Programação, que acontece entre os dias 19 e 26 de julho, conta com exibição de filmes, mostra fotográfica, conferências e oficinas
Belo Horizonte recebe, entre os dias 19 e 26 de julho, diversas atividades gratuitas do Prêmio Pierre Verger, incluindo a 15ª Mostra de Filmes Etnográficos, a 12ª Mostra de Ensaios Fotográficos, a 2ª Mostra de Desenho e 34ª Reunião Brasileira de Antropologia. A programação conta com exibição de filmes, mostra fotográfica, conferências e oficinas. Mais informações estão disponíveis no sitehttps://premiopierreverger.com/2024/.
A noite de abertura do Prêmio Pierre Verger e da15ª Mostra de Filmes Etnográficosserá realizada no dia 19 de julho, a partir das 19h, no Cine Santa Tereza, com uma conferência de Ailton Krenak, escritor e liderança indígena, e Olinda Tupinambá, artista e cineasta indígena. O tema será os cinemas plurais e os perigos de uma história única.
A programação segue no local com a exibição de 27 filmes e bate-papos com Faye Ginsburg, antropóloga da Universidade de Nova Iorque, Pegi Vail, antropóloga da Universidade de Nova Iorque, Isabel Noronha, cineasta moçambicana, e Camilo de Sousa, cineasta e vice-presidente da Associação Moçambicana de Cineastas. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no site https://site.bileto.sympla.com.br/cinesantatereza/ e na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.
A cerimônia de premiação da mostra de filmes será realizada no dia 23 de julho, às 18h30, no Cine Theatro Brasil Vallourec.
A Mostra de Fotografia e Desenho acontece entre os dias 22 e 26 de julho, no saguão da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. Serão expostas 20 obras fotográficas e 8 desenhos dos artistas Eduardo Vargas, Fabiana Bruno e Tatiana Lotierzo. A abertura será no dia 22, às 18h, e a visitação gratuita segue até o dia 26, das 9h às 21h.
Também na UFMG, entre os dias 25 e 26 de julho, das 8h30 às 10h30, serão realizadas as atividades da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia. A programação inclui oficinas oferecidas por artistas e acadêmicos em diferentes estágios de suas carreiras, explorando novos horizontes e técnicas na antropologia visual.
O Prêmio Pierre Verger (PPV) é realizado desde 1996 pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e tem como principal objetivo premiar filmes, ensaios fotográficos e desenhos que dialoguem e experimentem com imagens, sons, gestos e movimentos, como parte de processos e resultados de pesquisa antropológica e etnográfica. Pessoas do Brasil e de outros países submetem suas produções, que são posteriormente selecionadas pela Comissão Organizadora para compor as Mostras de Filmes, Ensaios Fotográficos e Desenhos do Prêmio Pierre Verger. Desde 2022, o PPV reserva 20% das obras selecionadas para antropólogas/os negras/os, indígenas, trans e/ou com deficiência.
“O Prêmio Pierre Verger é uma importante ferramenta de valorização da imagem, do vídeo e do som produzidos por antropólogas e antropólogos na interpretação dos fenômenos culturais. Ele serve como uma instância de divulgação dessas realizações e um espaço estabelecido e reconhecido de reflexão sobre a pesquisa antropológica brasileira. A realização deste evento e sua internacionalização não teriam sido possíveis sem o apoio da Wenner-Gren Foundation e da Capes, aos quais expressamos nosso sincero agradecimento”, explica Lisabete Coradini, presidenta do Prêmio Pierre Verger.
Programação
19 de Julho de 2024
19h – Cerimônia de Abertura
Andréa Zhouri (Presidente ABA)
Lisabete Coradini (Presidenta PVV)
Luis Felipe Hirano (Coordenador CAV)
Fabiana Bruno (Coordenadora CAV)
Coordenação: José Barbosa Júnior (IFRN )
19h30 – Conferência – Cinemas plurais e os perigos de uma
história única – Ailton Krenak e Olinda
Tupinambá (artista Indígena)
Coordenação: Lisabete Coradini (UFRN) e
Alessandro Campos (Festival Internacional
do Filme Etnográfico do Pará/UFPA)
Local: Sala de Cinema Santa Tereza, Belo
Horizonte
20 de Julho de 2024
9h30 – Mostra de filmes – Sessão 1
Acervo ZUMVI – O Levante da Memória
(Iris de Oliveira | Brasil | 2020 | Documentário | 36 min)
A superprodução musical "O Mágico de Oz" fará única apresentação no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, neste sábado, dia 27 de maio, às 15h. Os ingressos estão à venda pelo Bilheteria Express.
"Concerto Popular Brasileiro" une o sambista carioca à formação mineira com um repertório de clássicos da MPB em única apresentação no dia 12 de agosto, às 17h, no Parque Villa-Lobos, com entrada gratuita