4 em cada 10 brasileiros se tornaram mais empáticos graças a seus professores, diz estudo

Crédito: Freepik

Incentivo ao pensamento crítico também está entre os maiores legados

dos profissionais de educação, afirmam 38,4% dos ouvidos pela Preply

Afinal, quais das suas características atuais foram influenciadas pelo trabalho dos professores com quem já teve contato? Recentemente, uma plataforma fez tal pergunta a centenas de pessoas de todas as regiões, que revelaram: a disciplina e organização (42%), a empatia em relação aos outros (40,4%) e o pensamento crítico (38,4%) — apenas três entre os tantos bons exemplos aprendidos dentro (e fora) da sala de aula.

Já profissionalmente, segundo 5 em cada 10 entrevistados, a maior lição deixada pelos educadores está relacionada à aprendizagem contínua, que lidera o pódio dos maiores ensinamentos ao lado da importância do trabalho em equipe (44,4%).

Os dados são da Preply, que investigou as experiências mais inspiradoras da população enquanto estudantes, seja na escola ou faculdade. Além do legado deixado pelos profissionais de educação em suas vidas, durante o levantamento, os ouvidos ainda elegeram os termos que melhor definem seus ex-professores, entre adjetivos como “humildes”, “sábios” e “criativos”.

Brasileiros descrevem seus professores como “motivadores”

Mais do que um profissional que ensina, algo que o estudo da Preply evidencia é como, em meio a tantas trocas diárias com seus alunos, é comum que um bom professor se torne, para aqueles com quem convive, alguém que inspira — seja por sua postura de trabalho, habilidades para ensinar ou até mesmo certos traços da própria personalidade.

Não por acaso, quando indagados sobre as experiências pessoais com educadores diversos, 85,8% dos respondentes disseram ter convivido ao menos com um professor inspirador durante a infância ou adolescência, cujo entusiasmo e paixão pelo que ensinava (56,8%), bem como a maneira criativa de compartilhar o conhecimento (50,5%), se transformaram, durante as aulas, em razões para admiração geral.

“Admirados”, de toda forma, está bem longe de ser a única palavra com que os brasileiros descreveriam os profissionais de educação que participaram de suas formações. Para a maior parte dos ouvidos, na verdade, qualificadores como “sábios” (61,4%), “criativos” (48,4%) e “divertidos” (46,8%) são aqueles que melhor resumiriam o perfil de seus professores do passado, atrás apenas do adjetivo que mais apareceu nas respostas dos entrevistados: “motivadores” (62,2%).

Muito além da sala de aula: as lições de vida deixadas pelos professores

Enquanto verdadeiros agentes de transformação, não parece equivocado afirmar que certos ensinamentos dos professores tendem a perdurar por anos, impactando das escolhas pessoais à forma como seus alunos lidarão com os demais no mercado de trabalho.

Provando como suas lições não se restringem aos tópicos abordados em sala, por exemplo, 42% dos brasileiros questionados pela plataforma destacaram que são mais disciplinados graças à influência dos profissionais de educação, que também os ajudaram a ser pessoas empáticas (40,4%) e a pensarem criticamente (38,4%).

Já quanto ao impacto do ofício dos professores em suas carreiras, conforme evidenciam os ouvidos, não parar de aprender (47,8%) talvez seja a máxima mais importante, ao lado da importância do trabalho em equipe (44,4%), a motivação para ser um profissional melhor (44,2%), a organização e planejamento (44%) e uma lição essencial para um bom relacionamento entre líderes, clientes e colegas de trabalho: ética e integridade, presente em 4 em cada 10 respostas.

Metodologia 

Para desvendar as histórias inspiradoras das pessoas com seus professores, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 brasileiros residentes em todas as regiões do país. Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 10 questões, que exploraram as lições, aprendizados e características mais marcantes de seus educadores. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.

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