Exposição “Duas Rodas e Uma Nação” conta a história da motocicleta no Brasil

Os visitantes farão uma verdadeira viagem no tempo por meio das mais de 50 motos em exposição, dos modelos de competição aos modelos de rua, 24 marcas de diversos países, dos motores à combustão até os elétricos

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, apresenta a exposição inédita Duas Rodas e Uma Nação, onde as motos contam a história da paixão brasileira pela vida sobre duas rodas. Do surgimento da motocicleta e das competições no país até a atualidade, são mais de 120 anos de memórias, um pouco de nostalgia e muita evolução. A curadoria é de Carlãozinho Coachman, autor e coordenador editorial do livro Duas rodas e uma nação, diretor do Centro Cultural Movimento, em Socorro – SP.  A mostra fica em exibição nos andares 20º e 19º e no hall até 09 de março de 2025.

A mostra traz para o Farol Santander a visão cultural sobre essa atitude de liberdade que as motos oferecem aos seus apaixonados usuários. Ao nos aprofundarmos sobre a história da motocicleta, nos deparamos com fatos pouco conhecidos como, por exemplo, a criação, em 1895, na Alemanha, da primeira motocicleta do mundo”, comenta Maitê Leite, Vice-presidente Executiva Institucional Santander.

Das primeiras bicicletas com motor, que rapidamente perderam os pedais e receberam motores cada vez mais potentes e maiores, garimpar e selecionar motos e objetos que retratem mais de 100 anos de história da motocicleta no país, não é tarefa das mais fáceis. Soma-se a isso, uma vasta coleção de documentos e retratos de época, de quem vivenciou as mudanças, bem como lembranças e recortes de uma rica história deixada por aqueles que já se foram. Detalhes que colocam o visitante em pé de intimidade com os personagens retratados e os faz sentir as mesmas emoções relatadas, seja este um amante das duas rodas ou não.

O brasileiro é um povo afeiçoado às duas rodas e faltava uma mostra dessa magnitude no Brasil. Afinal, temos um grande mercado consumidor, pessoas que carregam muita história em suas motos, relatos que poderiam ser compartilhados e registrados para as futuras gerações. Esta é a realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com meu pai, Carlão, que infelizmente não poderá ver sua conclusão, mas que esteve presente em parte dos desafios, me inspirando a fazer acontecer, assim como tantos amigos e parceiros que subiram na garupa nesta jornada.”; comenta Carlãozinho Coachman, curador da mostra.

Foi feita uma compilação de acervos familiares, fatos históricos e principalmente de pessoas, sem as quais esta exposição não poderia existir. Foram selecionadas as mais importantes coleções de motos do país, relíquias guardadas a sete chaves que nutrem uma paixão inexplicável por estes veículos, e que agora estão ao alcance de todos.

A mostra aborda ainda a trajetória de grandes nomes do nosso motociclismo: Alex Barros, André Azevedo, Denísio Casarini, Edgard Soares, Jorge Negretti, Moara Sacilotti, Nivanor Bernrdi, Rafael Paschoalin, Walter Tucano Barchi, além da família Carmona e os irmãos Tognocchi, e tantos outros fundamentais para que a categoria se expandisse e ganhasse o mundo.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de interagir com recursos multimídia, núcleos imersivos e sensoriais desenvolvidos pela Nation Produções. Como as instalações que simulam a partida de uma motocicleta e uma experiência única com vista de dentro de um motor em funcionamento, além de espaços instagramáveis, exibição de filmes e uma projeção 360º.

Criamos uma experiência que vai além do comum, conectando os visitantes não apenas com a mecânica, mas também com os contos emocionantes que cada motocicleta carrega. É uma imersão completa em sons, imagens e histórias que tocam e inspiram.”, Edu Sallouti, Nation Produções.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Leia mais

Criança Esperança anuncia que Festival de Cinema para crianças cegas, surdas ou com deficiência intelectual também foi selecionado para 2024!

O "Festival de Cinema Acessível Kids - a serviço da inclusão educacional", projeto de arte, educação e lazer, voltado principalmente para crianças cegas ou com baixa visão, surdas ou com deficiência auditiva ou com deficiência intelectual ou cognitiva, anunciou sua programação para o segundo semestre de 2023. O projeto, que tem a chancela da Unesco e foi selecionado pelo "Criança Esperança", estará em mais cinco cidades do País até o final do ano: Brasília, de 11 a 14 de setembro; Recife, de 8 a 11 de outubro; Florianópolis, de 23 a 27 de outubro; e Rio de Janeiro e Niterói, de 5 a 11 de novembro. Além disso, no dia 7 de agosto, o Criança Esperança anunciou que a OSC Mais Criança, com seu projeto Festival de Cinema Acessível Kids, foi selecionada para participar da sua 38ª. edição.