Faixa passeia entre o Indie rock e o maracatu, unindo o ritmo tradicional à vertente contemporânea
A cantora e compositora baiana Eufrásia Neres lança regravação de “Festa” em parceria com Hercílio Santana, cantor, compositor e integrante da banda Naviola de Porto Velho, RO. A canção de Gonzaguinha, gravada anteriormente por artistas como Luiz Gonzaga e Maria Bethânia, mescla o antigo e o moderno e transforma o clássico do forró em um contemporâneo Indie Rock.
Com esta novidade sonora, a música, presente na memória coletiva do brasileiro, constrói o imaginário do povo nordestino, base constitutiva desse país de tantas cores e texturas – Brasil. A ideia da regravação é mostrar a veia nordestina dos artistas e a musicalidade pernambaiana ao mesmo tempo em que apresenta a potência de Gonzaguinha.
“É uma releitura feita com muito respeito e carinho, bebendo da fonte de um artista que é referência para mim e para tantos outros, entendendo que é preciso linkar o passado ao presente para criar a música do futuro”, conta a artista.
Além de trazer a referência do baião e do maracatu, a canção já consagrada, ganhou acordes com as cores do sertão através da vitarra de Hercílio Santana que junto com o produtor e músico Lenon Suiá, criou um arranjo inédito onde o instrumento atua também como uma voz marcante somada ao timbre doce e ao mesmo tempo forte de Eufrásia Neres. A faixa, que mistura sonoridade rock com a tradição da viola e do maracatu, já tem um Lyric Vídeo no YouTube e está em processo a produção de um clipe de estética urbana, misturando cores e lugares comuns e históricos das cidades onde vivem os artistas, como cenas na Feira de São Joaquim, em Salvador e, na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho. O vídeo deve ser lançado em breve.
Sobre Eufrásia Neres
Cantora e compositora baiana, afroindígena, amante do jazz, da bossa nova e da versatilidade da música popular brasileira. A artista se apresenta em diversos espaços pela cidade de Salvador e já participou de projetos musicais como o Coro Sinfônico do Neojiba e Projeto Cantar UFBA, além de bandas como Esquina de Minas, em 2016, e A Mulherada, em 2022.
Sobre Hercílio Santana
Cantor, compositor e educador musical pernambucano, radicado em Rondônia há mais de 15 anos, Hercílio é o maestro por trás da banda Naviola, uma banda de Porto Velho que utiliza um instrumento inovador: a vitarra – fusão entre viola e guitarra.
🎧 Ouça “Festa” em todas as plataformas de música
💽 Adicione “Festa” à sua playlist Spotify
👀 Assista ao Lyric