Iniciativa contou com palestrantes das áreas de empreendedorismo, sustentabilidade e comunicação
Na sexta-feira, 28 de março, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas (Sinduscon-MG) promoveu a segunda edição do “Construindo Com Elas”. A iniciativa faz alusão ao Mês da Mulher e celebra a importância da participação feminina na Construção Civil. A realização reuniu mais de 130 mulheres para uma manhã de trocas e aprendizados.
A abertura dos debates ficou a cargo da vice-presidente Administrativo-Financeira do Sinduscon-MG, Letícia França. Em seu discurso, a engenheira e diretora da RDR Engenharia ressaltou que “a Construção Civil vai muito além da atividade de construir”. Há 15 anos atuando no setor, ela relembrou as intensas mudanças ocorridas na última década. “Muitas vezes, fui a única mulher em uma mesa de decisões. Hoje somos cada vez mais parte das transformações no mundo da engenharia e esse evento é uma grande prova de que não estamos sozinhas”, compartilhou com o público.
O “Construindo Com Elas” foi criado, no ano passado, para refletir sobre o crescimento do protagonismo feminino na Construção Civil. “Hoje, mais do que nunca, celebramos a força que as mulheres representam no nosso setor”, destacou a assessora econômica do Sinduscon-MG, Ieda Vasconcelos, que presidiu a cerimônia.
Nesta segunda edição, as participantes puderam escutar a história de vida da palestrante Cornélia Rodrigues, conhecida como Nelinha do Babaçu. Referência mundial em empreendedorismo sustentável, ela compartilhou como as oportunidades foram aproveitadas no decorrer de sua vida. Ela, que também já trabalhou no setor da Construção Civil, construiu seu próprio legado a partir do uso do coco-babaçu e se tornou sócia em três empresas. “Uma das formas de vencer na vida é não se preocupar apenas com você, mas com o todo. Essa é uma grande característica do olhar feminino”, afirmou.
Na sequência, a arquiteta Clara Ciotto e a analista de comunicação Patrícia Prates apresentaram o projeto “Arquitetura na Periferia”, uma iniciativa que capacita mulheres para a atuação em obras, tanto em suas próprias residências quanto no mercado de construção. Já o painel “Empreendedorismo: Mulheres Líderes na Construção Civil”, que encerrou a programação, contou com a diretora de Marketing e Comunicação da MRV&CO, Aléxia Duffles, e a sócia e diretora da Sol Edificações, Nahele Marques, para compartilharem suas trajetórias. Mediadas pela vice-presidente de Comunicação do Sinduscon-MG e diretora da Arthros Incorporadora, Izabella Lages, as profissionais destacaram o papel das lideranças femininas na geração de ambientes de trabalho mais democráticos, além de trocarem experiências de vida com o público.
Como parte da celebração, foram realizados sorteios de brindes para as participantes, como kits de beleza, mochilas, mesa para computador, chocolates e um prêmio no valor de R$ 1.000. A edição 2025 do “Construindo com Elas” teve patrocínio Ouro da ArcelorMittal e Prata da Amanco Wavin/Tuma Comercial, Cestas Persona e TopMix. O evento recebeu apoio da Arthros Incorporadora, Bralar Construtora, Brain, Caixa Econômica, Cimento Cauê, Construtora Uni, Coopercon-MG, Direcional, Engemais, iForms, Grupo Patrimar, Martins Lanna, MIP Engenharia, Nacur Advogados, Orguel, PASI, Precisão Consultoria, Retc Infraestrutura, Riva Incorporadora, Seconci-MG, Segenco, Sicoob Imob.Vc, Simvidro, SindiSorvete, Skiju Sorvetes, Sol Edificações e Tia Lia Lanches.