Festival Tropeiro Mineiro encerra edição com festa na Praça Duque de Caxias

Evento gratuito reúne gastronomia, divulgação dos vencedores e shows musicais no dia 6 de setembro, em Santa Tereza

Depois de movimentar 31 bares e restaurantes da capital, o 2º Festival Tropeiro Mineiro chega ao fim com uma grande festa de encerramento no sábado, dia 6 de setembro, a partir das 10h, na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Além da aguardada divulgação dos vencedores do concurso gastronômico e de shows musicais, o público poderá aproveitar a praça de alimentação montada especialmente para o evento, com os pratos criados pelos estabelecimentos participantes. De 16 a 30 de agosto, bares e restaurantes da capital apresentaram versões exclusivas do feijão tropeiro buscando preservar saberes e tradições culinárias que atravessam séculos.

A programação cultural promete animar o público durante todo o dia, com apresentações de Paulinho Oliveira, em um show intimista de voz e violão que passeia por clássicos de várias décadas; da banda Veraneio 69, trazendo grandes sucessos do rock mundial; e de Ana Vieira, que leva ao palco o melhor da música sertaneja. “Mais que um concurso gastronômico, o festival se consolidou como espaço de celebração da história e da identidade mineira, reunindo tradição, criatividade e boa comida. Agora, o encerramento no coração de Santa Tereza promete marcar o calendário cultural e gastronômico de Belo Horizonte, reunindo famílias, turistas e apaixonados pela cozinha brasileira em um dia de festa”, afirma a coordenadora do evento, Miriam Cerutti.

Para participar, os bares e restaurantes tiveram que seguir regras específicas: o prato precisava ter feijão e farinha como ingredientes obrigatórios, enquanto o drink deveria ser preparado com a cachaça mineira Jeceaba. A escolha dos vencedores será feita pela soma da votação popular, que tem peso de 70%, e da avaliação de um júri técnico formado pelos chefs Ricardo Rodrigues, Helena Bastos, Peninha, Murai Caetano e Marcelo Salomão, sob curadoria de Rosilene Campolina — responderá por 30% da nota. Serão eleitos três vencedores, avaliados nos quesitos apresentação, sabor e criatividade.

Participam do Festival os estabelecimentos: Alibabar, Barbazul, Babel, Bar do Sidney, Bar do Museu Clube da Esquina, Bar do Xaxa, Bar Du Pedro, Bar Sô Pedro, Breik Breik, Boi Vitório, Botequim Sapucaí, Divino Cunhas Bar, Estação Parada do Cardoso, Favoritto, Lá Farina, Marmitex da Penha, Piratas Bar, Querida Jacinta, Sara Sabores, Saboritis, Sagarana, Sheridan, Sobrado, Tropeiro do 13, Tropeiro e Cia, Tropeiro da Lurdinha, Tia Maluka, Via Deslandes, Feijoah Cozinha, Algo a Mais e Bar du Magrelo.

Serviço

Festa de encerramento do 2º Festival Tropeiro Mineiro

Data: sábado, 6 de setembro de 2025, na Praça Duque de Caxias – Santa Tereza, Belo Horizonte
Horário: a partir das 10h

Atrações: Paulinho Oliveira, Banda Veraneio 69 e Ana Vieira.
Gratuito

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados