4ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto confirma sua vocação no fomento ao turismo

Realizado de 5 a 7 de junho, evento supera expectativas e atrai público de quase 6 mil visitantes

 

Durante três dias, a histórica cidade de Ouro Preto foi palco da 4ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur), com o tema Sabores, Tradições e Negócios, com toda programação integrada em um único espaço, o Centro de Artes e Convenções da (Ufop), possibilitando uma maior interação do público e os expositores que apresentaram toda a diversidade mineira, sua economia criativa, os roteiros turísticos e gastronômicos.

“Essa edição do Festur teve uma característica própria, uma maior conexão com o público e isso agradou a todos. O evento, de maneira geral, fluiu positivamente e cumpriu seu principal propósito que é o de mostrar todo o potencial turístico e cultural de Ouro Preto e região, mas de uma maneira na qual as ações chegaram até quem realmente é o nosso foco, ou seja, os municípios e suas riquezas”, ressalta Cássia Neves, CEO da CM Business Hub, uma das organizadoras do festival ao lado de Márcio Abdo de Freitas, presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau.

Já na abertura da 4ª Edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto, no dia 5 de junho, os visitantes puderam acompanhar uma apresentação do pianista norte-americano Evan Megaro, doutor em performance cultural, revelando a interseção que ocorre em todas as edições com culturas de diferentes países. Um destaque da extensa programação do evento foi a palestra master realizada pela Lux Academy Education: “Encantar para Fidelizar: Excelência em Atendimento e Experiência do Cliente” baseada no livro o Jeito Disney de Encantar os Clientes e outros autores visionários.

Relevância

Os três dias de evento revelaram a sua importância para o trade turístico ao reunir diversas autoridades e instituições de fomento, que visitaram os estandes e assistiram a palestras e talks promovidos nesta edição.

“Estamos muito satisfeitos com a presença de vários secretários municipais de turismo, cultura e desenvolvimento econômico que prestigiaram o evento, demonstrando como a força do poder público em consonância com ações de iniciativa privada fazem a diferença ao difundir e fomentar a cadeia produtiva do turismo possibilitando intercâmbios e, claro, a geração de negócios”, diz Cássia Neves.

Ao todo, a 4ª Edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto reuniu 81 expositores que levaram para a cidade histórica seus produtos culturais, gastronômicos e turísticos.

Festur recebeu visitantes de 80 cidades mineiras das mais diferentes regiões do estado, comprovando sua vocação em fomentar o turismo de negócios. Podemos citar alguns municípios como Aiuruoca, Alto Caparaó, Antônio Pereira, Araguari, Arapuá,  Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira do Campo, Caeté, Capitólio,  Caraguatatuba, Cataguases, Catas Altas, Caxambu, Conceição do Mato Dentro,  Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cordisburgo, Diamantina, Divinésia, Dom Silvério, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itaguara, Jaboticatubas,  Jacutinga, João Monlevade, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Manhuaçu, Mariana, Nova Lima, Pará de Minas, Pouso Alegre, Prados, Raul Soares,  Recreio, Rio Acima, Sabará, Salinas, Santa Bárbara, Santa Cruz do Escalvado, Santa Fé de Minas, Santa Luzia, São Domingos do Prata e São João del-Rei.

Também recebeu visitantes de outros estados como Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná e Rio Grande do Norte.

De acordo com Cássia Neves, nesta edição, os expositores tiveram ótimos resultados com a venda de produtos diretamente aos visitantes e também ao gerar negócios com empresários da região. “O resultado direto de vendas foi bem acima das expectativas. Este ano, também promovemos visitas guiadas com agentes de turismo para que eles pudessem conhecer todo o potencial de cada município e, assim, propor roteiros de visitação”.

Para a edição de 2025, Cássia revela que 80% dos expositores participantes desta 4ª edição já garantiram presença. “Para o ano que vem, iremos ter como eixo o turismo inteligente com foco nas cidades inteligentes, sem deixar de lado o contexto da mineiridade, nossos sabores e nossas tradições. Esse evento já faz parte do calendário de festividades de Ouro Preto e a cada edição vem se consolidando como um espaço fundamental para o desenvolvimento e o fomento do turismo na região”.

Festur conta com a parceria da Prefeitura de Ouro Preto e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG,) e promove o empreendedorismo, o fortalecimento do ecossistema de negócios turísticos inteligentes e a geração de oportunidades de emprego e renda, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e o crescimento sustentável do turismo em Minas.

CRÉDITO: LÉO JR. GOMES
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