A GAL Arte & Pesquisa apresenta até 10 de outubro a exposição Montanha, Nascente, Flora, individual da artista Clara Valente (1971, Belo Horizonte – MG), com curadoria de Uiara Azevedo e Laura Barbi e texto crítico de Uiara Azevedo.
As obras ocupam a galeria com um conjunto de pinturas, cerâmicas e uma instalação criada especialmente para o espaço, em um percurso que aproxima arte, paisagem e política. A exposição nasce da vivência da artista com as serras mineiras — Serra do Cipó, Lapinha, Serra da Moeda e Espinhaço —, de onde extrai a inspiração para tratar de montanhas, nascentes e flora como territórios de beleza, contemplação e resistência.
“Eu vim atrás da montanha. Espero que o público sinta paz e plenitude diante da natureza e das cores”, resume Clara. Seu trabalho traduz a experiência de observar a neblina se dissipando, o vento que transforma o dia e os detalhes da vegetação do cerrado, em diálogo com questões urgentes como a preservação das águas e o impacto da mineração na região.
O texto crítico de Uiara Azevedo apresenta Clara como uma “construtora de jardins”, cultivando acontecimentos silenciosos guiados por um tempo ancestral e feminino. Nessa perspectiva, o gesto artístico é também um gesto político: um ritual de preservação e beleza diante de um território ameaçado.
Além das pinturas em tela, a mostra inclui peças de cerâmica desenvolvidas em parceria com o ceramista Benedikt Wiertz e uma instalação inédita, que amplia a experiência do visitante ao relacionar clima, montanha e paisagem.
Serviço
Exposição: Montanha, Nascente, Flora, individual de Clara Valente
Texto crítico: Uiara Azevedo
Curadoria: Uiara Azevedo e Laura Barbi
Visitação: até 10 de outubro
Local: GAL Arte & Pesquisa – Rua Sinval de Sá, 586 – 2º andar, Cidade Jardim, Belo Horizonte
Entrada gratuita
Instagram: @gal.art.br