Exposição Individual de Marco Paulo Rolla chega à Galeria
Em vez da igreja, o ateliê como local sagrado para reflexão sobre o existir e sobre navegar neste mundo. “Trabalho como modo de observar a vida e, a partir disso, ter uma percepção do que me cerca e do social – é um compromisso meu com a arte”, conta Marco Paulo Rolla, autor da exposição Contrapontos e Contratempos, em cartaz na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas a partir de 11/4.
A observação da vida feita pelo artista mineiro lhe trouxe incômodos e, em virtude deste compromisso sagrado que ele menciona, o caminho possível foi transformá-los em trabalhos de arte. O que o espectador encontra são obras que expressam situações complexas do cotidiano, “do surrealismo que vivemos”, por meio de peças irônicas e reflexivas. A mostra vem, neste sentido, para completar o próprio ciclo das obras: “Tenho a urgência de que o trabalho funcione e seja visto. Que ele crie reflexões e que estas conversas, feitas a princípio comigo mesmo, se voltem à vida. E essa é uma relação que não se faz sem o embate entre os dois olhares, o de dentro e o de fora”, afirma.
Conhecido por trabalhos multidisciplinares, principalmente performáticos, Marco Paulo Rolla traz à Galeria pinturas, esculturas em bronze e intervenção em madeira. Em Contrapontos e Contratempos, a seleção de obras exibe, sobretudo, a inquietude do artista quanto às relações entre o corpo humano e os objetos eletrônicos.
“A arte é dirigida ao outro – e, hoje em dia, a lógica mercadológica tem uma nova caraterística, a busca por likes. A estratégia de criação passa toda por esta busca. E o meu trabalho quer dar uma palavrinha sobre isso. Quero debater essas máquinas, porque elas redirecionam a experiência humana, principalmente o desejo”, reflete Marco Paulo.
A seleção de obras, que abrange uma grande produção de trabalhos inéditos mais atuais e algumas obras mais antigas mas pouco expostas, chega à Galeria do Minas, portanto, para convidar o espectador a entender sua poética neste lugar público de diálogo. A exposição permanece em cartaz até 8/6.
Sobre o artista Marco Paulo Rolla (São Domingos do Prata, MG, 1967) é doutorando pelo PPGArtes da UEMG, Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG (2006) e Bacharel em Artes pela mesma instituição (1990). O artista também fez residência na Rijksakademie van Beeldende Kunsten (Amsterdam, Holanda), entre 1998 e 1999.
Desde 2001, é criador, coordenador, curador e editor do CEIA (Centro de Experimentação e Informação de Arte) em Belo Horizonte.
Rolla já realizou exposições individuais no Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda. Participou de exposições coletivas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e no de São Paulo (MAM-SP); em Rohrbach Zement, Dotternhausen, Alemanha; Muu Gallery, Helsinki, Finlândia; na Fondazione Pistoletto, Itália; no Harlem Museum, Sonsbeeck; Holanda em 2016, entre outras. Participou da programação de Performance da 29ª Bienal de São Paulo (2010). Foi ganhador do Prêmio de Aquisição do Salão Nacional da FUNARTE-RJ e do Prêmio Edgard Gunther de Pintura do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP). Em 2015, integrou o grupo de performers convidados na “Terra Comunal”, de Marina Abramovic, no SESC. Em 2018, realizou duas individuais – no Palácio das Artes, “Ópera”, e no Centro de Arte Popular: “Pela Pele: Reconstruindo o Homem e a Mulher”, ambas em Belo Horizonte. Seus trabalhos integram importantes coleções como a do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto Itaú Cultural de São Paulo, Museu de Arte da Pampulha de Belo Horizonte, Centro Cultural Inhotim, Brumadinho, Museu de Arte Casa das Onze Janelas, Belém, Pará, Museu MAR, Rio de Janeiro, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Dragão do Mar, Fortaleza, Ceará.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 21 anos em 2024 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
Serviço Exposição Contrapontos e Contratempos, de Marco Paulo Rolla Período expositivo: 11/4 a 22/6 Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas – Rua da Bahia, 2.244 Horário: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 11h às 19h. Entrada gratuita.
Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas: