Exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” chega a sua reta final no CCBB BH

Créditos: Daniel Zarahi

Sucesso de público, a mostra já foi vista por mais de 124 mil pessoas e termina em 09/09

Últimos dias – A exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” se prepara para se despedir de BH: o público tem somente até 09 de setembro para se divertir e conhecer um pouco mais do universo do chargista, caricaturista, escritor e jornalista mineiro de Caratinga.  

Sucesso enorme, a mostra já foi vista por mais de 124 mil pessoas no CCBB BH desde sua inauguração, em 26 de junho, e vem encantando crianças, jovens e adultos que brincam com os personagens e as histórias criadas por Ziraldo, como o Menino Maluquinho, a Turma do Pererê, Flicts, entre outros.

Realizada pela Lumen Produções e pelo Instituto Ziraldo, com patrocínio da BB Consórcios, a exposição faz um tributo à trajetória multifacetada de Ziraldo como quadrinista, multiartista e escritor. A direção artística e curadoria é de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista respectivamente. O projeto estreou no CCBB Brasília em 2022, atraindo mais de 65 mil visitantes, e depois esteve no CCBB Rio, sendo visto por mais de 185 mil pessoas. “Foi emocionante ver pessoalmente crianças saindo da exposição, no CCBB BH, saltitantes, com os olhos brilhando ‘implorando’ aos pais pelos livros do Ziraldo: ‘Quero ler o Flicts!!’, ‘Eu sou o Bichinho da Maçã’… Motivar o desejo de se aproximar da literatura, era exatamente esse o desejo da curadoria!”, comemora Adriana Lins.

 

“Estamos muito felizes de chegar à reta final da exposição em BH e ver a grande participação dos mineiros no CCBB para homenagear o nosso grande Ziraldo. Mundo Zira recebeu mais de 124 mil visitantes, mais de 60 instituições e quase 2500 alunos, oferecendo um ambiente de trocas e aprendizado, permitindo aos visitantes vivenciar a importância da literatura infantil e das artes visuais na construção cultural. A atmosfera festiva e a homenagem ao legado de Ziraldo estavam presentes em todos os cantos, proporcionando uma experiência interativa e memorável”, comenta Marcela Sá, diretora da Lumen.

A exposição fez as pessoas se encantarem com a união da interatividade e da tecnologia com a arte tradicional, proporcionando uma nova leitura das obras icônicas do artista, e passar em BH tem um significado especial: “Costumamos dizer que Ziraldo era um mineiro-carioca-cidadão do mundo, mas ele sempre disse, sem o menor pudor, o quanto ele era amado na sua cidade natal, Caratinga… O quanto ele se sentia em casa! Como era referência para ele em vários dos seus livros! E como o que ele viveu lá, tanto na primeira infância quanto depois, no final da adolescência, foram determinantes para o afeto e o pensamento dele como artista e na vida toda. Então, levar Ziraldo para Minas resgata muito desse afeto”, finaliza Marcia Martins Alves Pinto, esposa do Ziraldo. 

 

Circuito Liberdade   

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados