Estreia em Belo Horizonte, no dia 23 de novembro, no Teatro Francisco Nunes, o mais novo espetáculo da Companhia Toda Deseo, Novo Hotel Paraíso: Estudos para um Melodrama. Com texto original do dramaturgo mineiro Daniel Toledo e direção de Thalita Mota, a peça é uma visita ressignificada ao gênero melodramático, enraizado na cultura popular brasileira, especialmente em novelas e filmes que marcaram gerações. Desde sua fundação, em 2013, a Toda Deseo vem dialogando com essa estética, tendo fortes referências nas obras do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. “Revisitar o melodrama, no tempo presente, possibilita ao público um entendimento mais profundo dessa estrutura dramática como mediadora das relações sociais, políticas e afetivas em nossa sociedade”, esclarece o ator e cofundador da Companhia, David Maurity.
A produção ficará em cartaz até 1º de dezembro, com sessões apenas aos sábados e domingos, às 18h30 e às 20h30.
Numa montagem inovadora e contemporânea, característica que marca o trabalho de pesquisa da Companhia Toda Deseo, a peça Novo Hotel Paraíso: Estudos para um Melodrama é construída em três planos: um processo de seleção para uma vaga de barista no Bar & Café Novo Hotel, que envolve a relação das personagens com os integrantes do público, tratados como candidatos à vaga; a reinauguração do bar, concebida a partir de uma situação dramática, em que os personagens cuidam dos preparativos para a reabertura em meio às incertezas e desconfortos provocados por um trauma recente; e uma palestra performance, que compreende uma narrativa conduzida pela personagem Ângela (ocupante anterior da vaga em aberto) sobre o tempo em que trabalhou no estabelecimento.
Questões que perpassam o melodrama estão presentes no enredo, como a imagem feminina ameaçada, os segredos, as revelações, os moralismos, a obsessão masculina, a vilania, as expectativas em relação à vida e às relações. “As personagens são imperfeitas e também complexas, porque isso é a vida real. Não há mocinhos ou bandidos, apenas seres humanos, com suas contradições e fraquezas”, explica Maurity. “A intenção é entender, no encontro com o público, como esses temas se comportam hoje”, completa.
Assim, o elenco traz Idylla Silmarovi, interpretando duas personagens – Ângela, ex-gerente do bar viciada em drama, e a mãe de Ângela, Isabel, viciada em telenovela; Ju Abreu, protagonizando a nova gerente do bar, Leila, viciada em mentira; David Maurity, vivendo o zelador Laerte, viciado em cuidado; e Thales Brener, no papel de Dominik, uma artista viciada em análise que foi convidada para a reinauguração do bar.
A Cia – Fundada em 2013, a Companhia Toda Deseo se dedica a pesquisar a criação artística contemporânea e as novas formas de ocupação teatral. Toma como ponto de partida questões relacionadas às identidades e suas diferenças, com olhar atento a temas que circundam o universo LGBTQIA+. De acordo com David Maurity, Novo Hotel Paraíso: estudos para um melodrama é o primeiro trabalho em que a Companhia se aprofunda de maneira incisiva no gênero do melodrama. “Alguns outros trabalhos bebiam da fonte desse gênero, mas não eram caracterizados como tal”.