Modalidade facilita pagamentos recorrentes, mas, exige atenção dobrada do consumidor
Apesar das facilidades oferecidas pelo Pix Automático, a novidade exige cautela dos usuários. O professor da Faculdade Milton Campos e especialista em Direito Civil e Direito do Consumidor, Daniel Rennó, explica que, por se tratar de um pagamento recorrente, é fundamental conferir o valor, a frequência e as informações do prestador antes de autorizar a cobrança.
“Além disso, com a cobrança automática, o usuário pode se esquecer de cancelar um serviço não mais utilizado e aí ter uma dor de cabeça. Por isso é importante manter o controle das autorizações no aplicativo do banco e da fintech e revisar com frequência os débitos. Segurança digital também conta. Só autorize cobranças de fontes confiáveis”, alerta Rennó.
O Pix Automático começou a valer em junho de 2025. É uma nova funcionalidade do Banco Central para facilitar os pagamentos recorrentes. O professor da Milton Campos – faculdade integrante do Ecossistema Ânima de ensino, em Minas Gerais – traz outras quatro orientações sobre como utilizá-lo:
1 – Pix Automático na prática
Nele, o usuário autoriza uma cobrança, por exemplo, da conta de luz, da mensalidade da escola, da academia e, a partir daí, o valor é debitado automaticamente todo mês na data combinada, diretamente da conta dele. Sem precisar, como de costume, acessar o aplicativo ou escanear um QR Code. É como um débito automático, só que muito mais prático e com mais opções de uso.
2 – Pix Automático versus débito automático
A principal vantagem deste Pix é que ele funciona entre diferentes bancos e instituições, sem depender de convênios. “Isso facilita muito a vida de quem paga e de também quem recebe. Além disso, os pagamentos são instantâneos, muito mais agilidade para nós consumidores e para quem está prestando o serviço também, porque vai receber ali de forma imediata. É tudo feito pelo aplicativo do banco, sem muitas burocracias, convênios ou necessidades de adesão”, explica o especialista em Direito do Consumidor.
3 – Autorizar, gerenciar ou cancelar a modalidade
Tudo é feito pelo aplicativo do banco a que você está vinculado. “Você vai ver os detalhes, o valor, a frequência, quem está cobrando e confirmar, se quiser. Depois disso, você pode acompanhar, editar ou cancelar tudo ali via aplicativo, a qualquer momento. É muito rápido e transparente”.
4 – Impacto há quase dois meses do lançamento
Para o professor, o Pix Automático pode reduzir a inadimplência e, principalmente, eliminar custo com os boletos. “Até os pequenos prestadores de serviço podem oferecer essa opção com facilidade”, inclui. Para o consumidor, acrescenta o docente da Milton Campos, é uma forma de facilitar os pagamentos e trazer mais previsibilidade financeira mês a mês com menos custo no sentido de trabalho de ter que entrar e de ter que ficar dependendo de débito automático.