A 29ª edição da CASACOR Minas conta com uma galeria de arte, que recebe uma programação de exposições ao longo da mostra. Além disso, diversos ambientes ainda apresentam trabalhos artísticos e manuais, possibilitando aos visitantes uma experiência imersiva pelo universo das artes.
Com projeto assinado pela arquiteta e designer Juliana Vasconcellos, a Galeria de Arte da CASACOR Minas foge do padrão usual para esse tipo de espaço, quebrando a tradição das paredes brancas, e assume uma dramaticidade impactante aos olhos, pensado para valorizar as obras apresentadas no espaço. Ao longo de todo o período de realização da mostra, o espaço recebe uma programação de exposições, individuais e coletivas. Algumas delas, com parte do acervo de galeristas que se destacam no cenário de Belo Horizonte, compondo uma seleção primorosa que inclui diferentes formatos e suportes.
Essa estratégia pretende aproximar o público visitante de nomes importantes da arte produzida em Minas Gerais e no Brasil, criando assim uma maior intimidade com artistas, designers e com as galerias que, dessa forma, se aproximam de um número exponencial de pessoas que já se interessam por arte e também daquelas que terão a oportunidade de, pela primeira vez, vivenciar esse contato de forma mais próxima.
A programação da CASACOR Minas teve início com a exposição do renomado fotógrafo Daniel Mansur. Entre os dias 05 e 12 de agosto, a Galeria Murilo Castro apresenta os trabalhos de Raquel Saliba. Mineira de Itaúna, graduada em psicologia e formação psicanalítica ela tem se dedicado à arte desde 2011. De todas as matérias que já trabalhou, a argila é sua preferida. Raquel cria figuras antropomórficas que nascem do barro, da terra, matéria primeva. Em seu trabalho, o compromisso com a tradição é uma alavanca para a criação de um mundo encantado, repleto de formas, cores, texturas em um território de surpresa e fascínio. Segundo o crítico de arte Marcus Lontra, as figuras encantadas que Raquel Saliba constrói são, na verdade, os guardiões da nossa liberdade, guerreiros da nossa coragem, anjos protetores, sujeitos dos nossos sonhos. E é um conjunto desse trabalho que poderá ser visto na Galeria de Arte da CASACOR Minas.
Do dia 12 ao dia 26 de agosto, a Mitre Galeria apresenta seu acervo, com uma curadoria que traz diferentes linguagens, entre fotografias, esculturas, pinturas e desenhos de importantes nomes do cenário artístico como Luana Vitra, Davi de Jesus do Nascimento e Wallace Pato. A Mitre Galeria, fundada em 2023 por Rodrigo Mitre, surge com o compromisso de contribuir para um imaginário social diversificado e efervescente no Brasil, e com a firme crença na prática artística como um motor chave para a transformação positiva do indivíduo e da sociedade. A galeria vem articulando propostas que ativam o cenário das artes contemporâneas em Minas, no Brasil e além, com um grupo de artistas de diferentes gerações, formações e práticas.
De 09 a 15 de setembro, a arquiteta, designer de interiores e designer de móveis com reconhecimento internacional Juliana Vasconcellos encerra o ciclo de exposições apresentando seu trabalho sempre icônico. Considerada uma das figuras principais de sua geração, ela dirige seu estúdio focado em interiores sob medida e design colecionável. Prioriza materiais naturais como pedra, madeira e metal e traz consigo uma paixão pelo design do século 20, especialmente brasileiro, francês e nórdico. Com uma estética elegante e despretensiosa, apresenta uma abordagem meticulosa e a paixão por usar materiais naturais e harmonizar forma e função, numa mistura de elegância atemporal e inovação contemporânea.
Arte nos ambientes
Além da galeria, de Juliana Vasconcellos, diversos outros ambientes ainda exploram a conexão da arte com a arquitetura e com a decoração, possibilitando experiências artísticas envolventes, como é o caso do Bilheteria, de Isabela Vecci, que recebeu uma grande intervenção no formato de lambe-lambe assinada pelo artista Preto Mateus, que avança pelo balcão e também pelas paredes. Vista-se, ambiente da estreante Luisa Mano, recebeu uma coleção de registros assinados pela fotógrafa Leca Novo, apresentando os bastidores de um desfile de moda. Na Sala de Banho e Quarto de Vestir, de Gislene Lopes, chama a atenção uma peça do renomado escultor Bruno Giorgi. Na Sala do Piano, de Rodrigo Moura e Daniela Jabour, o destaque fica por conta de uma tela, em litografia e das icônicas caixas de vidro, trabalhos da artista Thais Helt, com peças das séries “Tempo impresso”e “Quase um museu de objetos esquecidos”. O espaço ainda conta com esculturas assinadas pela artistas e ceramista Erli Fantini, que contabiliza mais de 50 anos de carreira.
O Studio Urbano, de Bruno Câmara e Marcela Machado, abriga uma curadoria de obras assinadas pela Galeria Murilo Castro, que inclui peças de Christus Nóbrega, Camille Kachani e Aline Setton, além de adornos, como o icônico cachorro em madeira, de Marcos de Sertânia. No Living Fragmentos, de Janaina Araújo, um espaço dedicado à apreciação da arte, a curadoria foi desenvolvida em parceria com a Galeria Hogar e apresenta uma seleção de peças assinadas, reunindo técnicas distintas, como pintura, escultura, litografia e construções a partir de retalhos de tecidos e costura, produzidos pelos artistas: Will, Douglas Carlos da Silva, Natan Dias, Marco Túlio Resende, Renato Morcatti e Marco Vinhal.
O Hogar Concept, ambiente com assinatura de Cris Capanema, reúne pecas de Marco Túlio Resende e Renato Morcatti. “A arte possui um papel fundamental nos meus ambientes. Ela traduz a essência do espaço e o sentimento envolvidos, possibilitando um olhar criterioso e envolvente. Uma obra de arte bem escolhida é capaz de abraçar o espaço e fazer com que o usuário se sinta envolvido pelo universo de cada um dos trabalhos ali representados. Para o nosso ambiente deste ano, selecionamos peças de dois artistas mineiros, que reúnem trabalhos provocativas, além de obras carregada de memórias”, destaca Cris Capanema.
Na Perfumaria Maison Deboá, de Andrea Pinto Coelho, o destaque fica por conta da grande tela de Maria Lynch, que ganha a companhia de uma peça assinada por Fernando Mello Brum, ambas do acervo da Galeria Murilo Castro.
Ao visitar o Estúdio dos Reflexos, de Túlio Henrique, o público será surpreendido com uma composição de telas do carioca Kakati de Paiva. Casa Opulente, ambiente do estreante Maycon Altera, abriga uma seleção precisa de obras de arte, entre telas, e esculturas, de artistas como Israel Kislansky e Valdelice Neves.
O Balnear Deca, de Evandro Melato e Pabrício Amaral, apresenta uma seleção de peças dos artistas Renato Morcatti, Osmundo Teixeira e Marcus Amaral. Um dos trabalhos que mais chamam a atenção do público é a escultura Homem de Papel, de Marcus Amaral. Outro destaque é a obra Carta, um trabalho provocativo de Renato Morcatti, posicionada estrategicamente para ser contemplada pelos visitantes.
A Escola Carneiro, ambiente de Amanda Silva, é na verdade um ateliê que abriga uma programação de aulas de pintura ao longo do período de realização da mostra. O público terá a oportunidade de conhecer a estrutura de uma escola de artes bem como conferir in loco a realização de uma série de aulas de pintura.
O Espaço Avosidade, Alex Rousset e Ana Vaz, por si só já é uma grande intervenção artística. A começar pela grande instalação têxtil, assinada por Ana Vaz, que recobre todo o ambiente, como se fosse um fazendo a vez de um útero, que envolve e protege os visitantes. A ideia da artista foi criar um clima que sugere o renascimento. Ao fundo, destaque para a obra “Festejar as estrelas”, de Gustavo Brito(Pé de Pavão), formando um grande painel, de 2,20m por 2,20m. Complementa a cena, a instalação audiovisual do artista Marcelo Belém. O espaço ainda conta com uma coleção de vasos, desenvolvida especialmente para o projeto pela equipe d’ O Ateliê de Cerâmica.
Na Loja Da Vila Cerâmica, de Joana Hardy, a proposta foi traduzir a essência do universo da cerâmica em um ambiente que reúne texturas, materiais naturais e a cor para celebrar o trabalho artesanal. As peças, dispostas pelo ambiente em formato de exposição, possibilitam que o público possa tocá-las, facilitando a apreciação de cada uma delas.
Caminhos Cromáticos, ambiente assinado por um quarteto de estreantes(Bruna Dornelas, Lívia Rangel, Marina Ragonezi e Thiago Oliveira) conta com intervenções artísticas tanto no lounge quanto nos dois banhos.
As arquitetas Mariana Borges e Thaysa Godoy, criadoras da Suíte de Hotel Memorável, convidaram a artista Aline Bergson a desenvolver um trabalho especialmente para o ambiente. ”Queríamos um pôr do sol e ela criou lindamente a obra “SUNSHINE” com ágata de fogo, citrino e quartzo transparente. O resultado nos surpreendeu, pois além de lindo ele transmite uma energia contagiante!”, destaca Thaysa Godoy. O espaço ainda recebe trabalhos do fotógrafo João Farkas e e de Marcos Coelho Benjamim.
Living do Colecionador, assinado pela arquiteta Ana Paula Paolinelli. O espaço foi pensado para abrigar as peças de um colecionador de arte, reúne trabalhos assinados por artistas reconhecidos no cenário brasileiro e internacional, como Abraham Palatnik e Zé Bento.
O Estar e Jantar Voktum, de Denise Vilela, conta com uma intervenção produzida especialmente para o ambiente, desenvolvida no local pelo artista niteroiense Rafael Vicente a partir do conceito do espaço. Nathália Mariana Castro, diretora da Galeria Murilo Castro, destaca a parceria com arquiteta: “A Denise é uma profissional que valoriza muito a presença da arte nos seus projetos. Ela é ousada e faz questão de repassar aos clientes a importância dessa relação e os benefícios da arte para quem usufrui dela no seu dia a dia. Ela também possui um olhar bem antenado e auxilia os clientes na de fazer boas escolhas, inclusive apresentando o trabalho de novos artistas.”
O Estúdio Comvida, de Rafaele Drumond e Fernanda Ferreira, é um ambiente livre de tecnologias. A proposta é desconectar das telaspara apreciar a beleza que pode ser encontrada nas mais diversas manifestações artísticas. Entre os destaques do ambiente estão as obras assinadas por Helder Perdigão, Marco Vinhal, Mona Diniz, Iana Coelho, Silvia Diniz e Silvio Ferraz.
Na Cozinha Ítalo-Mineira, a arquiteta Rafaela Bruna convidou a artista(e também cozinheira), Luma Lage, para desenvolver um painel em azulejaria, que foi inteiramente desenhado à mão, com temas alusivos às culturas gastronômicas mineira e italiana. No The Box, de Francisco Morais, a tela de Rodrigo Tonani salta aos olhos, garantindo a atenção de qualquer pessoa que passa pelo ambiente.
A Suíte do Amor, de Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, conta com uma curadoria de obras de arte planejadas para aguçar os sentidos, exaltando temas picantes. São trabalhos de Humberto da Mata, Júlia Panadés, Junia Penido, Susana Bastos, Sílvia Herval e Daniel Ribeiro, além de um poema de Dimitri BR, narrado por Paulo André(Grupo Galpão).
Na Copa Recortes, de Fernanda Abras e Luiza Janot, a seleção de obras de arte inclui trabalhos assinados por artistas renomados no cenário mundial, como Christus Nóbrega, Kamille Kachani, Xico Chaves e Domingos Tótora. No Ateliê, de Gabriella Roiz e Jacqueline Roiz, a ideia foi representar o ateliê de um artista, reunindo todas as funcionalidades necessárias ao ofício. O espaço recebeu uma série de obras assinadas por Jacqueline Roiz, que também é artista plástica.No Petit Resort, de Adriana Gouveia, as estrelas são as telas da artista mineira Geo Victor.
Ao chegar no restaurante O Chef e o Cabra, projeto da Life Projects, os visitantes são logo surpreendidos com a intervenção “Jardim das Taboas”, da artista Juliana Gontijo, que ocupa a parede principal, transformada em um espaço expositivo que ganhará outros trabalhos ao longo dos próximos dias. A partir da próxima semana, o espaço será ocupado pela artista Raquel Saliba, uma escultora que apresenta técnicas que evocam características rupestres. Na sequência, o mesmo espaço irá receber trabalhos de outros artistas convidados.
Releases e fotos dos ambientes:
https://drive.google.com/drive/folders/1-6zZOm4DfsSondWjKe-X_aqZ_p2HPrzA
Sobre a CASACOR Minas
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2024 chega à sua 29ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
SITE: www.casacor.abril.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas
INSTAGRAM: @casacorminas
Sobre a Multicult
A Multicult é uma empresa sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, especializada em ações e serviços nas áreas de Planejamento, Curadoria, Produção e Articulação para eventos, projetos e iniciativas nas áreas de Arquitetura, Cultura, Design, Gastronomia e Contemporaneidade. Entre os principais projetos desenvolvidos pela Multicult estão a CASACOR Minas, a Mostra 100% Minas e o Restauro da antiga sede da Rede Ferroviária Federal. Além disso, a Multicult também desenvolve uma série de ações e eventos especiais ao longo do ano como palestras, exposições, mostras e publicações voltadas para a área de economia criativa.
29ª CASACOR Minas Gerais
Horário de funcionamento
Terça a Sexta feira – das 14h às 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até às 22h)
Sábados – das 12h às 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até às 22h)
Domingo – das 12h às 19h (19h encerra a bilheteria, visitação até às 20h)
Valores de ingressos
Terça a Sexta-feira
Inteira R$80 / Meia entrada R$40 mediante comprovação
Sábados, domingos e feriados
Inteira R$90 / Meia entrada R$45 mediante a comprovação
CASACOR Minas Gerais
Onde: Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’água – Belo Horizonte – MG
Quando: de 26 de julho a 15 de setembro
Ingressos pelo site: www.casacor.com.br
Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/