O mês de abril começa com um alerta para a população: o cuidado com a atualização do cartão vacinal em todas as fases da vida. O Ministério da Saúde deu início à campanha nacional de vacinação para prevenir a infecção pelo vírus Influenza (gripe) e suas complicações. A Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza as vacinas necessárias para um crescimento saudável, desde o nascimento até a terceira idade.
De acordo com Anna Luiza Morais Santos, farmacêutica e coordenadora técnica do Laboratório do Hospital Mater Dei Santo Agostinho, o primeiro passo para estar com a saúde em dia é ficar de olho no cartão vacinal: “começamos a temporada de aplicação da vacina da gripe cepa 2025 para profilaxia da Influenza. Para os idosos, oferecemos também um pacote específico para prevenir doenças respiratórias e Herpes zoster, que podem ser mais graves nessa idade”.
Em abril, os pais estão na expectativa para o início da comercialização no Brasil do imunizante Beyfortus (nirsevimabe), que previne casos de bronquiolite em bebês. O imunizante pode ser aplicado em recém-nascidos e lactentes no início ou durante a primeira temporada do vírus sincicial respiratório (causa mais comum de bronquiolite em crianças) e em crianças de até 24 meses de idade, que permanecem vulneráveis à doença. “A bronquiolite é uma das principais causas de internação de crianças até 2 anos de idade e os casos aumentam no outono por ser uma doença de transmissão respiratória. A previsão é que este imunizante chegue às salas de vacinação em abril e a Rede Mater Dei será um dos primeiros a receber”, esclarece Anna Luiza Morais Santos.
De acordo com a Coordenadora da equipe de Pediatria da Rede Mater Dei de Saúde, Dra. Ana Carolina Rezende Baeta, o imunizante Beyfortus é um anticorpo monoclonal indicado para a prevenção da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês. “Embora ainda não integre o calendário de imunizações infantis do SUS, sua administração é recomendada para todos os bebês que amamentam, sendo fundamental que os pais consultem o pediatra para avaliar a necessidade do uso. Diferentemente das vacinas, que estimulam o organismo a produzir sua própria resposta imunológica, o Beyfortus fornece diretamente os anticorpos necessários para a proteção contra o VSR. O medicamento é administrado em dose única, antes ou durante o período de maior circulação do vírus, conferindo proteção por vários meses”, orienta.
No 2º semestre de 2024, foi lançada a vacina Abrysvo, que deve ser aplicada entre 32 e 36 semanas de gestação e imuniza os bebês contra o VSR ainda na gestação. A farmacêutica Anna Luiza Morais Santos relembra a expectativa e o alívio das gestantes ao serem imunizadas: “a lista de espera antes do lançamento era grande e o interesse pela vacina só aumenta. As futuras mamães estão cada vez mais antenadas às orientações da Sociedade Brasileira de Imunização e preocupadas com a prevenção dos seus bebês ainda na gestação”.
A biomédica Jéssica Neves (32 anos) foi a primeira gestante a ter acesso à vacina Abrysvo pela Rede Mater Dei de Saúde. Ela se emociona ao lembrar do dia da aplicação: “estava com 32 semanas, sabia o quanto essa vacina seria importante para a saúde da minha filha e fiz disso uma prioridade na minha gestação. Foi a melhor escolha. Ela me trouxe muita tranquilidade. Apesar de seguirmos à risca todas as ações de precaução do recém-nascido nesses primeiros 6 meses, sei que a Abrysvo fez e faz total diferença na saúde de Júlia, que já está com 5 meses e não teve nenhum sintoma gripal”.
Além da Abrysvo, o Mater Dei Vacinas oferece dentro do pacote de vacinas para gestantes outro imunizante imprescindível para a saúde das mães e seus bebês: a dTpa, que previne difteria, tétano e coqueluche, além de oferecer proteção passiva contra coqueluche para o bebê após a imunização materna durante a gravidez.
Jéssica está na expectativa para a chegada do Beyfortus ao mercado. “Recomendo o novo imunizante, pois sei que ele reduz significativamente o risco de hospitalização e doenças graves causadas pelo VSR. Minha filha, com certeza, será imunizada. Faremos o que for preciso para dar mais tranquilidade a ela”, afirma.
Mater Dei Vacinas | Serviço de Vacinação da Rede Mater Dei
Com serviço de imunização completo, o diferencial do Mater Dei Vacinas é o atendimento dos primeiros dias de vida até a terceira idade, com a opção de pacotes personalizados para recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, que trazem a praticidade do acompanhamento e agendamento das doses. Em funcionamento no Laboratório Mater Dei – unidade Santo Agostinho, o serviço oferece atendimento personalizado e dispõe de dispositivos que amenizam a dor, além da praticidade e conforto do atendimento domiciliar.
Endereço: Av. Barbacena, 1067, Bairro Santo Agostinho – BH (em frente ao Mater Dei Santo Agostinho)
Para informações sobre vacinas, agendamento domiciliar e avaliação do cartão vacinal, entre em contato pelo WhatsApp: (31) 97150-7542.
Site: https://materdeivacinas.com.br