Novo álbum do bandolinista mineiro Marcos Frederico, “Despalavra”, já está disponível nas plataformas digitais

Já disponível nas plataformas digitais, novo álbum conta com participações de músicos como

Paulinho Santos e Chico Amaral

“Despalavra” é o novo álbum do compositor e bandolinista Marcos Frederico. O título, homônimo ao poema de Manoel de Barros, ecoa o mesmo gesto: fazer sentido quando a palavra não é necessária. Disponível em todas as plataformas digitais, o oitavo disco do artista mineiro encontra na música instrumental a sua forma de expressão.

O álbum reúne nove criações autorais, que transitam entre o choro, o fado e a valsa. Entre os destaques estão “Andaluza”, em parceria com o compositor Chico Amaral, e “Voo Livre”, que conta com o percussionista Paulinho Santos, ex-UAKTI. Com arte de Fred Paulino, a capa traz a fotografia “Pedra Branca”, da série Mar de Morro, do premiado fotógrafo Pedro David.

Ao longo das faixas, o ouvinte pode passear por atmosferas solares, arranjos que convidam a dançar, a chorar, assim como a atravessar uma mistura de emoções, como na composição “Montanha-Russa”.

Segundo o compositor, o trabalho é fruto de um longo processo de criação: “Foi um disco feito com calma, eu passei de 2020 a 2025 compondo e gravando na minha produtora, a Liquidificador. Alguns músicos colaboraram à distância, como Felipe Bastos, que me mandou os pandeiros e os tamborins diretamente de Portugal, e Paulinho, que me enviou a percussão de sua casa em BH. Tudo enquanto enfrentávamos a pandemia”.

SENSIBILIDADE E IRREVERÊNCIA

Natural de Belo Horizonte, a trajetória de Marcos Frederico une sensibilidade e irreverência. O artista se aventura por arranjos sensíveis, enquanto também é um dos maiores vencedores do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, com canções que não dispensam a graça e a agudeza do deboche. Além de 1º lugar no concurso belo-horizontino, também foi vice-campeão no 11º Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

O reconhecimento vai além das criações carnavalescas: Frederico já conquistou o 1º lugar em Melhor Trilha Sonora de Teatro no Prêmio SINPARC, com o grupo Armatrux; e o Prêmio BDMG Instrumental, com composições próprias, em 2011, e como Melhor Instrumentista, em 2010. Também coleciona parcerias com grandes músicos como Murilo Antunes, Sérgio Pererê, Brisa Marques e Ana Rodrigues.

Em Despalavra, incorpora as vivências de toda essa trajetória: “São 23 anos tocando bandolim, e desde meu primeiro disco, Sinuca Tropical (2007), acho que venho desenvolvendo uma linguagem própria. Sinto que cheguei no momento de maior intimidade com meu instrumento e criei minha assinatura”, comenta.

SERVIÇO

Álbum “Despalavra” – Marcos Frederico

Disponível em todas as plataformas digitais

Mais informações: @marcosfredera

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados