O Chef Gustavo Melo, docente do Senac em Minas, que integra o Sistema Fecomércio MG, obteve a prestigiada certificação ProChef I, oferecida pelo Culinary Institute of America (CIA). Essa conquista eleva o padrão de ensino da gastronomia no estado e prepara profissionais para os desafios do mercado global.
Ao longo de um ano, o Chef se dedicou intensamente aos estudos, aprimorando conhecimentos teóricos sobre medidas e proporções, noções de nutrição e de segurança alimentar. Para a parte prática, contou com o apoio de Ronie Peterson, Chef de Cozinha e atual Gerente de Alimentos e Bebidas do Senac em Minas, que também possui a certificação.
“Essa credencial me permitirá capacitar os docentes para oferecer aos nossos estudantes uma formação de excelência ainda mais completa e alinhada com as melhores técnicas e práticas internacionais”, salienta Gustavo.
Com essa conquista, o Senac em Minas consolida sua posição como referência em educação gastronômica, preparando profissionais altamente qualificados para atuar em qualquer lugar do mundo.
O programa ProChef é reconhecido mundialmente como um selo de excelência na área, avaliando competências em técnicas de cozinha, gestão de pessoal e administração financeira. A certificação é obtida após um rigoroso processo que inclui testes teóricos e avaliações práticas de alta performance.
Segundo Gustavo, o próximo passo é a realização de workshops para todos os docentes da área de gastronomia do Senac para compartilhar conhecimentos e experiências. “Buscamos assim garantir que nossos estudantes tenham uma formação ainda mais sólida, conectada às melhores práticas do cenário internacional.”
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição -é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Sobre o Sistema Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.