Araçuaí é o próximo destino do programa Estações, da Rede Minas, nesta terça (3)

Milton Nascimento e Fernando Brant escreveram “Ponta de Areia”, canção que traça o caminho de ferro “que ligava Minas ao porto, ao mar”. O programa Estações, da Rede Minas, fez o trajeto inverso da música, mostrando as cidades que abrigavam as paradas de trem da Bahia a Minas Gerais. Nesta terça (03), a atração chega em Araçuaí, destino final da ferrovia Baiminas.

A Estrada de Ferro Bahia-Minas teve início em 1881, quando o Brasil ainda vivia a monarquia. Desde então, devagar os trilhos avançavam o trajeto, a maria fumaça apitava anunciando a prosperidade e a política se transformava para alcançar, finalmente, seu último destino, em 1942, em Araçuaí, cidade mineira do Vale do Jequitinhonha. Foram 24 anos que a população viu, ali, o trem passar até ser extinto, em 1966, como o Estações vai mostrar.

O município abrigou três estações. Além da “Arassuaí”, duas foram batizadas com os nomes dos engenheiros responsáveis Schnoor e Alfredo Graça. A equipe do programa esteve nos antigos casarões onde os trens paravam e mostra, na atração, o que restou da ferrovia. Toda a história é relembrada pelos próprios moradores, que vivenciaram a época de ouro da locomotiva.

O programa Estações vai ao ar nesta terça (03), às 19h, pela Rede Minas, site redeminas.tv e plataforma de streaming Minasplay.

Serviço:
Estações – Rede Minas
Temporada: Estrada de Ferro Bahia-Minas
Terça (03/09), às 19h – Araçuaí (MG)

Transmissão: Rede Minas (www.redeminas.tv/como-sintonizar), site redeminas.tv e plataforma de streaming Minasplay (minasplay.com ou pelo app no Google Play e Apple Store)

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/como-sintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; Vivo 508; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina. Acompanhe a programação, também, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming Minasplay (minasplay.com ou pelo app no Google Play e Apple Store)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados