A Drogaria Araujo – referência em inovação e cuidado – acaba de lançar o Compra Rápida, um programa que simplifica a recompra de medicamentos de uso contínuo com tecnologia, segurança e personalização. Com apenas um clique via WhatsApp, o cliente pode refazer seu pedido, escolher entre entrega em domicílio ou retirada na loja de preferência, tudo sem taxas adicionais nem cobranças automáticas.
Com o Compra Rápida, o cliente recebe mensagens mensais no WhatsApp lembrando sobre os medicamentos que estão acabando, podendo realizar a recompra de forma imediata e segura. Voltado especialmente para pessoas com diabetes, tratamento para obesidade, hipertensão, colesterol e outras condições crônicas, o programa contribui para evitar interrupções de tratamento e garantir o bem-estar. Para participar, basta realizar um cadastro presencial único em qualquer loja Araujo e começar a receber os lembretes mensais com o link de recompra.
De acordo com a gerente de Marketing da Drogaria Araujo, Amanda Vidotti, o Compra Rápida foi criado para estar ao lado de quem precisa manter o tratamento em dia: “Tomar o remédio na hora certa pode parecer um detalhe, mas faz toda a diferença na recuperação e no controle da saúde. Estudos indicam que até 50% dos pacientes interrompem o uso dos medicamentos após seis meses, o que pode comprometer a eficácia da terapia e agravar o quadro clínico. O Compra Rápida nasce justamente para facilitar essa jornada, oferecendo conveniência, evitando esquecimentos e ajudando nossos clientes a manterem o tratamento em dia, com segurança e tranquilidade.”
Tecnologia e privacidade
Desenvolvido ao longo de 12 meses, o projeto envolveu as áreas de Inovação, Produtos, Tecnologia, CRM, Marketing, Comercial, Compliance e Jurídico. O Compra Rápida foi construído na plataforma da Salesforce – líder global em CRM – que forneceu a base tecnológica para personalização e segurança dos dados dos clientes.
“A integração com a Salesforce foi essencial para garantir que o programa fosse simples, seguro e 100% aderente à política de proteção de dados. A plataforma oferece recursos robustos de proteção de dados, como criptografia, anonimização e controle de consentimento, assegurando total privacidade e transparência ao usuário”, explica Amanda Vidotti.
Para a Salesforce, a parceria com a Araujo exemplifica como a tecnologia pode humanizar o atendimento e gerar impacto positivo na saúde. A vice-presidente Regional para Mídia, Varejo e Bens de Consumo na Salesforce, Joana Macedo, garante que com o Commerce Signature foi disponibilizada infraestrutura escalável e segura para um e-commerce de alta performance. “A eficiência vai além do checkout: com o Service e Sales, a Araujo unificou seus canais de atendimento, que dão às equipes as ferramentas para um atendimento contextualizado e ágil. Isso, combinado ao Marketing Engagement, que permite que eles criem jornadas de saúde personalizadas, entregando relevância e cuidado, e não apenas promoções”, reforça.
Operação, simplicidade e impacto
Antes do lançamento oficial, a Araujo realizou testes pilotos em 14 lojas, garantindo a estabilidade da solução e a integração entre equipes e clientes. O resultado foi uma ferramenta intuitiva, que facilita o trabalho dos vendedores e fortalece o relacionamento com o cliente.
“O Compra Rápida ajuda nossos atendentes a oferecerem uma experiência mais personalizada, acompanhando o cliente de forma ativa e garantindo que ele receba suporte em toda a jornada de compra”, afirma Amanda Vidotti.
A personalização da comunicação – feita com base no histórico de tratamento e nas preferências do cliente – também facilita o contato e estimula a continuidade do tratamento. Mais do que uma inovação tecnológica, o Compra Rápida reafirma o papel da Araujo como um verdadeiro hub de saúde e conveniência, que conecta tecnologia e atendimento humanizado.
Sobre a Drogaria Araujo
Reconhecida pela inovação em serviços e por um portfólio com mais de 24 mil produtos nas áreas de conveniência, saúde, beleza e bem-estar, a Araujo iniciou sua trajetória em 1906, na recém-fundada capital mineira. Hoje, é a maior empresa do setor em Minas Gerais, com mais de 70 milhões de atendimentos por ano. Seu pioneirismo e compromisso com o cliente são traduzidos no “Padrão Araujo de Medicamentos” – uma referência nacional em credibilidade, que assegura procedência, variedade e disponibilidade de estoque.