Base das refeições em casa ou fora do lar, a marca oficial de grãos do evento convida chefs renomados para apresentar aulas-show gratuitas ao público do evento.
São Paulo, agosto de 2024 – Fartura Brasil leva para Tiradentes, em Minas Gerais, a 27ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia. Em parceria com a Camil, maior companhia de grãos do país, a programação terá como tema “As Culinárias de Minas e Portugal” e deve reunir mais de 45 chefs para celebrar as raízes dessas duas tradições culinárias, que costumam incluir grãos em seus pratos.
Durante o período, a Camil, marca de grãos oficial do evento, assumirá o naming rights da Cozinha ao Vivo no Espaço Santíssimo Resort. A marca contará com os chefs Carol Fadel, do Cozinha Matula, Helvecio Maciel, do Fogo Cozinha Rústica, e o chef Lucas Canalis, que lidera a Casa do Sabor (cozinha experimental da Camil), para prepararem receitas que reinventem a combinação de arroz, feijão e outros grãos do portfólio, como grão-de-bico, lentilha, feijão-branco, feijão-fradinho e uma variedade enorme de leguminosas que normalmente entram como acompanhamento do prato principal. No entanto, no Fartura Tiradentes, esses ingredientes serão a estrela do menu.
Com uma infraestrutura ampla para toda a família, de 23 de agosto a 1º de setembro, a cozinha mineira e portuguesa se encontra em três endereços: na Praça da Rodoviária, no Espaço Santíssimo Resort e no Largo das Forras. A organização prevê que mais de 60 mil visitantes se hospedem na cidade, atraídos tanto pelos principais pontos históricos quanto pela imersão na gastronomia, desde a experiência do preparo à degustação de receitas inéditas.
Programação Camil | Fartura 2024
No primeiro dia (23), com o tema “Raízes da Tradição”, o show ficará por conta da chef Carol Fadel, que irá preparar a receita de Tutu Tonto de Feijão-Branco. Já no sábado (24), o chef Helvecio Maciel, propõe “Uma Jornada do Grão-de-Bico ao Pirarucu”.
Espaço Conhecimento
Nesse mesmo dia 24, sábado, às 17h30, no Espaço Conhecimento, o chef Lucas Canalis, chef da Casa do Sabor – Cozinha Experimental da Camil Alimentos – abordará o tema: “PF, Comercial ou Marmitex, só não pode faltar arroz com feijão, a base do Brasil”. No formato de aula ao vivo, Canalis, especialista em gastronomia brasileira, falará sobre a origem dessa dupla tão presente no nosso dia a dia, incluindo os aspectos nutricionais e como evitar o desperdício. Para finalizar, ele fará uma receita de afeto, com arroz orgânico com peixe grelhado, purê de banana-da-terra, vinagrete de feijão-fradinho e farofa crocante.
Espaço Santíssimo
No domingo (25), às 13h30, o chef e churrasqueiro, Helvecio Maciel, estará “Reinventando o Clássico com Feijão-Fradinho e Charque”.
De volta ao Santíssimo
No segundo fim de semana de Fartura Tiradentes, na sexta-feira (30), às 19h, o chef Lucas une mar e montanha na panela com a receita de Feijoada Choco, que leva como ingrediente principal a lula para surpreender o paladar. No sábado (31), às 12h, Lucas apresenta o menu “Braseado Mediterrâneo com Leguminosas e Sabores Brasileiros”.
Para encerrar com chave de ouro, no domingo, 1º de setembro, às 12h, a chef Carol Fadel destaca as “Riquezas do Cerrado” com o preparo do arroz cremoso de surubim curado, grão-de-bico e nata.
Fartura de Amor
A Camil também participa da iniciativa social “Fartura de Amor”, que tem como objetivo contribuir com a comunidade local por meio da doação de produtos para cestas básicas e preparo de refeições entregues à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Neste ano, o chef da Casa do Sabor, cozinha experimental da Camil, Lucas Canalis, está entre os convidados que serão responsáveis por preparar uma receita especial para as crianças e adolescentes da instituição.
Sobre a Camil Alimentos
Uma das maiores empresas de alimentos da América do Sul, a multinacional brasileira Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional de arroz em 1963, atuando hoje nas categorias de grãos, açúcar, pescados enlatados, massas, cafés e biscoitos no Brasil. Com faturamento de R$ 12.9 bilhões no último ano, a Camil – que opera no Brasil, Uruguai, Chile, Peru e Equador – possui uma estratégia de negócios pautada pela diversificação do portfólio, lançamento de produtos, aquisições estratégicas e expansão para mercados externos, com foco em marcas reconhecidas em todos os seus mercados de atuação.