Sistema Ocemg estimula crescimento do voluntariado em 2024

Entidade promove workshops pelas regiões de Minas, para capacitar cooperativas em ações que geram desenvolvimento sustentável local

Crianças em idade escolar do município de Patrocínio (MG) têm acesso a consultas oftalmológicas e óculos gratuitos pelo projeto “Veja um Mundo Melhor”, desenvolvido pela cooperativa de crédito Sicoob Coopacredi na cidade. Em João Monlevade (MG), pessoas em situação de vulnerabilidade social com redução de mobilidade podem contar com o projeto “Eu Ajudo na Lata” – criado pela Unimed Brasil e adotado pela Unimed do município – para ter acesso às cadeiras de rodas adquiridas a partir da coleta e da venda de lacres a empresas de reciclagem. Em Congonhas, a Coopertran, em parceria com a Prefeitura, tem beneficiado a população com uma iniciativa de coleta e descarte consciente de lixo eletrônico, visando tanto ao reuso e à geração de renda para os catadores quanto à destinação adequada para redução dos impactos ambientais.

Essas e outras ações são exemplos que mostram que as cooperativas mineiras estão cuidando das pessoas, preservando o meio ambiente e promovendo a sustentabilidade de forma contínua nas regiões em que estão inseridas. “Nosso trabalho é desenvolvido por meio de parcerias e voluntariado, desde a capacitação de pessoas para a triagem das crianças até a consulta, o diagnóstico e a busca pela doação dos óculos na comunidade”, conta o presidente do Sicoob Coopacredi, Célio Machado de Castro, explicando a essência do projeto “Veja um Mundo Melhor” – pautada na solidariedade.

O mesmo acontece com o trabalho de doação de lacres da Unimed João Monlevade. “Durante a campanha, os lacres são coletados pela comunidade em geral. Contamos com a colaboração de outras cooperativas, paróquias, escolas e, principalmente, comércios das cidades abrangidas pela Unimed, que realizam a arrecadação dos lacres em seus municípios”, afirma Maria Aparecida Barbosa, gerente-geral da coop.

“Sem alarde, nos bastidores, o cooperativismo está alavancando o desenvolvimento local, gerando crescimento econômico e prosperidade social”, reforça o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Muito desse trabalho acontece dentro do Dia C, criado pelo Sistema Ocemg em 2009 e já alçado a maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil. As ações do programa são estimuladas a ocorrer ao longo de todo o ano, e são comemoradas em uma data específica – o primeiro sábado do mês de julho, mês que também se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

          Dia de Cooperar – O Sistema Ocemg está realizando workshops em várias regiões do Estado, para divulgar exemplos e estimular as cooperativas mineiras a elaborarem projetos dentro do Dia C 2024.

A proposta é capacitar e orientar as cooperativas a implementar iniciativas para o Movimento Dia de Cooperar que abordem questões sociais importantes e tenham impacto positivo em suas comunidades.

O evento é direcionado a dirigentes, cooperados e empregados de cooperativas, e será realizado em Belo Horizonte, Piumhi, Varginha, Governador Valadares, Patos de Minas, Uberlândia e Montes Claros.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados