveis. A rede, especializada em soluções de crédito, oferece um modelo home office com investimento inicial de apenas R$ 15,9 mil. Com mais de 780 unidades em todo o país, a marca não cobra royalties ou fundo de propaganda.

Com mais de 780 unidades em todo o Brasil, a Azul Empréstimo atua no formato de correspondente bancário e oferece um portfólio de mais de 30 produtos financeiros que incluem empréstimos consignados, financiamentos e seguros. Segundo a empresa, o grande diferencial da marca, além do baixo investimento, é a ausência de cobrança de royalties ou fundo de propaganda.

No outro extremo, para quem busca um investimento em maior escala, a Academia Gaviões é uma oportunidade de negócio. Reconhecida pela ABF como a melhor franquia fitness do país em 2024, a marca chega a Belo Horizonte com planos ambiciosos de expansão. O investimento para se tornar um franqueado da Gaviões varia de R$ 2,8 milhões a R$ 4 milhões. A rede possui mais de 60 unidades no país em modelo 24 horas e fatura anualmente mais de R$ 300 milhões.

A aposta no mercado mineiro faz parte do plano de expansão da Gaviões, que busca mercados estratégicos. “Minas Gerais se destaca por sua dimensão territorial, economia diversificada e forte cultura empreendedora. Além disso, identificamos uma demanda crescente por academias acessíveis, modernas e com operação eficiente no estado”, afirma Diogo Sienna, coordenador de expansão da Academia Gaviões. E acrescenta. “Fizemos estudos de viabilidade que apontaram alta aderência ao modelo de negócio da Gaviões e um potencial relevante para novas unidades”.

Palestras

Quem visitar a Feira da Franquia, além de boas oportunidades de negócios também terá acesso a uma programação intensa de palestras com especialistas do setor.

Na sexta-feira, dia 15, a programação começa com Maurício Salkini, franqueado, franqueador e especialista em ESG, que aborda “Estratégia para zerar sua inadimplência”. Em seguida, Diógenes Nunes, CEO da Exponencial Franchising, falará sobre “Treine a sua equipe de vendas e aumente o faturamento”. João Alves e Vinícius Brunelli, sócios fundadores da 121 Smart Shop, abordarão da “Franquia como modelo de expansão para franchising”, e, fechando o dia, Diogo Dumet, CEO da MP Dumet Consultoria irá explorar “Como transformar o seu negócio numa franquia de sucesso”.

No sábado, dia 16, Maurício Salkini retorna com a palestra “ESG no Franchising”. André Marques Ribeiro, especialista em franchising, falará sobre os “Conceitos chaves deste modelo de negócio”, enquanto Grace Alves, psicóloga e cofundadora da Mulheres Habilitadas, abordará o impacto do “Empreendedorismo feminino na vida das mulheres”. Lucenildo Lins e Eduardo Viegas, da Loc Express, gerente de expansão e diretor de franquias da Loc respectivamente, discorrerão sobre as “Tendências, oportunidades e inovação no setor de serviços e infraestrutura”. O dia de palestras será finalizado com Henrique Mol, CEO do Grupo Encontre sua Franquia, que apresentará a “Franquia: o caminho mais seguro para empreender”.

No domingo, dia 17, a programação inclui Gabriel Gallo, sócio-fundador da HL sobre “O papel da assessoria jurídica na melhoria do desempenho das franquias”, e Marçal Paim da Rocha, CEO da Químea Soluções Ambientais, que ministra a palestra “Franquias com propósito”. Em seguida, Diogo Morais, CEO da Franquiame, apresentará “6 estratégias de expansão para redes de franquias” e Gilberto Filho, marketing da Trans Obra, falará sobre “Como liderar mentes e multiplicar resultados no sistema de franquias”. O evento será encerrado com Sâmara Silva, CEO do Império das Franquias, que irá palestrar sobre “Como construir seu império com o franchising”.

 

Serviço Feira da Franquia BH

Dias: 15, 16 e 17 de agosto     (sexta, sábado e domingo)

Local: Piso Ouro Preto, BH Shopping

Ingressos: Disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/feira-da-franquia—belo-horizonte-2025/2984492.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados