Programação, que acontece entre os dias 19 e 26 de julho, conta com exibição de filmes, mostra fotográfica, conferências e oficinas
Belo Horizonte recebe, entre os dias 19 e 26 de julho, diversas atividades gratuitas do Prêmio Pierre Verger, incluindo a 15ª Mostra de Filmes Etnográficos, a 12ª Mostra de Ensaios Fotográficos, a 2ª Mostra de Desenho e 34ª Reunião Brasileira de Antropologia. A programação conta com exibição de filmes, mostra fotográfica, conferências e oficinas. Mais informações estão disponíveis no sitehttps://premiopierreverger.com/2024/.
A noite de abertura do Prêmio Pierre Verger e da15ª Mostra de Filmes Etnográficosserá realizada no dia 19 de julho, a partir das 19h, no Cine Santa Tereza, com uma conferência de Ailton Krenak, escritor e liderança indígena, e Olinda Tupinambá, artista e cineasta indígena. O tema será os cinemas plurais e os perigos de uma história única.
A programação segue no local com a exibição de 27 filmes e bate-papos com Faye Ginsburg, antropóloga da Universidade de Nova Iorque, Pegi Vail, antropóloga da Universidade de Nova Iorque, Isabel Noronha, cineasta moçambicana, e Camilo de Sousa, cineasta e vice-presidente da Associação Moçambicana de Cineastas. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no site https://site.bileto.sympla.com.br/cinesantatereza/ e na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.
A cerimônia de premiação da mostra de filmes será realizada no dia 23 de julho, às 18h30, no Cine Theatro Brasil Vallourec.
A Mostra de Fotografia e Desenho acontece entre os dias 22 e 26 de julho, no saguão da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. Serão expostas 20 obras fotográficas e 8 desenhos dos artistas Eduardo Vargas, Fabiana Bruno e Tatiana Lotierzo. A abertura será no dia 22, às 18h, e a visitação gratuita segue até o dia 26, das 9h às 21h.
Também na UFMG, entre os dias 25 e 26 de julho, das 8h30 às 10h30, serão realizadas as atividades da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia. A programação inclui oficinas oferecidas por artistas e acadêmicos em diferentes estágios de suas carreiras, explorando novos horizontes e técnicas na antropologia visual.
O Prêmio Pierre Verger (PPV) é realizado desde 1996 pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e tem como principal objetivo premiar filmes, ensaios fotográficos e desenhos que dialoguem e experimentem com imagens, sons, gestos e movimentos, como parte de processos e resultados de pesquisa antropológica e etnográfica. Pessoas do Brasil e de outros países submetem suas produções, que são posteriormente selecionadas pela Comissão Organizadora para compor as Mostras de Filmes, Ensaios Fotográficos e Desenhos do Prêmio Pierre Verger. Desde 2022, o PPV reserva 20% das obras selecionadas para antropólogas/os negras/os, indígenas, trans e/ou com deficiência.
“O Prêmio Pierre Verger é uma importante ferramenta de valorização da imagem, do vídeo e do som produzidos por antropólogas e antropólogos na interpretação dos fenômenos culturais. Ele serve como uma instância de divulgação dessas realizações e um espaço estabelecido e reconhecido de reflexão sobre a pesquisa antropológica brasileira. A realização deste evento e sua internacionalização não teriam sido possíveis sem o apoio da Wenner-Gren Foundation e da Capes, aos quais expressamos nosso sincero agradecimento”, explica Lisabete Coradini, presidenta do Prêmio Pierre Verger.
Programação
19 de Julho de 2024
19h – Cerimônia de Abertura
Andréa Zhouri (Presidente ABA)
Lisabete Coradini (Presidenta PVV)
Luis Felipe Hirano (Coordenador CAV)
Fabiana Bruno (Coordenadora CAV)
Coordenação: José Barbosa Júnior (IFRN )
19h30 – Conferência – Cinemas plurais e os perigos de uma
história única – Ailton Krenak e Olinda
Tupinambá (artista Indígena)
Coordenação: Lisabete Coradini (UFRN) e
Alessandro Campos (Festival Internacional
do Filme Etnográfico do Pará/UFPA)
Local: Sala de Cinema Santa Tereza, Belo
Horizonte
20 de Julho de 2024
9h30 – Mostra de filmes – Sessão 1
Acervo ZUMVI – O Levante da Memória
(Iris de Oliveira | Brasil | 2020 | Documentário | 36 min)