Espetáculo inédito “Um Jardim para Tchekhov” faz estreia nacional no CCBB Belo Horizonte

Foto 1 – Elenco – Crédito Filipe Costa

Peça protagonizada por Maria Padilha, com texto original de Pedro Brício e direção de Georgette Fadel, mistura Brasil e Rússia em uma trama que discute, com bastante humor, os tempos de intolerância vividos no país; peça fica em cartaz entre 23 de agosto e 16 de setembro

 

 

Paisagens dramáticas, personagens tomados por questões existenciais e reflexões profundas costumam figurar no imaginário quando se fala em autores russos. Mas esse estereótipo diz pouco sobre “Um Jardim para Tchekhov”, espetáculo que faz sua estreia nacional em 23 de agosto, no CCBB Belo Horizonte. A temporada será realizada até 16 de setembro, de sexta a segunda-feira, às 19h. Aos sábados, as sessões contarão com intérprete de Libras. Os ingressos são vendidos a R$30 (inteira) e R$15 (meia), disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.

 

Transitando entre a comédia, o lirismo e o drama, o texto inédito, assinado por Pedro Brício, narra a história de uma consagrada atriz de teatro, Alma Duran, vivida por Maria Padilha, que vai morar com sua filha, a médica Isadora (Olivia Torres), e seu genro Otto, um delegado de polícia (Erom Cordeiro), em um condomínio em Botafogo, no Rio de Janeiro. Desempregada há três anos, ela começa a dar aulas de teatro para a estudante Lalá (Iohanna Carvalho), enquanto sonha em montar “O Jardim das Cerejeiras”. Ao enfrentar dificuldades para realizar o espetáculo, ela conhece um desconhecido no playground do prédio, que afirma ser Anton Tchekhov (Leonardo Medeiros), que passa a ajudá-la.

 

Os limites entre realidade e ficção, comédia e drama, passado e presente, Brasil e Rússia, vão se misturando, numa trama que discute – com bastante humor – os tempos de intolerância vividos no país. Embora o espetáculo evoque o autor russo, o texto não é inspirado nele, conta Pedro Brício. “O tom tchekhoviano está na dualidade de emoções, nas tensões sociais, na aridez da violência, na intolerância. Por outro lado, há o afeto, a beleza, situações patéticas, risadas. É uma mistura de sentimentos, é sobre rir das nossas dores”.

 

Por mais que a Alma Duran esteja passando por uma situação difícil, lidando com o fracasso, com a falta de dinheiro, ela não perde a capacidade de sonhar, de inventar um futuro. Ela planta cerejeiras em um jardim abandonado do condomínio, em pleno Rio de Janeiro. São esses elementos que trazem para perto do público o que, aparentemente, estaria distante no tempo e no espaço, como a obra de um autor russo que viveu entre o século XIX e o XX.

 

Georgette Fadel, que dirige “Um Jardim para Tchekhov”, conta que o autor é geralmente lido do ponto de vista psicológico, das relações sociais, mas ele tem uma vertente de humor muito importante, a qual a equipe escolheu ressaltar.  “O Jardim das Cerejeiras”, por exemplo, é uma comédia, mas ficou conhecida na montagem do diretor russo Constantin Stanislavski, que insistiu em encená-la como um drama, o que conferiu a ela essa pecha.

 

Vida em movimento

 

“Um Jardim para Tchekhov”, conta a diretora, também chama atenção para a impermanência da vida. “O transitório está presente em diversas camadas do espetáculo, desde o texto à cenografia – com vários elementos que mudam de lugar nas cenas, que balançam. Temos bonecos “João Bobo” representando personagens. O vento é um integrante da peça. O tempo todo está ventando, o que traz uma sensação de movimento, mostra que estamos vivos”.

 

Como uma crônica cotidiana, a peça tem muito da nossa realidade, transita entre a tensão e o riso, traz questões sociais, raciais, violência, meio ambiente. “Vivemos, junto com os personagens, seus momentos de desprazer, de alegrias. Embarcamos em suas fantasias e também em seus medos. Mas a leveza de sonhar se sobrepõe, a peça é sobre essa liberdade de sonhar. Não no sentido ingênuo, e sim no sentido de não levar tudo tão a sério. Há uma vibração positiva, um sopro de vida”.

 

Encontro com Tchekhov

 

Partiu da atriz Maria Padilha a ideia de fazer uma montagem envolvendo Anton Tchekhov. Seu primeiro trabalho com o autor russo foi em 1999, na peça “As Três Irmãs”, dirigida por Enrique Diaz. “Me apaixonei por sua obra, pelo ser humano que ele foi. Desde então sonhava em montar uma peça dele, mas é algo grandioso, com muitos personagens e ficaria inviável financeiramente. Convidei, então, o Pedro Brício, com quem havia trabalhado no monólogo ‘Diários do Abismo’, que fez uma brilhante adaptação das obras da escritora mineira Maura Lopes Cançado. Como grande dramaturgo que é, ele criou a história original que se transformou na peça ‘Um Jardim para Tchekhov'”.

 

“A Alma Duran é um verdadeiro presente”, ela sublinha. “Ela traz um sopro de vida, um sopro de arte. Chega para mudar as relações, tanto na sua família, como para a estudante de teatro Lala, que recebe aulas particulares da atriz. Alma simboliza a própria arte e o teatro como um lugar de respiro, de ar. Ela está entre o lírico e o humor, o drama e a comédia –  algo que me dá muito prazer em representar como atriz”, revela Padilha.

 

Divas brasileiras

 

Maria Padilha conta que Alma Duran tem bastante de Tchekhov, “aquela coisa febril, de estar vivendo uma fantasia e, de repente, cair na realidade”. E, para além da inspiração no autor russo, as divas do teatro brasileiro têm um papel importante na construção da personagem. “Ela tem muito de Marília Pêra, que foi minha primeira diretora, da Fernanda Montenegro, da Nathália Timberg, da Renata Sorrah, por quem sou apaixonada, da Marieta Severo, da Camila Amado. Admiro todas que vieram antes de mim, que construíram a história do teatro, como Cleyde Yáconis, Cacilda Becker, Dercy Gonçalves, Tônia Carreiro, Myriam Muniz. Quando falamos em artes cênicas no Brasil não tem como não lembrar da importância dessas divas que pavimentaram a estrada para nós estarmos aqui”, ressalta Padilha.

 

BH é uma potência criativa

 

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte foi a escolha para a estreia nacional da peça “Um Jardim para Tchekhov”. “A expectativa é alta e vamos fazer bonito”, conta Maria Padilha. “Belo Horizonte é uma potência criativa, é uma referência para o teatro, com o Grupo Galpão. Minas Gerais tem uma literatura deslumbrante, Guimarães Rosa, Drummond, tem a música, Milton Nascimento. É um público muito especial, atento, bem-humorado, irônico e tem o que considero uma das maiores qualidades do ser humano: a curiosidade”.

 

Serviço “Um jardim para Tchekhov”

 

Temporada: de 23 de agosto a 16 de setembro | Sexta a segunda, às 19 horas

Local: Teatro I do CCBB Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 110 minutos

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia), disponíveis em breve no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.

 

Ficha Técnica

 

Dramaturgia: Pedro Brício

Direção Artística: Georgette Fadel

Elenco: Maria Padilha, Leonardo Medeiros, Erom Cordeiro, Olivia Torres e Iohanna Carvalho

Interlocução de dramaturgia: André Emídio e Maurício Paroni de Castro

Iluminação: Maneco Quinderé

Cenário: Pedro Levorin e Georgette Fadel

Figurino: Carol Lobato

Trilha Sonora: Lucas Vasconcellos

Designer Gráfico: Luiz Henrique Sá e Bárbara Emanuel

Fotos de Divulgação: Filipe Costa

Assessoria de Imprensa: Mira Comunicação

Assistência de Direção: Bel Flaksman

Operação de som: Lara Lii

Contrarregra: Wallace Lima 

Coordenação Administrativo-financeira: Letícia Napole e Alex Nunes

Assistência de Produção: Luciano Pontes

Produção Executiva: Ártemis – Ártemis Produções Artísticas

Direção de Produção: Silvio Batistela

Produção: Cena Dois Produções Artísticas

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Patrocínio: Banco do Brasil e Governo Federal

Circuito Liberdade 

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. 

Serviço | CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Funcionamento – Quarta a segunda, das 10h às 22h.

Telefone: (31) 3431-9400

E-mail: ccbbbh@bb.com.br

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