A área externa da casa ganhou um novo significado. Antes, usada apenas como área de serviço ou para churrascos de fim de semana, hoje ganha um novo olhar. O que era considerado um espaço secundário da casa, passa por um ressignificado.
Um levantamento expressivo da Grand View Research, aponta que o mercado global de cozinhas ao ar livre gerou uma receita de US$19.642,6 milhões em 2021 e deve atingir US$40.318,3 milhões até 2030. Esse aumento mostra que a casa passou a ser vista como lugar de experiências internas e externas. Nessa mesma temática, o Relatório de Tendências de Vida ao Ar Livre 2023 da Fixr, assinala que a transição coesa de espaços internos para espaços externos é uma tendência muito procurada, seguida por cozinhas ao ar livre (52%).
É importante ressaltar que, não basta apenas instalar equipamentos modernos na casa, é preciso reinventar a experiência do cozinhar, comer ao ar livre e se reunir com família e amigos. Para experiências mais completas, a criatividade pode ser usada ao instalar iluminações, móveis multifuncionais, mesas, piscinas e outros itens indispensáveis para um espaço harmonioso e completo.
Ainda de acordo com o Relatório de Tendências de Vida ao Ar Livre 2023 da Fixr, outros aspectos populares para áreas externas é a privacidade (44%), relaxamento de estilo “luxo” (35%), jardins/cozinha de plantas (17%). Estes dados mostram que as pessoas buscam uma área além da cozinha, mas também um ponto de descanso, sem precisar sair de casa.
A busca por esse mercado mostra que a área externa da casa ganhou um novo conceito. O quintal virou um ambiente que reúne sabor, diversão, descanso e encontros.
Lívea Esteves, arquiteta