Novo álbum do bandolinista mineiro Marcos Frederico, “Despalavra”, já está disponível nas plataformas digitais

Já disponível nas plataformas digitais, novo álbum conta com participações de músicos como

Paulinho Santos e Chico Amaral

“Despalavra” é o novo álbum do compositor e bandolinista Marcos Frederico. O título, homônimo ao poema de Manoel de Barros, ecoa o mesmo gesto: fazer sentido quando a palavra não é necessária. Disponível em todas as plataformas digitais, o oitavo disco do artista mineiro encontra na música instrumental a sua forma de expressão.

O álbum reúne nove criações autorais, que transitam entre o choro, o fado e a valsa. Entre os destaques estão “Andaluza”, em parceria com o compositor Chico Amaral, e “Voo Livre”, que conta com o percussionista Paulinho Santos, ex-UAKTI. Com arte de Fred Paulino, a capa traz a fotografia “Pedra Branca”, da série Mar de Morro, do premiado fotógrafo Pedro David.

Ao longo das faixas, o ouvinte pode passear por atmosferas solares, arranjos que convidam a dançar, a chorar, assim como a atravessar uma mistura de emoções, como na composição “Montanha-Russa”.

Segundo o compositor, o trabalho é fruto de um longo processo de criação: “Foi um disco feito com calma, eu passei de 2020 a 2025 compondo e gravando na minha produtora, a Liquidificador. Alguns músicos colaboraram à distância, como Felipe Bastos, que me mandou os pandeiros e os tamborins diretamente de Portugal, e Paulinho, que me enviou a percussão de sua casa em BH. Tudo enquanto enfrentávamos a pandemia”.

SENSIBILIDADE E IRREVERÊNCIA

Natural de Belo Horizonte, a trajetória de Marcos Frederico une sensibilidade e irreverência. O artista se aventura por arranjos sensíveis, enquanto também é um dos maiores vencedores do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, com canções que não dispensam a graça e a agudeza do deboche. Além de 1º lugar no concurso belo-horizontino, também foi vice-campeão no 11º Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

O reconhecimento vai além das criações carnavalescas: Frederico já conquistou o 1º lugar em Melhor Trilha Sonora de Teatro no Prêmio SINPARC, com o grupo Armatrux; e o Prêmio BDMG Instrumental, com composições próprias, em 2011, e como Melhor Instrumentista, em 2010. Também coleciona parcerias com grandes músicos como Murilo Antunes, Sérgio Pererê, Brisa Marques e Ana Rodrigues.

Em Despalavra, incorpora as vivências de toda essa trajetória: “São 23 anos tocando bandolim, e desde meu primeiro disco, Sinuca Tropical (2007), acho que venho desenvolvendo uma linguagem própria. Sinto que cheguei no momento de maior intimidade com meu instrumento e criei minha assinatura”, comenta.

SERVIÇO

Álbum “Despalavra” – Marcos Frederico

Disponível em todas as plataformas digitais

Mais informações: @marcosfredera

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Leia mais

Em comemoração ao aniversário de Gilberto Gil, Samuel Rosa escolheu a data de hoje, 26 de junho, para lançar o clipe de “Vamos Fugir”, single que o mineiro regravou com a participação de Gil e lançou no início deste mês. Assista aqui: https://youtu.be/5KVqUAXg-Cw?feature=shared O curta reúne cenas de making of do encontro de ambos no estúdio Cia dos Técnicos, no Rio de Janeiro, intercaladas com animações feitas pela ilustradora Julia Marinelli. A direção do clipe ficou a cargo de Philippe Noguchi. Gravar com Gil sempre foi um grande sonho de Samuel Rosa. Neste mês, além do lançamento do single que foi sucesso na voz do cantor baiano, Samuel foi o convidado especial do show de Gilberto Gil, no Mineirão, cantando “Vamos Fugir”. A direção musical e arranjos ficaram por conta de Samuel Rosa e a direção geral do lançamento é de Augusto Nascimento e Flora Gil. Ficha Técnica Produtora: Kinopocket Direção: Philippe Noguchi Produção: Guilherme Prates Animações: Julia Marinelli Imagens Making of: Philippe Noguchi, Rodrigo Ocampo e Artur Borza Montagem: Marcelo Machado e Philippe Noguchi Composição, VFX e Cor: Philippe Noguchi Programação: Bezebra e Francci Músicos: Doca Rolim | violão, guitarra e slide Alexandre Mourão | contrabaixo e vocais Pedro Kremer | piano elétrico, órgão e vocais Marcelo Dai | bateria, percussão e vocais Pedro Aristides | trombone Petro Mota Jr | trompete

Em comemoração ao aniversário de Gilberto Gil, Samuel Rosa escolheu a data de hoje, 26 de junho, para lançar o clipe…