26/9 – Dia Nacional do Surdo – Boulevard Shopping BH promove promove séries de ações de acessibilidade

Após um ano de atuação, projeto aumenta pontos de

contato para atendimento gratuito em Libras, em tempo real

 

O mês de setembro destaca a luta pela inclusão das pessoas surdas no Brasil, propondo debates e celebrando conquistas. Na quinta-feira (26/9), comemora-se o Dia Nacional do Surdo, mas o período dedicado à conscientização sobre o tema atravessa o mês todo, também chamado de Setembro Azul. Em sintonia, o Boulevard Shopping BH celebra um ano da implementação do ConVersar, expandindo a atuação do projeto que amplia a acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes no mall.

 

O ConVersar consiste em uma plataforma de videoconferência, que disponibiliza intérpretes virtuais de Libras em tempo real. Com um celular com internet, colaboradores e clientes podem escanear os QR Codes distribuídos por diversos locais do shopping e utilizar o recurso para intermediar a comunicação, promovendo inclusão e acessibilidade. Por meio da ferramenta, é possível traduzir em Libras e intermediar compras e informações.

 

Nos dias 20 e 24 de setembro, o shopping reúne, respectivamente, colaboradores e lojistas, para uma nova rodada de treinamentos sobre possibilidades e recursos da plataforma. Até então, diversas lojas contavam com QR Codes nas suas vitrines. Agora, o projeto também pode ser acessado através das mesas da Praça da Alimentação, no Espaço Família, Espaço Cliente, Guichês de Estacionamento e na recepção da administração do Shopping. Além disso, os colaboradores dos times de seguranças e limpeza, muitas vezes acionados pelos clientes para obter informações, irão contar com os QR Codes no verso dos seus crachás, para tornar este atendimento ainda mais ágil.

 

O cinema do Boulevard também é parceiro do ConVersar através do Programa Cineart Acessível, que garante a experiência inclusiva através de recursos de audiodescrição, legendagem descritiva e LIBRAS.

Existem alguns aplicativos para smartphones e tablets, criados para proporcionar esta acessibilidade. São eles: Movie Reading, Greta e Mobi Load. Para as pessoas surdas, basta baixar os aplicativos, encontrar em qual deles está o filme a ser visto, fazer download do filme e selecionar a opção tradução em libras.

 

Em parceria com a Associação LADES – Liberdade, Autonomia, Dignidade e Equidade para Surdos o Boulevard receberá três instituições no dia 26/10 – Dia Nacional do Surdo, para uma sessão de cinema, estabelecendo maior diálogo com a comunidade. “Nós entendemos que a acessibilidade é um direito de todos. Queremos que as pessoas surdas aproveitem os nossos serviços em sua totalidade, este dia será importante pra ampliarmos este diálogo e termos esse feedback para sabermos o que ainda podemos melhorar. Ampliamos o ConVersar, mas a ideia é sempre buscar o aprimoramento das nossas práticas”, comenta Nadinne Matos, gerente de marketing do Boulevard Shopping.

 

Além do atendimento em Libras, o Boulevard também disponibiliza cadeiras de rodas e/ou scooters elétricas para pessoas com mobilidade reduzida, banheiros exclusivos para portadores de deficiência física e abafadores de ruídos, vagas de estacionamento, sessões de cinema inclusivas, empréstimo de cordão de doença invisível e de kits de autorregulação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Grande parte destas iniciativas estão disponíveis  no Espaço Cliente, localizado no segundo piso do mall.

 

Mais informações:

https://boulevardshopping.com.br/

https://www.facebook.com/BoulevardShoppingBH/

https://www.instagram.com/boulevardbh/

 

Sobre o Boulevard Shopping BH

Em 2024, o Boulevard Shopping completa 14 anos em Belo Horizonte. Inaugurado em 2010, foi o primeiro grande centro de compras da região centro-leste da cidade. Administrado prela ALLOS, o mall se destaca pela beleza do projeto arquitetônico, o Boulevard Corporate Tower – torre comercial de 17 andares –, a rede de cinema Cineart com a única sala IMAX de Minas Gerais, o mix de lojas diferenciado e as constantes novidades e eventos fizeram com que ele se tornasse um dos preferidos dos consumidores mineiros. É sede da BeGreen, a primeira fazenda urbana da América Latina. Em sua trajetória, o empreendimento já conquistou 18 prêmios, sete deles internacionais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados