01/09 – Mauricio Tizumba convida Marcelo Veronez para edição do Projeto Tambor na Praça em Contagem

A programação do Tambor na Praça em 2024 recebe em setembro o cantor e ator Marcelo Veronez . A apresentação gratuita será no dia 1º domingo, às 11 horas, na Praça da Glória no bairro Eldorado

O projeto Tambor na Praça, liderado por Maurício Tizumba, leva o som e a energia do Tambor Mineiro em shows instrumentais de percussão para praças públicas com a participação de convidados de diferentes linguagens musicais. A ideia é compartilhar ritmos, sons e promover a cultura e a música popular. No mês de setembro, o projeto terá a participação do cantor, ator e diretor de teatro e shows, Marcelo Veronez. A apresentação está marcada para o domingo, dia 1º de setembro, às 11h, na Praça da Glória, no bairro Eldorado, em Contagem e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Tambor na Praça é um projeto que une a comunidade através da força do tambor, trazendo a energia e a alegria da nossa música para um espaço aberto e acessível a todos. E é com grande alegria que receberemos Marcelo Veronez, um artista completo, cuja potência e versatilidade enriquecem qualquer palco. Sua presença, junto aos tambores, é a prova da força da nossa cultura, da capacidade de unir diferentes expressões artísticas em torno de uma mesma ancestralidade”, reforça Maurício Tizumba que receberá Veronez acompanhado pelo Bloco Saúde e pelo Bloco Tambor Mineiro. No repertório estarão canções como “Menina mineira”, “Casa aberta” e Maurice a Paris.

A presença do Bloco Saúde também é destaque no projeto. Formado por profissionais da saúde, o bloco demonstra que a música e a cultura são ferramentas essenciais para o bem-estar integral, reforçando a mensagem de que a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social. “O Bloco Saúde, está sempre com a gente, porque ele nasce exatamente do Tambor na Praça. A gente traz médicos cooperados, funcionários, colaboradores, pessoas ligadas à Unimed que, há quase 15 anos, vêm com a gente para as ruas, para as praças, levando muita alegria e festa”, comenta Tizumba.

Marcelo Veronez

Nascido em Belo Horizonte, Veronez viveu toda a infância em uma roça, perto

de Itamarandiba, pequena cidade no Vale do Jequitinhonha. Logo se mudou para Contagem, onde viveu por toda a década de 90 até no início dos anos 2000, retornando em 2007 para Belo Horizonte. Se tornou cantor, ator, diretor de teatro e de shows, formado pelo Teatro Universitário da UFMG (2003), com passagens pela Anthonio Escola de Canto e Primeiro Ato Centro de Dança.

Em 2017, Veronez lançou o seu disco de estreia, Narciso deu um grito. Atuou nos espetáculos Os Saltimbancos, de Chico Buarque, pelo qual recebeu o Prêmio Sinparc como melhor ator coadjuvante. Desde 2019 está no elenco da montagem de Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, sob direção de Gabriel Vilela. Passou pela montagem do mesmo espetáculo com produção da Orquestra Ouro Preto, sob direção de Chico Pelúcio em 2023. Entre seus shows mais destacados estão Não sou nenhum Roberto, em cartaz desde 2008, e o mais recente, Como se não tivesse acontecido nada, além de “Cássia, te amo”, em homenagem a Cássia Eller. É também pesquisador do encontro entre teatro e música popular através do projeto “Rampa: treinamento cênico para artistas da música” e foi durante sete anos gestor da Gruta!, um dos mais importantes espaços da cultura underground e LGBTQIAP+ de Belo Horizonte.

Tambor na Praça

O projeto é liderado por Maurício Tizumba, que se apresenta originalmente ao lado do Bloco Tambor Mineiro e do Bloco Saúde, grupo de percussão formado por médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, cujo objetivo é levar música para espaços públicos de forma voluntária. Juntos, ocupam as praças de BH e região metropolitana com os tambores de Minas Gerais, sempre trazendo um grupo ou artista convidado para compartilhar ritmos e sons.

Próximas edições do Tambor na Praça

A programação do Tambor na Praça em 2024 teve início em agosto com a violoncelista Carolina Rodrigues. Até dezembro, o projeto seguirá realizando mais quatro intervenções em espaços públicos. No dia 17 de novembro, às 11h, o Tambor na Praça recebe Elisa de Sena, na Praça da Saúde, em Belo Horizonte. No dia 24 de novembro, às 11h, o convidado é o Luiz Rocha, para um show em Betim. Dia 1º de dezembro, às 11h, na Praça Amadeo Lorenzato, no bairro Pilar, quem participa é Matéria Prima; e, no dia 8 de dezembro, às 16h, a convidada é a Adrianna, na Praça Floriano Peixoto, BH.

Instituto Unimed – BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

SERVIÇO

Tambor na Praça recebe Marcelo Veronez

1º de setembro, domingo, 11h, na Praça da Glória (Eldorado – Contagem)

Entrada gratuita

Informações @ciburlantins

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados